Um blog do Ministério Fiel  Um blog do Ministério Fiel

[PVE] Por que Deus não salva todos?

Para responder essa pergunta, primeiro, precisamos responder outra famosa questão: Deus deseja salvar a todos? Creio que a resposta bíblica é um sonoro “Não!”, pois se Ele quisesse, definitivamente, todos seriam salvos[1] :

Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado (Jó 42:2). Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes? (Dn 4:35). No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada. (Sl 115:3; cf Ef 1:11).

Sabemos que Deus faz tudo que quer e que nada pode impedi-lO de cumprir Seus propósitos. Logo, se o plano dEle para a humanidade fosse levar todos os homens à salvação, Ele assim faria e nada – nem mesmo a escolha dos homens – impediriam Sua vontade. Assim, resumo meu argumento assim:

1. Deus faz tudo o que quer;
2. Nem todos serão salvos;
3. Logo, Deus não quer salvar todos.

Assim, aquele que discordar da afirmativa 3 só terá motivos para isso se considerar ou o ponto 1 e/ou o ponto 2 como errados. No primeiro caso, estamos tratando com alguém que nega a Onipotência de Deus; no segundo estamos tratando com um universalista – e em ambos os casos, temos estamos tratando com um herege.

Alguém pode tentar argumentar que Deus só pode fazer o que é logicamente possível e, com isso, tentar insinuar que Ele não poderia obrigar pessoas a livremente serem salvas. Eu concordo plenamente com esse conceito de onipotência: Deus só pode criar o que é logicamente possível – não existem coisas como um solteiro-casado, um círculo-quadrado ou um triângulo de dois lados; assim, Deus não pode criar essas coisas. Assim sendo, se o homem tem livre-arbítrio, Deus não pode fazer com que eles sejam salvos. Concordo, mas isso só leva a questão um pouco mais “para trás”: Se Deus queria que todos fossem salvos, por que Ele criou um mundo com livre-arbítrio? Se o propósito de Deus é a salvação de todos, ele poderia ter criado os homens literalmente impecáveis – assim como será nos céus. Então, se Deus deu um poder de decisão para o homem, essa é uma grande prova que Ele não desejava que todos fossem salvos. Então:

1. Deus sabia que nem todos seriam salvos se Ele entregasse o livre-arbítrio para o Homem;
2. Deus entregou livre-arbítrio ao Homem;
3. Logo, Deus não quer salvar todos.

Eu não acredito que a premissa 2 seja verdadeira, mas para os que acreditam, cabe a eles negar a primeira premissa para provar que a conclusão (3) está errada. Agora, deixe fazer algumas considerações sobre este tema.

Muitos ficam fortemente escandalizados quando estão frente a declarações como estas. Somos acostumados a pensar que o Plano Áureo de Deus no universo é o benefício do homem. Por exemplo, muitos daqueles que pregam sobre missões fazem um desserviço por motivar as pessoas com uma paixão pelo homem, ao invés de uma paixão por Deus que transborda aos outros. Como diz John Piper: “As missões não representam o alvo fundamental da igreja, a adoração sim. As missões existem porque não há adoração, ela sim é fundamental, pois Deus é essencial e não o homem”[2] .

Não é raro ouvirmos alguns filósofos, ao defenderem que vivemos no melhor mundo possível que Deus poderia criar, atribuírem isso a levar o maior número de pessoas a Cristo. William Lane Craig, em um debate com o famoso ateu Christopher Hitchens, declarou: “O propósito de Deus para a história humana é trazer o número máximo de pessoas, livremente, ao Seu Reino para encontrar salvação e vida eterna”. Essa declaração parece óbvia e inegável, mas a pergunta que faço é: o que a Bíblia diz sobre isso? Qual a resposta bíblica concernente ao propósito-mor de Deus para a humanidade?

Observando toda a Escritura, só posso concordar que a resposta para esse questionamento seria que, como diz John Piper, “o alvo principal de Deus é manter e demonstrar a glória do seu nome”[3], o que também é expresso por Jonathan Edwards: “A grande finalidade das obras de Deus, expressas na Bíblia de modo diverso, é, de fato, apenas uma; e essa finalidade única é mais apropriada e compreensivelmente chamada de A Glória de Deus”[4] . Essas não são apenas opiniões pessoais, mas considerações pautadas numa gama imensa de textos bíblicos[5] , como Isaias 48:

Por amor do meu nome retardarei a minha ira, e por amor do meu louvor me refrearei para contigo, para que te não venha a cortar. Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição. Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem (v. 9-11).

