[PVE] O que vocês acham das ‘doutrinas das vestimentas’?

PERGUNTA

Olá, equipe voltemos ao evangelho,

Tenho uma dúvida e vou tomar a liberdade de usar esse e-mail como um tira-dúvidas. Espero que me ajudem.
Gostaria de saber em que se fundamenta, biblicamente, a doutrina das vestimentas. Várias igrejas evangélicas de denominações diferentes costumam aderir a essa doutrina, impondo padrões de vestes. Mas eu não encontro fundamento bíblico em relação a essa doutrina e gostaria de saber a explicação para isso

RESPOSTA
Paz de Cristo,

É muito comum ouvirmos hoje sobre essas doutrinas que condenam certos tipos de roupas, tamanho de cabelo, maquiagens e etc. Entendemos, como Cristãos, que a intenção de muitos que pregam tais doutrinas é boa, querendo apenas impedir que ‘o mundo’ entre na Santa Noiva de Cristo. Mas, tristemente, esse tipo de ensino é fortemente venenoso à sã doutrina bíblica. Embora pareça exagero, tais pregações são como um pouco de fermento que leveda toda a massa (Gl 5.9), colocando um julgo que Cristo não impôs aos seus filhos.

Biblicamente, não existe qualquer referencia ao uso especifico de vestimentas. Muitos tentam usar o texto de Deuteronômio 22:5 para dizer que mulheres não podem usar calças compridas. Tal afirmação é evidentemente falsa, como comenta Juanribe Pagliarini:

“Leia de novo este versículo e responda: Onde está falando de calça comprida? Em nenhum lugar. E nem poderia, porque este versículo foi escrito por Moisés em 1405 a.C. e, naquela época, não existia calça comprida.

A calça comprida só surgiu na França , no final do séc. 19. Então, do que o versículo acima está falando? Ele está falando de vestido. Porque, naquela época, tanto homens como mulheres usavam vestidos! O próprio Senhor Jesus usava vestido (Jo19:23-4) e mesmo depois de glorificado, Jesus é descrito por João como”vestido até aos pés de um vestido comprido” (Ap. 1:13). Então, Substitua a palavra ”trajo” por “vestido” e você terá: “Não haverá vestido de homem na mulher e não vestirá o homem vestido de mulher; porque que faz isto abominação é ao Senhor, teu Deus”. Mas o Livro de Apocalipse nos revela que, no futuro, os salvos usarão vestidos (Ap. 7:9-12). Que o próprio Deus mandará vestir os mártires de vestidos (Ap. 6:9-11). Ora, Deus não iria vestir os salvos com abominação.

Então, abominação é a troca de roupa entre os sexos: é o homem se vestindo para passar por mulher e a mulher se vestindo para passar por homem. É o homossexualismo. Assim como, nos costumes bíblicos, há diferença entre o vestido usado pelo homem e o vestido usado pela mulher, assim também, nos dias de hoje, há diferença entre a calça comprida usada pelo homem e a calça comprida usada pela mulher. Apesar de parecidas, não são iguais. Usar calça comprida não é abominação para a mulher, porque o seu modelo é feminino e a mulher não está querendo se passar por homem. Na Escócia os homens usam saias e na África eles usam vestidos e não é por causa disto que os cristãos escoceses e africanos irão para inferno.”

Mas isso não significa que devemos nos vestir de qualquer maneira, a bíblia diz que a mulher deve usar sempre ‘traje modesto’(I Tm 2.9), buscando se portar de um modo que não induza outros a sexualidade. Como diz Charo Washer (esposa do Paul): “Se sua roupa trás foco sobre sua face onde a glória de Deus deve brilhar, então é pura. Mas, se sua roupa trás foco sobre seu corpo, mostrando sensualidade, então ela é carnal e Deus a abomina.” Claro que devemos sempre lembrar que isso é uma determinação para ambientes públicos. Não existe qualquer problema em trajes sensuais em uma relação matrimônial.

Outras doutrinas criadas por esses que pregam o que você chamou de ‘doutrina das vestimentas’ são relacionadas ao cuidado pessoal com o corpo. Como, por exemplo, proibir mulheres de possuírem cabelos curtos. Para tal afirmação, é usado o texto de I Coríntios 11.13-15, onde Paulo fala: “Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.”

O erro na interpretação deste texto está no fato de ignorar o contexto argumentativo de Paulo e o contexto histórico da carta. Quando analisamos o contexto argumentativo, vemos que a partir do verso 23 do capitulo 10, Paulo está falando sobre não escandalizar os outros com nossa liberdade, e é exatamente neste contexto que Paulo escreve os versos que foram citados. Leia o capitulo 10 desta carta com cuidado, e perceba que Paulo esta realmente falando sobre isto. Tal argumentação Paulina fica mais evidente no verso 32 do mesmo capitulo, quando ele diz: “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.”

Para entender melhor porque Paulo se preocupa com isso, uma análise do contexto histórico da cidade de coríntios servirá de grande ajuda. Mas, em resumo, basta saber que os sacerdotes pagãos usavam cabelos longos, quando as sacerdotisas pagãs usavam cabelos curtos. Paulo estava preocupado com o testemunho que os cristãos dariam ao povo que não conhecia a Cristo. Outra informação importante é que o véu simbolizava um sinal de submissão da mulher em relação ao homem. Com o tempo, esse costume foi sendo trocado pelo uso de cabelos cumpridos por parte das mulheres, simbolizando o véu. Abrir mão daquele forte fator cultural seria um grande gerador de escândalo. Mas se mesmo assim, alguém quiser fazer confusão sobre isso, lembre-se do que Paulo diz no verso 16 do capítulo 11: “Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.”

Existem muitos outras falsas-doutrinas sobre esses assuntos, mas não é possível responde-las de modo tão rápido, mas creio que essa curta resposta será de grande ajuda. Leia também esses outros excelentes artigos:

C. J. Mahaney – Modéstia ( Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 ) – Do excelente blog para mulheres: Bom Caminho Mulher
Em Cristo,