[Projeto Spurgeon] C.H. Spurgeon – Cristo, nosso Professor a quem devemos adorar

Cristo, nosso Professor – C.H. Spurgeon

Não é nada, meus irmãos, para o fiel servo de Jesus Cristo que um certo dogma desça até ele com a antiguidade cinzenta das eras para torná-lo venerável. Como um homem sensível, o Cristão respeita a antiguidade mas, como um leal súdito de seu Rei, ele não se curva ante a antiguidade como se fosse deixá-la tornar-se soberana em Sião ao invés do Cristo vivo. Uma multidão de bons homens pode se reunir e eles podem, em seu juízo, apresentar um dogma, e declarar que este dogma seja essencial e indubitável, e eles podem até fazer ameaças àqueles que não receberem seu veredito; mas se o dogma não foi autorizado muito tempo antes de terem-no decidido – se não estava escrito no Livro, a decisão do letrado conselho conta como nada.

Todos os pais, doutores, religiosos, mártires, junte-os todos; não podem adicionar uma palavra à fé uma vez entregue aos santos. Sim, ouso dizer que a unânime aprovação de todos os santos nos Céus e na Terra não seria o bastante para criar uma doutrina sequer limitada à consciência a menos que Jesus a tenha determinado. Em vão os homens dizem: “Desta forma fazia a igreja primitiva” – a igreja primitiva não predomina sobre nós. Não há propósito em citar Orígenes ou Agostinho; cite os apóstolos inspirados e a doutrina está estabelecida, e não de outro modo. Na igreja de Deus, nunca foi suficiente dizer: “Assim pensa Martinho Lutero.” Quem foi Martinho Lutero? Um servo de Jesus Cristo, e nada mais. Não é suficiente dizer: “Assim ensina João Calvino,” pois quem é João Calvino? Ele derramou seu sangue por você? Ou ele é seu mestre? Sua opinião deve ser respeitada como a opinião de seu co-servo, mas não um respeito como um doutor ou um professor competente na igreja – pois somente Cristo é Rabi, e não devemos chamar nenhum homem de Mestre sobre a terra.

Extraído de um sermão intitulado “O Cabeça da Igreja”, pregado em 1º de Novembro de 1868.

Por: C.H. Spurgeon. Website: www.thedailyspurgeon.com

Tradução e Legenda: Equipe Voltemos ao Evangelho

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que não o altere de nenhuma maneira e não use para fins comerciais. Para postagens na web, um link para este documento em nosso site, um para o ministério e um para a fonte original do material é o preferido. (Basta copiar os itens acima)

Por Que Adorar e Servir a Deus? – C.H. Spurgeon

Produzido por: Josemar Bessa

spurgeon11O site Projeto Spurgeon tem a proposta de juntar e traduzir as pregações do assim chamado príncipe dos pregadores, Charles Haddon Spurgeon. O trabalho foi proposto pelo amado irmão Amando Marcos, com o qual já tive vários contatos pela internet. Como acredito na preciosidade impar do trabalho realizado e dos bons frutos que gerará, arrumei um novo design para o site e estarei divulgado aqui no VE.

Se você tem conhecimento de inglês e gosta de Spurgeon, pense em usar seu dom para a obra ajudando nas traduções das pregações. Para saber mais informações, clique aqui.Então, visite, recomende e divulgue.