A Esperança dos Gentios

Quando disserem a vocês: “Procurem um médium ou alguém que consulte os espíritos e murmure encantamentos, pois todos recorrem a seus deuses e aos mortos em favor dos vivos”, respondam: “À lei e aos mandamentos!” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz! Aflitos e famintos vaguearão pela terra; quando estiverem famintos, ficarão irados e, olhando para cima, amaldiçoarão o seu rei e o seu Deus. Depois olharão para a terra e só verão aflição, trevas e temível escuridão, e serão atirados em densas trevas.

Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galiléia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão.

O povo que caminhava em trevas
viu uma grande luz;
sobre os que viviam na terra
da sombra da morte
raiou uma luz.
Fizeste crescer a nação
e aumentaste a sua alegria;
eles se alegram diante de ti
como os que se regozijam na colheita,
como os que exultam
quando dividem os bens tomados na batalha.
Pois tu destruíste o jugo
que os oprimia,
a canga que estava sobre os seus ombros,
e a vara de castigo do seu opressor,
como no dia da derrota de Midiã.
Pois toda bota de guerreiro
usada em combate
e toda veste revolvida em sangue
serão queimadas,
como lenha no fogo.
Porque um menino nos nasceu,
um filho nos foi dado,
e o governo está sobre os seus ombros.
E ele será chamado
Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
Pai Eterno, Príncipe da Paz.
Ele estenderá o seu domínio,
e haverá paz sem fim
sobre o trono de Davi
e sobre o seu reino,
estabelecido e mantido
com justiça e retidão,
desde agora e para sempre.
O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isso.

Quão Grande Promessa de tão Grande Salvação:

Toda vez que leio essa passagem ou Romanos 9, 10 e 11 que falam sobre os gentios sempre me lembro: “Ei! Eu sou um gentio.”

Isso quer dizer que se Cristo não tivesse vindo eu jamais conheceria o Deus verdadeiro e vi-veria na minha ignorância. Eu não tinha a Lei, os profetas, o templo. Eu não tinha nada além de trevas. E quão densas trevas eram. Nada para se apegar. Nenhuma promessa eu tinha ouvido. Nenhum rumor de esperança. Tudo o que eu tinha em mim mesmo era uma Lei carimbada no meu coração. Mas essa Lei não me salvava, antes, me condenava. Ela só gritava: “Decaído! Decaído!” e exigia meu sangue.

Contudo – ah, que bela expressão – contudo! Se não houvesse o “contudo” o que seria de nós? Porque em Sua Soberania e Majestade Deus faz o que lhe apraz. Isso significa que se Ele não quisesse salvar nenhum de nós, assim como não salvou nenhum dos anjos que caíram, Ele conti-nuaria a ser perfeitamente Bom, Justo e Amor. E se desejasse salvar somente o povo judeu que Ele em sua Soberania elegeu, o que poderíamos dizer? Porque nós não só estávamos nas trevas. Nós amávamos as trevas.

Contudo, Deus, por causa do grande amor com que nos amou nos deu tudo, mostrando, deste modo, que em Seu Filho reside a plenitude de todas as coisas.

Um povo que vivia nas trevas viu uma Grande Luz. Uma Luz tão forte que consegue iluminar o espírito humano.

Um povo que era pobre de espírito descobriu que deles era o Reino.

Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada. E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí se-rão chamados filhos do Deus vivo. (Romanos 9: 25, 26)

Alegremo-nos e cantemos porque nós, gentios, que não buscávamos a justiça, alcançamos a justiça que é pela fé no Único que é capaz de Salvar!

Aleluia, a Salvação pertence ao Senhor!