Um blog do Ministério Fiel  Um blog do Ministério Fiel

[PVE] O que vocês acham das ‘doutrinas das vestimentas’?

PERGUNTA

Olá, equipe voltemos ao evangelho,

Tenho uma dúvida e vou tomar a liberdade de usar esse e-mail como um tira-dúvidas. Espero que me ajudem.
Gostaria de saber em que se fundamenta, biblicamente, a doutrina das vestimentas. Várias igrejas evangélicas de denominações diferentes costumam aderir a essa doutrina, impondo padrões de vestes. Mas eu não encontro fundamento bíblico em relação a essa doutrina e gostaria de saber a explicação para isso

RESPOSTA
Paz de Cristo,

É muito comum ouvirmos hoje sobre essas doutrinas que condenam certos tipos de roupas, tamanho de cabelo, maquiagens e etc. Entendemos, como Cristãos, que a intenção de muitos que pregam tais doutrinas é boa, querendo apenas impedir que ‘o mundo’ entre na Santa Noiva de Cristo. Mas, tristemente, esse tipo de ensino é fortemente venenoso à sã doutrina bíblica. Embora pareça exagero, tais pregações são como um pouco de fermento que leveda toda a massa (Gl 5.9), colocando um julgo que Cristo não impôs aos seus filhos.

Biblicamente, não existe qualquer referencia ao uso especifico de vestimentas. Muitos tentam usar o texto de Deuteronômio 22:5 para dizer que mulheres não podem usar calças compridas. Tal afirmação é evidentemente falsa, como comenta Juanribe Pagliarini:

“Leia de novo este versículo e responda: Onde está falando de calça comprida? Em nenhum lugar. E nem poderia, porque este versículo foi escrito por Moisés em 1405 a.C. e, naquela época, não existia calça comprida.

A calça comprida só surgiu na França , no final do séc. 19. Então, do que o versículo acima está falando? Ele está falando de vestido. Porque, naquela época, tanto homens como mulheres usavam vestidos! O próprio Senhor Jesus usava vestido (Jo19:23-4) e mesmo depois de glorificado, Jesus é descrito por João como”vestido até aos pés de um vestido comprido” (Ap. 1:13). Então, Substitua a palavra ”trajo” por “vestido” e você terá: “Não haverá vestido de homem na mulher e não vestirá o homem vestido de mulher; porque que faz isto abominação é ao Senhor, teu Deus”. Mas o Livro de Apocalipse nos revela que, no futuro, os salvos usarão vestidos (Ap. 7:9-12). Que o próprio Deus mandará vestir os mártires de vestidos (Ap. 6:9-11). Ora, Deus não iria vestir os salvos com abominação.

Então, abominação é a troca de roupa entre os sexos: é o homem se vestindo para passar por mulher e a mulher se vestindo para passar por homem. É o homossexualismo. Assim como, nos costumes bíblicos, há diferença entre o vestido usado pelo homem e o vestido usado pela mulher, assim também, nos dias de hoje, há diferença entre a calça comprida usada pelo homem e a calça comprida usada pela mulher. Apesar de parecidas, não são iguais. Usar calça comprida não é abominação para a mulher, porque o seu modelo é feminino e a mulher não está querendo se passar por homem. Na Escócia os homens usam saias e na África eles usam vestidos e não é por causa disto que os cristãos escoceses e africanos irão para inferno.”

Mas isso não significa que devemos nos vestir de qualquer maneira, a bíblia diz que a mulher deve usar sempre ‘traje modesto’(I Tm 2.9), buscando se portar de um modo que não induza outros a sexualidade. Como diz Charo Washer (esposa do Paul): “Se sua roupa trás foco sobre sua face onde a glória de Deus deve brilhar, então é pura. Mas, se sua roupa trás foco sobre seu corpo, mostrando sensualidade, então ela é carnal e Deus a abomina.” Claro que devemos sempre lembrar que isso é uma determinação para ambientes públicos. Não existe qualquer problema em trajes sensuais em uma relação matrimônial.

Outras doutrinas criadas por esses que pregam o que você chamou de ‘doutrina das vestimentas’ são relacionadas ao cuidado pessoal com o corpo. Como, por exemplo, proibir mulheres de possuírem cabelos curtos. Para tal afirmação, é usado o texto de I Coríntios 11.13-15, onde Paulo fala: “Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.”

O erro na interpretação deste texto está no fato de ignorar o contexto argumentativo de Paulo e o contexto histórico da carta. Quando analisamos o contexto argumentativo, vemos que a partir do verso 23 do capitulo 10, Paulo está falando sobre não escandalizar os outros com nossa liberdade, e é exatamente neste contexto que Paulo escreve os versos que foram citados. Leia o capitulo 10 desta carta com cuidado, e perceba que Paulo esta realmente falando sobre isto. Tal argumentação Paulina fica mais evidente no verso 32 do mesmo capitulo, quando ele diz: “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.”

Para entender melhor porque Paulo se preocupa com isso, uma análise do contexto histórico da cidade de coríntios servirá de grande ajuda. Mas, em resumo, basta saber que os sacerdotes pagãos usavam cabelos longos, quando as sacerdotisas pagãs usavam cabelos curtos. Paulo estava preocupado com o testemunho que os cristãos dariam ao povo que não conhecia a Cristo. Outra informação importante é que o véu simbolizava um sinal de submissão da mulher em relação ao homem. Com o tempo, esse costume foi sendo trocado pelo uso de cabelos cumpridos por parte das mulheres, simbolizando o véu. Abrir mão daquele forte fator cultural seria um grande gerador de escândalo. Mas se mesmo assim, alguém quiser fazer confusão sobre isso, lembre-se do que Paulo diz no verso 16 do capítulo 11: “Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.”

Existem muitos outras falsas-doutrinas sobre esses assuntos, mas não é possível responde-las de modo tão rápido, mas creio que essa curta resposta será de grande ajuda. Leia também esses outros excelentes artigos:

C. J. Mahaney – Modéstia ( Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 ) – Do excelente blog para mulheres: Bom Caminho Mulher
Felipe Sabino – Corte de Cabelo: O que diz a Bíblia?
Pr Denis de Oliveira – Traje de Homem… Traje de Mulher

Que Deus lhe abençoe!