Essas são palavras fortes: “Por amor do meu nome… por amor do meu louvor… Por amor de mim, por amor de mim… como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem”. Se é por amor dEle próprio que Deus age, como podemos pôr os homens como o fim principal das ações do Senhor? Acho que um texto que mostra de um modo claro como o propósito final de Deus não é salvar o maior número de pessoas possível é Mateus 11:

Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. [...] E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje (v. 21,23).

Existe um ensino que, devido ao atual crescimento da filosofia molinista[6] , tem se propagado: se o Evangelho não chegou a um determinado lugar, é porque Deus sabia que aquelas pessoas não creriam na pregação. Creio que essa é uma explicação superficial. No texto citado, Jesus diz que se milagres tivessem ocorridos em Tiro, Sidom e Sodoma, eles teriam se arrependido e o julgamento não teria sido necessário. Deus sabia o que fazer para que eles cressem e Ele não fez. O mesmo acontece com os Fariseus. Veja a explicação de Jesus para o porquê de ele usar parábolas:

E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados (Mc 4:11,12).

Creio que não podemos entender isto satisfatoriamente se não tivermos em mente que o propósito final de Deus não é o homem, mas Ele próprio. Deus fará tudo para o louvor de Sua glória (Ef 1:6,12,14) e não para que o homem seja beneficiado. O problema é que nós pensamos que Deus deveria, sim, salvar aqueles homens e muitos outros que existiram no mundo. Como pode Deus deixar que homens pereçam se Ele podia salvar quem Ele bem entender? Isso não seria injusto ou malévolo?

Primeiro, precisamos lembrar que Deus tem toda a sabedoria.

Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém (Rm 11:33-36).

Como podemos questionar ou acusar a Deus? Ele age como acha melhor para Seu Supremo propósito e nós, como seres desconhecedores dos intentos de Deus, não podemos questioná-lo. “Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição?” (Rm 9:19-22).

Segundo, nossos padrões de justiça não podem ser aplicados a Deus. Se nós tivéssemos a oportunidade de salvar alguém da perdição do Inferno e não o fizéssemos, estaríamos cometendo um pecado terrível. Isso é certo. O erro está em tentar aplicar isto a Deus. Sabemos que o Senhor manda que não nos vinguemos, mas Ele vinga-se; Ele manda que não matemos, mas Ele mata; Ele manda que perdoemos todos, mas Ele não fará isso. Isso seria hipocrisia? Logicamente, não. Ele não é um homem nos dando regras que Ele próprio não segue, Ele é um Deus Soberano que não tem nossa mesma natureza e, por isso, vive em padrões que não podemos viver.

Sobre este ponto, precisamos considerar a justiça de Deus em não salvar todos. Muitos consideram que Deus deve salvar os homens e que Ele seria injusto em não fazê-lo. O que nos esquecemos de considerar é que o ser humano é mal e depravado (!), sendo merecedor do inferno. O livro de Provérbios diz claramente que aquele que justifica o ímpio é abominável ao Senhor (17:15), assim, se Deus simplesmente perdoasse os homens, Ele estaria cometendo uma abominação. É unicamente porque a culpa dos filhos dEle foi castigada em Cristo que podemos ser salvos de um modo justo, pois nossos pecados não ficaram impunes. Assim, se Deus escolhe deixar alguém continuar seguindo sua própria vontade (que é a de ir contra Deus, segundo Rm 8:5-8), Ele não está sendo injusto, pois os ímpios irão para onde escolheram ir: para longe de Deus.

Terceiro, Deus quer manifestar Sua glória tanto na salvação quando na condenação dos homens. Paulo explicita isso de um modo que poucos pregadores modernos têm coragem:

“Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer [...]. E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição?” (Rm 9:14-18,22).

Resumindo: Deus não salva todos porque a salvação dos homens não é Seu propósito final. Sua glória é o propósito final de tudo. Assim, Ele planeja manifestar Sua majestade tanto na salvação quando na condenação. Ele não é injusto em fazer isso porque nossos padrões não são aplicáveis a Ele e os homens merecem ir mesmo para o inferno.

