A Coletânea de Jonathan Edwards: A Bela Simplicidade da Narrativa Bíblica

Um excerto da Coletânea de Edwards nº 6 (parágrafo adicionado):

Há um estranho e inexplicável tipo de encantamento, se posso chamar assim, na história da Escritura; o qual, não obstante, sendo destituído de todos os ornamentos retóricos, a torna muito mais prazerosa, agradável, confortável e natural que qualquer outra história. Ela brilha mais forte com a amável simplicidade da verdade. Há algo na narração que ao mesmo tempo satisfaz e prende o leitor, e evidencia a verdade do fato.

[…]

Não obstante, os pequenos fatos que são mencionados, os quais outros historiadores deixam passar, ela guia as ideias do indivíduo tão natural e facilmente, que elas não parecem ir rápido demais e nem lento demais. O indivíduo parece saber exatamente como aconteceu só pela narração, como se tivesse visto.

A mente é tão guiada que às vezes parecemos ter uma história completa e detalhada de um longo tempo; assim que o indivíduo fecha o livro imediatamente, sem prestar atenção, ele não acreditaria que a história tivesse sido contada num espaço tão pequeno, porém duas ou três palavras carregam um longo trem de ideias.

A história é contada dessa forma para que a mente do indivíduo, embora as coisas não sejam mencionadas, trace ainda assim toda a narrativa. E embora ela seja de tamanha perspicácia calculada, ainda assim as coisas são contadas de maneira tão simples e clara que uma criança pequena pode entender.

Por Jonathan Edwards. Original: edwards.yale.edu
Tradução: voltemosaoevangelho.com
Permissões:
Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.