Em Cristo,




  • Ermeson

    Amém.Uma Irmã em Cristo um dia pregou se a roupa é curta, apertada ou transparente não convém a uma discípula.
    Como é importante voltarmos ao que está escrito, e parar de ficar sendo levado em redor por todo vento de doutrina que surge para nós afastar do alvo.
    Como diz a Bíblia em I PEDRO 1.14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
    15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
    16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
    Esse texto é esclarecedor, ele revela que a santidade do Senhor em nós abrange todo nosso ser e isso inclui o nosso vestir.

    • http://preparacaodoevangelhodapaz.blogspot.com/ sandeives lopes

      EMERSON ESTA IRMÃ ESTA CERTA.SE A BIBLIA FALA EM TRAJE HONESTO,TRAJE DECENTE FIQUE COM A BIBLIA, SE A BIBLIA FALA QUE E DESONRA PARA O HOMEM TER CABELO CUMPRIDO FIQUE COM A BIBLIA
      NO DIA DO JUIZO E A BIBLIA QUE VAI ESTA LA.
      E NAO ESTUDO DE HOMEM ALGUM
      FIQUE NA PAZ DO SENHOR JESUS

    • Diogo

      bem, essa irmã está certa já que a bíblia fala que devemos nos vestir de forma modesta (1 Tm 2:9-10)… e, bem, roupas curtas, apertadas e transparentes mostram tudo, menos modéstia, se é que me entende ;BBB

  • Cristian P.J.

    Concordo plenamente com o texto, mas existe uma coisa que não foi corrigida: "doutrina da vestimenta". Por favor, essa colocacção é muito pesada e ainda se colocada de forma arbritrária, como foi. Muitas igrejas iniciaram seus trabalhos há cem anos ou mais. Se voltarmos no tempo, perceberemos que tanto cristãos como não cristãos usavam as mesmas roupas. A sociedade mudou, mas a igrejas permaneceu com muitos costumes (esta é a coloção correta). Alguns são exagerados, outros não, apesar do levianismo do povo em querer a liberdade de vestir como lhe aprouver. Querendo ou não, estes costumes são parte da cultura e identidade de cada denominação. O que não pode ocorrer é uma mudança radical e "abolir" todos os costumes. É um processo que requer maturidade. É só olhar o mundo. A evolução mundana levou à perversidade. Se a pessoa não se sente bem, é melhor mudar de denominação, senão deve permanecer humilde e obedecer. Temos que ter um pouco mais de discernimento sobre este assunto tão delicado. Grande abraço.

  • Eric

    Sim concordo com o texto mas, que é bonito uma mulher de saia e um homem bem trajado, isso é. O que não podemos é colocar um jugo em cima daqueles que não aderem, o negócio é sermos noivas ataviadas e prontas e nada mais.

  • Ermeson

    Irmãos uma coisa é certa.
    A palavra de Deus é clara em afirmar que o corpo do homem é o templo do Espírito Santo de Deus, como consequência esse templo de ser submetido à disciplina do Reino de Deus.
    Como está escrito em I CORÍNTIOS 6. 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
    20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

    Em relação à disciplina do Reino de Deus temos duas Passagens Bíblicas que demonstram que o Discípulo deve estar em submissão essas verdades, quero destacar uma coisa, sã doutrina não é uma questão de escolha mais sim de se submissão.
    Bem, a escolha aqui é aceitar ou não se não aceitar ok, você pode fazer isso mais não terá parte nesse Reino, se aceitar aí não temos essa escolha é sim ou não.
    Como está escrito em ROMANOS 6. 17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.

    GÁLATAS 6. 16 E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus.

    Voltado ao assunto que o modo de se vestir dos Crentes, percebemos que isso não é como muitos chamam um (costume tradicional), com isso não estou aprovando o tema tratado acima, pois como focou muito bem explicado.
    São textos utilizados fora do contexto para submeter às pessoas a um ensinamento humano é não divino, mais daí negar o que está na Bíblia sobre esse tema é pecado.

    Como está escrito em I TIMÓTEO 2. 9 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
    10 Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.

    I PEDRO 3. 3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos;
    4 Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
    5 Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;

    Com isso não quero afirmar que a roupa deva ser dessa ou daquela cor, ou desse ou daquele modelo, o ponto é esse roupa está sustentado no principio que a sã doutrina ensina?
    Amados que minhas palavras não sirvam para juízo humano, mais sim para edificação nos princípios do Reno Eterno do Pai Celestial.

  • (-V-)

    Cristian P.J.,

    Concordo com o que você disse. Acho que existem costumes e existem "doutrinas". A diferença seria quando o costume é imposto como condição a salvação ou santificação.
    Mas, de fato, devemos ter a sabedoria que Paulo fala sobre a questão de comer carne ou não.

    Em Cristo,
    Vini

  • Ermeson

    Amém. Vini eu peço humildemente sua oração, para que possa ter mais sabedoria para expor a verdade do nosso Pai Celestial.
    Vini eu moro na Comunidade da Rocinha no Rio de Janeiro, aqui a apostasia é terrível.
    Nesse atual momento não estou fazendo parte de nenhuma denominação, mais não quero dizer com isso que não esteja tendo comunhão com irmão em Cristo bem como participando da Ceia do Senhor.
    Vini tenho sofrido muito aqui, por não me submeter a esse atual sistema apostata, por favor quando orar ore por mim e por minha casa, para entender-mos o que o Senhor tem preparado para nós nesse lugar.
    Um abraça e continua com esse trabalho lindo, pois isso agrada ao Senhor Jesus Cristo.

  • Anonymous

    A Paz de nosso Senhor Jesus!

