[Finalmente Vivos] Parte I: O que é o novo nascimento? (2)

Veja todas as postagens e o sorteio deste especial.

John Piper – O que é o Novo Nascimento?

1. O que acontece no novo nascimento não é a obtenção de uma nova religião, e sim de uma nova vida.

Nicodemos não precisava de religião, precisava de vida – vida espiritual. O que acontece no novo nascimento é que surge uma vida que não existia antes. Uma nova vida começa no momento do novo nascimento. Não se trata de uma atividade religiosa, de disciplina ou de decisão. Trata-se do surgimento de uma vida.

2. O que acontece no novo nascimento não é meramente uma afirmação do caráter sobrenatural de Jesus, e sim o experimentarmos o sobrenatural em nós mesmos.

Ninguém é salvo por ver sinais e maravilhas e encantar-se com eles, nem por dar crédito àquele que fez os milagres, afirmando que ele veio de Deus. Esse é um dos grandes perigos de sinais e maravilhas: não preciso de um coração novo para ficar encantado com eles. […] Em outras palavras, o que importa não é a mera afirmação do caráter sobrenatural de Jesus, e sim experimentar em si mesmo o sobrenatural. […] Então, Nicodemos, disse Jesus, o que acontece no novo nascimento não é meramente uma afirmação do meu caráter sobrenatural, e sim o experimentar o sobrenatural em você mesmo. […] No novo nascimento, o Espírito Santo nos dá, sobrenaturalmente, uma nova vida espiritual por unir-nos a Jesus Cristo, mediante a fé, pois Jesus é a vida.

3. O que acontece no novo nascimento não é uma melhoria da velha natureza humana, e sim a criação de uma nova natureza humana – uma natureza que é realmente você, uma natureza perdoada, purificada, realmente nova, que está sendo formada pelo Espírito de Deus, que habita em você.

No novo nascimento, o Espírito Santo nos dá, sobrenaturalmente, uma nova vida espiritual por unir-nos a Jesus Cristo, mediante a fé. Em outras palavras, o Espírito nos une a Cristo em quem há purificação para os nossos pecados (ilustrada pela água) e substitui nosso coração empedernido e indiferente por um coração brando que valoriza Jesus acima de todas as coisas e está sendo transformado, pela presença do Espírito, num coração que ama fazer a vontade de Deus (Ez 36.27).

Por John Piper © Desiring God. Website: desiringGod.org

Resumo extraído da Parte 1 (capítulos 1 e 2) do livro Finalmente Vivos, com trechos do mesmo.

Disponibilizado por: Editora Fiel

John Piper – O que significa ser salvo?

Por John Piper © Desiring God. Website: desiringGod.org

Tradução e Legenda: otdx.blogspot.com

Encerramento Parte I + Material Auxiliar

Encerramos com esta postagem a “Parte I: O que é o novo nascimento?”. Certamente há muito a ser dito, então, para complementar seu aprendizado do que é o novo nascimento, sugerimos que você:

– Leia os dois primeiros capítulos (dos quais o resumo acima  foi tirado), disponibilizado gratuitamente pela Editora Fiel – mesmo se você não ganhar ou comprar o livro, a leitura desses dois curtos capítulos valem por si só.

Participe do sorteio

Compre o livro

– Veja este vídeo: Mark Driscoll – Nascer de Novo

– E leia este texto:  Hernandes Dias Lopes – O novo nascimento, condição indispensável para entrar no céu