    Irmãos antes de colocar minha opinião a respeito do excelente texto, do qual concordo plenamente, o Yago indicou alguns outros artigos

    "C. J. Mahaney – Modéstia ( Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 ) – Do excelente blog para mulheres: Bom Caminho Mulher
    Felipe Sabino – Corte de Cabelo: O que diz a Bíblia?
    Pr Denis de Oliveira – Traje de Homem… Traje de Mulher"

    para nossa leitura com o propósito de nos ajudar a entender o verdadeiro significado da Sã Doutrina e da "Doutrina dos Homens". Ótimos textos e explicações!

    Por que se toda doutrina criada pelos nossos pensamentos forem corretos, o Senhor não teria repreendido os Escribas e os Fariseus que colocaram muitas outras observâncias, criando com isso um julgo pesado que nem eles queriam caregar. Mt 15

    "1 Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:
    2 Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.
    3 Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?
    4 Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
    5 Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,
    6 E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.
    7 Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
    8 Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
    9 Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens."

    Será que com essas tradições não estão invalidando a palavra de Deus? e em vão adorando ao SENHOR? Pois o temor não está em Deus e sim naquilo que observam.

    Nossas igrejas estão perdendo o foco do IDE, colocando ornamentos, regras e outros costumes como meio de Santificação do corpo e Salvação ou reconhecimento de conversão, pois nossos ministros não estão pregando o Evangelho de Cristo e nem mais a Sã Doutrina 2Tm 4:3 "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências", mais sim, Teologias da Prosperidade, exaltação dos homens, novas "unções" e os afins dessas demandas.

    Por favor, não confundir Sã Doutrina Bíblica com "doutrinas ou tradições humanas"!

    Como o Apóstolo Paulo disse em Cl 2:20-23 e peço atenção maior no vv. 23.

    "20 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
    21 Não toques, não proves, não manuseies?
    22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
    23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne."

    a doutrina dos homens pode até , primeiramente, parecer algo útil a vida Cristã, mas fazendo uma análise profunda vemos que é contra o Evangelho Puro.

    Satisfação da carne? De quem? A nossa e a das pessoas que acham que este tipo de observações nos ajudará na nossa Santificação, por que não querem SOFRER A SÃ DOUTRINA querem algo fácil de rápido acesso. São hipócritas!

    continua… Tiago Vieira

    • Ricardo

      Falou TUDO!

  • Anonymous

    Continuação…

    Não estou defendendo as práticas da moda dentro da Igrja ou da sensualidade de roupas de homens e mulheres, pois como o mesmo Apóstolo disse a Timóteo 2:9 "Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos". Mas isso serve também para os homens! Isso é um fato!

    Notem que Paulo da uma ênfase no verdadeiro sentimento cristão, PUDOR E MODÉSTIA.

    Outro detalhe, a Santificação não é obra nossa, não provém de nossos esforços, mas sim de Deus como diz em Ts 5:23 "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."

    Por fim, tais pessoas que defendem firmemente a observação de costumes no vestuário, ou em outras coisas, na maioria das vezes, julgam, do modo errado não como a bíblia ensina, a quem não obedece tal preceito e há lugares que ocorrem repreensões, punições, e o mais grave de todos, exclusões do corpo da membresia.

    Visto que julgam sem base bíblica, pois como uma regra de Hermenêutica – todo texto fora do contexto, vira pretexto para heresia -, e não observam os fundamentos históricos dos fatos bíblicos e assim organizam seus pensamentos literalmente tortuosos.

    Sou de Igreja Pentecostal, no Rio de Janeiro, no bairro de Jardim guaratiba, zona oeste, mas o que tem de irmãos que colocam até sonhos, ou revelações para dar base no que estão falando e julgam que mulheres de calça não podem fazer a obra. Pois não estão no padrão bíblico.

    Fora outras coisas bermuda, maquiagem, adornos.

    Mas infelizmente, esse é o quadro do Evangelho no Brasil ninguém quer ler a Bíblia, estudá-la, meditá-la e orar ao Senhor por entendimento, por que esses são levados por qualquer vento de doutrina.

    As mulheres não podem usar calça, por segundo eles, ser pecado o interessante é que Deus faz acepção de Pessoas e Lugares não é? Claro que não! Assim como está escrito nas Escrituras "Eu o SENHOR não MUDO!"

    Por que seria interessante se muitos desses adeptos fossem para a Rússia e agora?

    Mais termino esse meu pensamento com a seguinte frase:

    VOLTEMOS AO EVANGELHO, O PURO, GENUÍNO, CRISTOCÊNTRICO, ETERNO E QUE NOS DÁ A SALVAÇÃO POR MEIO DE NOSSO CRISTO JESUS!

    Graça e Paz!

    Tiago Vieira

    Seguindo os passos do Mestre crescendo na Graça e no Conhecimento!

  • Anonymous

    A paz vini!
    Acompanho vc a alguns meses, e sou muito grata, pois somente agora, depois de alguns anos na igreja, venho realmente entender….
    Vejo e concordo com pregações de Paul Washer, e todos os outros,sinto que a cada dia estou me "reformando", porem…
    Defendo a doutrina nas igrejas, cabelo, vestes enfim…, sei que não é isso que nos levará ao céu… DEUS vai muito alem disso…porém trages honesto, santidade…obs
    é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.”
    ….é claro dis cabelo cabelo cabelo…
    não tem o que interpretar…
    sei que a diferença não se faz com as veste, mas faz parte

    • Ricardo

      Ok, então vá falar isso para as negas que não podem ter o cabelo cumprido.

      E outra, obrigar as mulheres a usarem saias para servir ao Senhor não é doutrina, isso é PALHAÇADA!

      Não há nada Bíblico nisso! Doutrina só existe a da Bíblia. Saiu disso é invenção de homens.

      Quer usar só saia todos os dias? Legal. Não há nada errado.

      Agora querer fazer disso uma doutrina, jamais!

      A Bíblia fala para se vestir com ordem e descencia. Não despertar a sensualidade, e trazer glória a Deus sempre em tudo que fazemos.

      Minha prima vivia triste porque não podia jogar volley porque seus Pais a obrigavam a usar sempre saia.

      Precisamos abrir nossos corações para a Palavra de Deus em todos os sentidos.

      Santidade SIM! Julgo anti-bíblico de igrejas, NÃO!

  • (-V-)

    Entendo irmã,

    Concordo com você, como diz o artigo:
    "Mas isso não significa que devemos nos vestir de qualquer maneira, a bíblia diz que a mulher deve usar sempre ‘traje modesto’(I Tm 2.9), buscando se portar de um modo que não induza outros a sexualidade. Como diz Charo Washer (esposa do Paul): “Se sua roupa trás foco sobre sua face onde a glória de Deus deve brilhar, então é pura. Mas, se sua roupa trás foco sobre seu corpo, mostrando sensualidade, então ela é carnal e Deus a abomina.”"

    Sugiro, que você leia o artigo do Felipe Sabino – Corte de Cabelo: O que diz a Bíblia?
    Dará uma visão maior da questão cabelo nas Escrituras.

    Paz

  • Anonymous

    A pas Vini
    Sou eu de novo…
    Cristina Barros, é um prazer …de verdade
    Bom! eu não sou uma cristã "quadrada", mantenho o calelo comprido, mas eu corto, e uso "gilete em meu corpo…enfim", mas defendo a doutrina, se olhar os anos atras, as primeiras igrejas batista (entre todas as outras)(abserve as assembléias de alguns anos atras), todas as mulheres se postavam com saias, e mantiam os cabelos longos, isso não é que leva para o céu, mas nos é horroso.. então o que há de mal nisso?…
    Agora se olharmos para o antigo testamento DEUS tambem disse NÂO MATAR, e quantas gerras Ele venceu com Davi entregando os seus inimigos a espada, você mataria seu inimigo hoje?
    E em relação a colossenses 2.23, acha que a doutrina é para satisfação da carne… como assim? quanto mais doutrina "rigida" há na pessoa, mais criticada (cafona antiquada…) ela é, eu iria satisfazer minha carne se colocasse um biquine e fosse pra praia!!!!
    Mas em fim,creio que não é isso que levará uma pessoa ao céu, ou ira deixar de levar alguem ao céu
    ..HÓ EM RELÇAO A Charo Washer CREIO QUE UMA MULHER DE DEUS, E SEU ESPOSO ENTÃO… LOUVO A DEUS PELA VIDA DELE… FOI ONDE TUDO COMEÇOU NA MINHA VIDA, MAS CREIO QUE Charo Washer TICESSE DEFENDIDO A DOUTRINA, VOCE PENSARIA DIFERENTE!!!!
    Sou grata pelo seu blog

  • Anonymous

    Graça e paz de Jesus pessoal.
    Acho que quanto a vestimenta da mulher ou do homem simplesmente não convém usar mesmo roupas apertadas, curtas ou transparentes pois, creio que são culto à carne.
    No final das contas a mulher acaba podendo usar calça mas, a calça não deve ser apertada e é o que a nossa cultura e moda "exigem" não é?
    O assunto do cabelo já está bem definido, creio que ficou bem claro.
    Apesar de tudo temo que as pessoas se distraem da vida no céu pelos cuidados da terra. Comentem por favor sobre isso.
    Paz!

  • http://www.conferencistabecker.com becker

    Paz , vi que todos tem uma opinião, e agora o que faço, cada um pensa uma coisa, fala uma coisa usam até bases bíblicas, meu Deus me ajude.

    • http://preparacaodoevangelhodapaz.blogspot.com/ sandeives lopes

      FIQUE COM O QUE A BLIBIA DIZ AMADO(a):TRAJE HONESTO E BIBLICO,TRAJE SENSUAL GERA OBRAS DA CARNE.TRAJE SENSUAL FAZ COM QUE O CORPO SEJA INSTRUMENTO DO DIABO PARA OS OUTROS PECAR.PEÇA A DEUS EM ORAÇÃO PARA O SENHOR JESUS LHE MOSTRAR QUAL E O TRAJE HONESTO.
      LEMBRE-SE ESTUDOS NÃO ESTÃO ACIMA DA BIBLIA, ESTUDOS TEM FALHA A PALAVRA DE DEUS NÃO.
      DEIXO ESTE VERSO PARA SUA MEDITAÇÃO:Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
      16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

      EM TODA VOSSA MANEIRA DE VESTIR. ISSO INCLUI O VESTIR.

      ABRAÇOS CORDIAIS EM CRISTO JESUS

    • http://preparacaodoevangelhodapaz.blogspot.com/ sandeives lopes

      FIQUE COM O QUE A BLIBIA DIZ AMADO(a):TRAJE HONESTO E BIBLICO,TRAJE SENSUAL GERA OBRAS DA CARNE.TRAJE SENSUAL FAZ COM QUE O CORPO SEJA INSTRUMENTO DO DIABO PARA OS OUTROS PECAR.PEÇA A DEUS EM ORAÇÃO PARA O SENHOR JESUS LHE MOSTRAR QUAL E O TRAJE HONESTO.
      LEMBRE-SE ESTUDOS NÃO ESTÃO ACIMA DA BIBLIA, ESTUDOS TEM FALHA A PALAVRA DE DEUS NÃO.
      DEIXO ESTE VERSO PARA SUA MEDITAÇÃO:Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
      16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
      EM TODA VOSSA MANEIRA DE VIVER. ISSO INCLUI O VESTIR.
      ABRAÇOS CORDIAIS EM CRISTO JESUS

  • http://www.dancaorei.blogspot.com Mariela

    Eu queria dar um testemunho sobre isso.
    Eu era odalisca antes da minha conversão. Fiquei nove anos na igreja sem conversão. Um mês mais ou menos que cheguei na igreja(antes era espírita)a esposa de um dos pastores perguntou se eu teria uma roupa para emprestar para ela.
    Eu feliz em poder ajudar perguntei que modelo ela queria e ela me respondeu qualquer uma que eu tivesse porque ela faria o papel de uma prostituta em um teatro e minhas roupas eram perfeitas para o papel. Eu nunca fui humilhada assim no centro espírita, mas continuei porque queria Deus.
    No meio do ano, teve encontro de casais em uma chácara e o tema de um dos jantares era festa de gala.
    Coloquei um vestido longo e fui. Cheguei na festa e ninguém estava de gala só eu e quando separaram homens de mulheres a esposa do pastor convidado começou a gritar comigo na frente de todas perguntando quem eu queria seduzir, o marido de quem eu queria, sendo que o meu estava lá.
    Eu, de verdade não entendia o que estava de errado com minhas roupas porque de um lado eu era repudiada, do outro(dança do ventre) elas me achavam certinha de mais.
    Um dia escutei o Senhor. Tudo que Ele me disse foi; Saia da dança do ventre e feche a porta que falarei com você.
    Para resumir, assim eu fiz.
    Poucos dias depois fui batizada com o Espírito Santo e imediatamente minha visão sobre Jesus mudou.
    Um dia fui a uma outra igreja e estavam poucas pessoas reunidas em círculo conversando quando percebi que começaram a falar sobre roupa e isso muito me deixava nervosa por já ter sido tão humilhada sem entender o por que.
    Antes que me agredissem, eu logo perguntei:
    -Tem alguma coisa de errado com a minha roupa?
    Uma senhora do meu lado me olhou com tanto amor nos olhos e disse:
    -Amada, quem somos nós para te julgarmos?
    Quando você acordar, disse ela, coloque uma roupa e pergunte ao próprio Senhor. Senhor, estou digna de te representar com essa roupa?
    E lembre-se que Ele caminhará o dia inteiro com você, então se estiver bem do lado de Jesus com essa roupa fique com ela.
    Como eu amoooo Jesus! Cheguei em casa e joguei meio armário fora, entendi perfeitamente onde estava errando.
    Podemos falar a mesma coisa de várias formas, mas se estamos em Cristo, devemos falar em amor, porque amor é um mandamento.
    Fiquem com Deus.

    • http://www.facebook.com/people/Etelvina-Lemes-Stein/100003552937912 Etelvina Lemes Stein

      Amei o seu testemunho,é isso mesmo,o principal de tudo isso, é estar digno{a} de representar o Senhor. Vestimenta nenhuma cobre as maldades do coração.
      Etelvina Lemes stein

    • Ricardo

      Que benção de testemunho. O falar com amor, com mansidão, com a sabedoria, faz toda a diferença. Eu tenho aprendido muito com Deus sobre a necessidade de colocar sempre o amor nos diálogos que exortam as pessoas sobre qualquer assunto relacionado à Palavra.
      Hoje, enxergo que, frequentemente, nos alteramos quando vemos algo com o que não concordamos mas que ainda não está em paz dentro de nós. Ou seja, se eu repreendo alguma mulher por eu estar revoltado com a maneira que ela se veste, é certo que a roupa dela está me afetando, me tentando, muito mais do que me apenas me chamar a atenção por não ser um roupa que faz juz à presença Dele. Se você vê algo errado, que lhe afetou um dia, mas que hoje está em paz, como algo que você entregou a Deus e não algo do que você está fugindo, sua reação será sempre de amor.
      Parabéns pelo processo de renascimento! Que Deus lhe abençoe!

    • Rafaela

      A Bíblia fala que a porta que conduz a salvaçao e estreita e apertado o caminho. Muitos pregam um evangelho fácil sem renúncia, pra poder ver a igreja cheia. Negue a si mesmo, renuncie a carne e as práticas mundanas, seja uma nova criatura. Se tiver de mudar as vestes mude, mas mude por amor a Cristo e não porque te induziram a fazer isso.

    • ana

      Cuidado gnte cm os falsos testemunhos

  • felipe allan

    concordo,deste que vc use a ropa para Deus e nao doutrina de igreja e aliais como a esposa do washer falou

    Se sua roupa trás foco sobre sua face onde a glória de Deus deve brilhar, então é pura. Mas, se sua roupa trás foco sobre seu corpo, mostrando sensualidade, então ela é carnal e Deus a abomina.

    • ana

      N e isso desde q a pessoa use a roupa para deus de q adianta a pessoa fala q e evangelico tudo na vaidade q ja foi batizado mas continua cm os msmos pecados,no dia do juizo jesus falara para eses:apartai-vos de mim malditos e filhos de ddeus n distorcasm a palavra,pois qm distorce a palavra e so satanais.

  • felipe allan

    Deus tambem quer que a mulher nao seja olhada e desejada por homems de carne,se vc usa ropa carnal so consiguira atrair pessoas carnais ao contrario o da santidade ,como um pai cuida da filha Deus faz o mesmo cuidando para que homems mau nao a vulgarize

  • http://mano1234 manoel

    em que texto da blibia ensina como fazer amor

    • Vini

      Se por “fazer amor” você quer dizer sexo entre um casal casado, Cantares seria um bom livro.

  • Luciana

    Eu gostei do texto.
    A biblia fala para andarmos modestamente. Certo!
    Não devemos se vestir como o mundo, isso é o que eu acho. Pq as pessoas tem que notar tanto nas nossas vestes, como ns nossas atitudes que somos servo e tementes a Deus! É o que eu acho!!!

    Então vereis a diferença entre o justo e o injusto, entre o que serve a Deus e o que não serve.

    • Rodolfo

      eu acredto dessa seguinte forma que somos tempo e morada do espirito santo não tenho nada contra quem veste bermudas mas temos que ser espelho para este mundo pecaminoso e desses que muito julgam eu aposto q eles tem a grande vontade de usar essas roupas mundanas como eles muito falam acredito q DEUS nos pos 2 propositos Fazer o seu IDE E ADORAR mas eu q nao ia ir contra adourina da minha igreja ate por que da mas a aparecia de evangelico mas o importante é q somos lavados e remido no sangue de JESUS

      • ana

        N e verdedade oq vc falo eu ja fui do mundo n sinto minima vontade de volta p la hje sou uma crista e adoro ser

        :-)

  • Thais

    Oi gente meu nome é Thais tenho 15anos preciso mto de ajuda… pois eu só uso saia e blusa com manga … mas minha igreja é assembleia e nao proibe as vestes pode usar calça comprida… mas nao uso porque tenho medo de perder o respeito pois mtos jovens e pessoas me respeitam pq me vem andando decente de saia e vê que sou evangelica e me respeitam, Mas minha mãe por exemplo diz que eu deveria usar calça pra melhorar mais e parecer uma moçinha mesmo!
    porque o povo estao me dando mais idade e estou muito triste :’(
    Preciso de ajuda urgente quem lêr me adc no msn e conversamos melhor.

    thaisinha.2011@hotmail.com

    Beijos e apaz

    • http://preparacaodoevangelhodapaz.blogspot.com/ sandeives lopes

      VESTE SANTIFICADA AGRADA A DEUS.AGRADE A JESUS ENTÃO.
      A BIBLIA FALA DE TRAJE HONESTO,TRAJE DECENTE. A CALÇA CUMPRIDA DEIXA AS MOÇAS SENSUAIS E SENSUALIDADE E OBRA DA CARNE E A PROPRIA BIBLIA DIZ QUE OS QUE PRATICAM TAIS COISAS NAO HERDARÃO O REINO DE DEUS

      Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
      Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
      Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
      Gálatas 5:19-21

      BUSQUE AGRADAR A DEUS

      A PAZ DO SENHOR JESUS

    • Ricardo

      Você tem que se fazer respeitar andando com ordem e descencia, como a Bíblia ensina.

      Se gosta de saia, legal. Mas não usa uma saia justa ou apertada.

      Se quizer mais “respeito” cubra  totalmente o seu corpo,  deixando apenas os olhos aparecendo.

  • rafaela

    a paz do SENHOR!! ..tenho 20 anos…e sou assembleiana …e numa regiao q as assembleias são as mais rigidas,,cuiaba mt……e sou estudante da biblia…….para gloria de Deus..ELE tem me dado graça para aprender……começo com o versiculo em 1 tessalonicenses 5;23..
    ” e o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo;e todo o vosso espirito,e alma,e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR JESUS CRISTO”

    a minha visao é…a minha roupa glorifica a Deus?
    as pessoas qundo olham para min,me ve como crista?obs:(nois estamus falando sobre roupas.)
    é claro q roupa comprida,,nao salva..porq a salvaçao é pela graça de DEUS ,atraves de seu filho JESUS.
    mais fais parte para q nois viemos a fazer a diferença..no meio deste mundo tao corrompido,,
    nos devemus nos diferenciar de tudo oque o mundo usa,faiz,veste,assiste,fala,pensa etc…
    e faço uma pergunta,porque essa doutrina das vestes é tao temida?
    porque quando se fala em vestes e outras coisa q fazem parte dessa doutrina,,..as pessoas correm…até mesmo criticam…?
    oque é q é q tem eu renunciar a vaidade por causa de JESUS?
    fais mal? (pelo contrario para min fais muito bem)
    ..(até nas igreja q tem essa doutrina,as irmas estao usando saias mais sensuais doque calças…).
    a verdade é……vou usar o termo santo no original (kadoshi=separado)…..separado do mundo..de todas as coisas do mundo….para q eu experimente qual seja boa e PERFEITA vontade de Deus>.ver(romanos 12;2)
    e 1 corintios6;12 “TODAS AS COISAS ME SÃO LICITAS, MAS NEM TODAS AS COISAS CONVÉM;TODAS AS COISAS ME SAO LICITAS,MAS EU NAO ME DEIXAREI DOMINAR POR
    NENHUMA”

    nao julgo as igreja q nao tem esta doutrina..pois eu vim duma igreja q nao tinha;
    mais q é diferente é…isso ninguém pode negar….
    mais q isso nao venha dividir o povo de Deus….mais q nos aprendamos uns com os outros….

    • Ricardo

      Se pra você faz muito bem, então faça! 

      Mas não obrigue outros a fazerem o que a Bíblia não diz para fazer!Doutrina só existe uma, a da Palavra de Deus!Doutrina que não seje da Palavra de Deus é MALIGUINA e causa sérios problemas!É RIDICULO o que fizeram com os meus primos e muitos outros que se DESVIARAM do evangélio porcausa dessa sem-vergonhice de obrigar o povo de Deus a não ter TV em casa, usar saias e etc…* A Bíblia tem VARIAS passagens que diz respeito a se vestir com ordem e descencia. Não precisa colocar um julgo ANTI-BÍBLICO.Essa coisa é tão SATANICA que tem gente que acha certo. Ou seja, faz uma lavagem celebral nas pessoas sem base Bíblia alguma.Me lembro de quando estava em casa e os meus primos não viam a hora de ir em casa para assistir televisão porque seus Pais não permitiam por causa da religião deles. E a minha prima, que vivia oprimida por não poder jogar Volley na escola porque tinha que andar só de saia.

      Cristo tem que fluir de dentro p/ fora!

      Mas infelizmente muitas religiões querem “santificar” as pessoas de fora p/ dentro. E quando o homem se assenta no trono de Deus o estrago é iminente.

      Tem Pastor que não prega se não tiver uma gravata. ISSO É UM ABSURDO! Como se no tempo de Jesus isso existisse né?

      Obedece a Palavra de Deus e PARA DE PALHAÇADA!
      Colossenses 2:8 Tenham cuidado
      para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam
      nas tradições humanas e nos
      principios elementares desde mundo, e não em Cristo.

       Marcos 7:8  Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais
      à tradição dos homens.Mateus 15:6  E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de
      Deus.Marcos 7:9  Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o
      mandamento de Deus, para guardardes a vossa tradição.Marcos 7:13  invalidando
      assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes;
      também muitas outras coisas semelhantes fazeis.Marcos 7:7 Em vão porém, me honram, ensinando
      doutrinas que são mandamentos de homens.

      Porque , deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens, como o lavar dos
      jarros e dos copos, e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.Mateus 15:1 Então, chegaram ao
      pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:

      Por que transgridem os teus
      discípulos a tradição dos anciãos?
      Pois não lavam as mãos quando comem pão. Ele, porém respondendo, disse-lhes: Porque
      transgredis vós também o mandamento de Deus pela vossa tradição?Resumindo: Fico com o que felipe allan disse: Se sua roupa trás foco sobre sua face onde a glória de Deus deve brilhar, então é pura. Mas, se sua roupa trás foco sobre seu corpo, mostrando sensualidade, então ela é carnal e Deus a abomina.Portanto, CHEGA DE ENSINAMENTO ANTI-BÍBLICO!Please!

      • ana

        E querido o dia do juizo vai chegar ‘os q assistem televisao o credulos epocritas q fazem abominacoes,queimarao no lago de fogo cm enxofre,jamais fale mal da biblia se continuar a falar deus vai tratar com vc viu…n acredita e so esperar p veer

    • ana

      N e a ddoutrina nem a placa da igreja q te salvara,n adianta estuda biblis se vc tiver o espirito santo deus falara por vc,

  • Yv

    Infelizmente ainda existe muito fanatismo dentro das igrejas, muitas pessoas sem o mínimo de conhecimento e ainda falam de vestimentas. As igrejas evangélicas deveriam esclarecer essa questão com seus membros p/ que assim não fosse debatido esse tema de forma tão inferior ao que a biblia realmente quer nos dizer. Acredito tbm que isso é fruto do hábito de leitura apenas quando estão dentro das igrejas. Que Deus abençõe a todos!

    • http://www.cheiadatuagraca.blogspot.com Gaby

      Não meu irmão, não é fruto de falta de leitura da bíblia, o irmão está equivocado. Eu sou uma leitora voraz da biblia, minha familia tbm é, e todos nós guardamos essa doutrina. Só que cada tem sua maneira de vestir-se onde sente-se mais moderado. Eu respondi no comentário abaixo sobre isso.
      O que parece é que quem não guarda este costume (pq é apenas um costume) inferioriza quem guarda, como vc fez. Quem guarda faz o mesmo.
      Uma pena.

      • Ricardo

        Não há nada errado em querer sempre usar saia, agora dizer que é doutrina isso JAMAIS!

        Doutrina é a da Palavra de Deus. 

        Saiu disso é coisa que o homem inventa.

        Se vista descentemente, se não esta chamando a atenção então está ok.

        Se quizer usar sempre saia tambem está ok.

        Mas não nunca diga que isso é doutrina, tome cuidado com o que fala. 

  • Jean Carlos

    Olha… eu não ligo muitos para essas doutrina de vestimentas, desde que não mude o evangelho de Cristo, ( a sua morte na Cruz e a sua ressurreição) se vc quer orar com véu ore… se quiser usar saia use… se quiser usar somente roupas sociais use!!! o importante é q Cristo é o nosso Senhor e Salvador!!!

  • http://www.cheiadatuagraca.blogspot.com Gaby

    O VE sempre me surpreende, achei que vocês iriam “descer o pau” nas irmãzinhas, como vejo vários teólogos fazerem..kkkkkkkk…Pelo contrário, como sempre foram sábios e falaram com mto amor e base bíblica, direcionados por Deus.
    Eu sou uma dessas irmãzinhas que guardam os usos e costumes. Não tenho vergonha de admitir, apesar de ter apenas 23 anos, não uso calça e não abuso mto da maquiagem, claro que não me visto como velha, eu me arrumo, faço as unhas, corto o cabelo (não mto curto), enfim…Me considero moderada. Me sinto feliz em guardar esses costumes que aprendi de meus pais, me sinto realmente feliz, no entanto, fui ensinada que essas coisas não SALVAM. Apenas sinto-me mais discreta e moderada andando desta forma.
    O problema não está neste costume e sim em usá-lo como critério de salvação.
    Infelizmente tanto nas igrejas com usos como sem usos, existem as mulheres e homens que não tem bom senso ao se vestir, aí não há regulamento que ajude! Se pelo Espirito Santo não sentem necessidade de uma mudança de vestes, e continuam exaltando a sexualidade e sensualidade, então pouca diferença vai fazer o regulamento da igreja.

    • Ricardo

      Concordo. E acho legal.

      O problema são as Igrejas que obrigam todas as mulheres a usarem saias.

      Tem igrejas que chegam ao cumulo de não deixar minsitrar louvou ou a Palavra de Deus se não estiverem de saias.

      É esse o problema.

  • Jair Barreto

    Bom senso é a resposta para uso das vestimentas… Qualquer cristão maduro no caráter e na palavra não precisa de texto bíblico específico para tal, assim como qualquer pai ou marido bem esclarecido não deixaria sua filha ou esposa exposta à cobiça despudorada de outros homens. Seja saia ou calça, chama a tenção e desperta volúpia? Não convém!

    • Ricardo

      Falou tudo.

  • http://pop Wagner

    Pode a mulher crente usar calça comprida na Igreja?

    A SAÚDE DA DOUTRINA.

    1. (Deuteronômio 22:5) – As mulheres não podem usar roupa de homem, nem os homens usar roupa de mulher; o SENHOR, nosso Deus, detesta as pessoas que fazem isso.

    2. Os sacerdotes eram orientados a usar calções de linho debaixo daquele ‘vestidão’ que eram as túnicas antigas, para não expor seu corpo no templo (Exodo 28:42).

    3. Sendo que o corpo é o “templo do Espírito Santo” (1 Coríntios 3:16-17, 6:19-20), ficaria o Espírito Santo de Deus contente com uma mulher vertida de uma calça comprida justa e colada no corpo dentro da Igreja?

    4. É lícito e correto a mulher crente se vestir decentemente (1 Timóteo 2:9), será que uma calça complida calada no corpo, mostrando a sexualidade para os crentes e os não crente dentro do templo é “decente”?

    5. “As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne”. (Colossenses 2:23).

    6. A mulher que usa uma calça comprida dentro da igreja está despertando a sensualidade; se for muito apertada cavada ou transparente tornando-a assim extremamente sensual chamando a atenção em demasia para si. Isto é fruto da carne, ai vem o pecado da lascívia que é gerado (Gálatas 5:19).

    7. “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12:1). Será que uma calça apertada e colada no corpo de uma crente é “agradável a Deus”? Será que uma calça cumplida justa e colada no corpo, despertando olhares dos homens na igreja é “santidade”?

    8. “Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes.” (Gên. 35:2). As calças coladas no corpo que deixa as mulheres sexual, deve ser mudada para as saias ou vertidos na altura do joelhos. “mudas as vossas vestes” foi a ordem de Deus.

    9. “Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si” (Rom. 1:24). As calças cumplidas justa no corpo das mulheres dentro da igreja é uma “desora para o corpo” das mulheres, pois atrai olhares dos homens e tira atenção da adoração a Deus.

    10. “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1 Cor. 6:20). Quando os seus amigos que não são crente a encontra, é possível ver alguma diferença entre a roupa que está no seu corpo e a que está no corpo deles?

    11. “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1 Cor. 6:20). A calça cumprida que as mulheres vesti mostrando o umbigo para os homens dentro do templo é “glorificar a Deus”?

    • Ricardo

      Wagner: Será que você não sabe que existe calça de homem e calça de mulher?

      Que mundo você vive?

      Se calça feminina desperta sensualidade, então vá se libertar então.

      Saia justa tambem desperta sensualidade, e muitas vezes é pior do que calça feminina.

      Sai capeta, querer distorcer a Palavra de Deus para colocar um julgo ANTI-BÍBLICO no povo de Deus.

      Se você quer usar gravata é problema teu, não obriga outros a fazer o mesmo.

      Se acha melhor as mulheres usarem só saias, ok. Mas não venha dizer que isso é Bíblico porque NÃO É!

      Isso muitas vezes é religiosidade e pura ignorancia.

      Não venha distorcer a Palavra de Deus, você ESTÁ ERRADO!

      Marcos 7:8  Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais
      à tradição dos homens.Marcos 7:9  Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o
      mandamento de Deus, para guardardes a vossa tradição.Marcos 7:13  invalidando
      assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes;
      também muitas outras coisas semelhantes fazeis.Me lembro de quando estava em casa e os meus primos não viam a hora de ir em casa para assistir televisão porque seus Pais não permitiam por causa da religião deles. E a minha prima, que vivia oprimida por não poder jogar Volley na escola porque tinha que andar só de saia. 

  • Allan Bismarck

    uso calça, mas nao condeno homens que usam bermuda,minha esposa usa saia mas nao condenamos irmas que usam calça,nao vejo TV mas nao condeno quem vê pois as coisas que faço as faço para a gloria de Deus,nao como os hipocritas que se escondem atras de ternos e gravatas e por dentro sao corruptos e imundos,tem irma que só usa saia porem sao saias curtas e apertadas ao passo que vejo irmas de outros ministerios que usam calça larguinha e bem mais descente que saia curta.Devemos ser cristao primeiramente por dentro.Nao resolve nada ter o cabelo cumprido e a lingua do mesmo tamanho por exemplo.Deus abençoe a todos.

  • http://www.facebook.com/people/Caren-Rafaela-Silva/1055726443 Caren Rafaela Silva

    Considerando o que a irmã Charo Washer disse: “Se sua roupa trás foco sobre sua face onde a glória de Deus deve brilhar, então é pura. Mas, se sua roupa trás foco sobre seu corpo, mostrando sensualidade, então ela é carnal e Deus a abomina.” – Abominação é algo DETESTÁVEL. – Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti. Deuteronômio 18:12 – Ou seja, o Senhor OS LANÇA FORA DE DIANTE DE TI… “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 1 Pedro 1:15 ” – “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:16″

  • yasmin

    Eu li em algum lugar que muitas vezes as pessoas vestem e adornam o exterior de forma atraente para os olhos porque o é vazio.
    A Bíblia diz que não devemos remover os marcos antiigos colocados por nossos pais. Vejo hoje muitas igrejas se modernizando, o que era errado hoje não é mais. A Bíblia diz que devemos nos vestir com modestia, porque o que deve estar adornado é homem interior.
    Se procurarmos a vontade de Deus para as nosssas vidas Ele nos dirá até como nos vestir de forma q o agrade.
    Acho q se vc não está contente com uma igreja q guarda os costumes das vestes vá para outra q satisfaça a sua concupisciência.

  • Bless Pinturas

    Boa Tarde, Bençãos.

    Meu Nome é Edivania tenho 23 anos, Eu fazia parte de uma igreja de doutrinas.
    Tenho umas perguntas para fazer.

    Gostaria de saber porque todo mundo tem esse preconceito de vestes? Como se iniciou?
    Porque se nós, cristãos tivesse um modo de vestir para se diferenciar do mundo, ou para ter santidade, concordam que teríamos que se vestir só com vestidos? (Homens com os seus mulheres com os seus) Pois antigamente existiam só vestidos. Tais homens como mulheres usavam vestido. As roupas deles diferenciavam quem era rico quem era pobre. Quando eu leio a bíblia procurando respostas vejo que a diferença deles estavam em falar, e o brilho de Deus nos semblantes. Porque hoje está sendo diferente? Será que uma mulher que usa só saia tem o brilho de Deus? Então os homens também estão errados em usar calça ou bermuda, era para continuar usando vestidos, Certo? Se for pensar em modo de vestir então todos estamos condenados. Mais para mim a resposta está na opinião de Charo Washer, “Se sua roupa trás foco sobre sua face onde a glória de Deus deve brilhar, então é pura. Mas, se sua roupa trás foco sobre seu corpo, mostrando sensualidade, então ela é carnal e Deus a abomina.” Fiquem na Paz. Aguardo retorno.

    • ana

      Concordo querida

  • sebastiao

    sei que o mundo e do maligno e tudo que nele a, se o mundo aprovo e erado veste curtas calsa apertadas mini saia, batom bricos, tudo e vaidade, que e mais pessada que a soberba, que ir para o seu leia a biblia, e vc que escreveu isso não tem lido por não tem intendimento espiritual. por que as coisa espiritual entende espiritualmente . que Deus esclareça o seus entendimento