Referências

[1] Alguns tentam usar I Tm 2:3-4 para defender que Deus quer salvar a todos. O problema aqui é que esses se esquecem de considerar o contexto da argumentação de Paulo, em que ele fala sobre homens de todos os tipos, e não todos os homens. Argumentei mais sobre isto em “Em Defesa da Expiação Eficaz”, que pode ser lido em teologiaevida.com
[2] PIPER, John. Alegrem-se os Povos: A Supremacia de Deus em missões. Editora Mundo Cristão, 2001.
[3] Idem.
[4] EDWARDS, Jonathan. The Dissertation Concerning the End for Which God Created the Worlf, The Works of Jonathan Edwards, vol. 1, organizado por Sereno Dwight (Edinburgo: Banner of Truth Trust), p. 119.
[5] Outros textos que embasam esta consideração são: Ef 1:4-6,12,14; Is 43:6,7,25;49:3; Jr 13:11; Sl 25:11;106:7,8; Rm 1:22,23;3:23,25,26;9:17,22,23;11:36;15:7; Êx 14:4,17,18; Ez 20:14;36:22,23,32; 2 Sm 7:23; 1 Sm 12:20-22; 2 Rs 19:34;20:6; Jo 5:44;7:18;13:31,32;16:14;17:1,24; Mt 5:16; 1 Pe 2:12;4:11; 1 Co 6:20;10:31; Fp 1:9,11; At 12:23; 2 Ts 1:8-10; Hc 2:14 e Ap 21:23.
[6] O Molinismo é a doutrina que afirma que Deus sabe o que qualquer pessoa livremente faria em qualquer situação onde Ele a criasse e, com isso, põe as pessoas em certas situações para influenciá-las até o limite de aquelas pessoas cederem ou não a tal influência.

Por Yago Martins © Voltemos ao Evangelho.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.





  • http://www.cartasdecristo.com.br André Coelho

    Você se sente bem escrevendo um texto como este? dedicou boa parte do Seu tempo pensando sobre essas coisa?

    Parabéns!

    Você só pode fazer isso porque tens o LIVRE-ARBÍTRIO para fazer o que quiser, inclusive discutir algo que nossa mente humana nunca ira entender aqui na terra e só lhe trará confusões.

    “Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas, mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.) Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.), mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos.
    A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. ”

    Romanos 10:5-9

    • Abraao Carvalho

      Eu não li isso! rs

  • Vasco

    Deus fez tudo pra sua glória.se liguem em romanos paulo diz q o evangelho é o poder para salvar a TODOS ! cara em vez de voces perderem seu tempo falando q Deus quer salvar só um grupo de gente,vá envangelhizar,pois o proprio Deus mandou isso cara : ide e pregue a toda criatura.nao foi eu quem disse e nem ngm foi só Jesus o Crador de tudo,entao vao evangelizar po.Deus ama a todos e quer salvar a todos se Ele nao amasse a todos nao morreria por amor para perdoa o pecado da RAÇA HUMANA.ele nao perdoou voce ou eu,ou meu pai e tal.mas TODA RAÇA HUMANA.entao vao falar de Jesus as pessoas pq assim como Deus te ama Ele ama as outras pessoas tambem

  • Janderleyfroes

    Glórias a DEUS!!!

  • Joi_88

    Nossa ! Pra que um textão enrolação deste ?!!!
    Por que não disse logo: “Não creio no que está escrito ! “  ; “A bíblia diz que Deus quer salvar todos mas está mentindo ! ”

  • Joi_88

    Sonoro e bíblico : “não” ???!!! . A bíblia diz que : . “Deus deseja que todos os homens sejam salvos”. 1 Timóteo 2:4 …… . “O Senhor não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. ” (2 Pedro 3.9). . De que parte da bíblia ele tirou esse ‘não’ ?

  • Allan Cesar

    Joi_88, sua síntese foi perfeita!
    Yago, deixe de lançar mão de silogismo e inicie uma análise profunda das Escrituras, pois isso engendrará uma compreensão um tanto quanto clara e lúcida a você. Você terá de prestar contas a Deus de cada pessoa que, talvez por suas palavras, creu que já foi destinada ao inferno!
    Com o amor de Cristo te oriento!

  • Leandro Jahel

    Afirmar que Deus não quer salvar a todos é dizer que Jesus Cristo esvaziou de toda a Sua divindade, encarnou, passou por tudo aquilo que sabemos para salvar somente alguns. Acho isso muita pretensão. Pra quê iríamos cumprir o ide de Jesus se Deus não quer salvar a todos? Será que o Deus que não quer salvar a todos amaria o MUNDO de tal maneira enviaria Seu filho para que TODO aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna? Deus deu o poder de escolha ao homem e a vontade Dele é que todo o homem O escolhesse. Deus tem poder para salvar a todos, mas ele não pode. Parece contraditório e loucura, é um paradoxo. 

  • Leandro Jahel

    Estão tentando criar uma fórmula matemática para explicar a salvação? Isso é como colocar Deus em um tubo de ensaio e estudá-lo. Ahhhh teologias……

    • Abraao Carvalho

      Bíblia

  • Milena

    Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva? (Ezequiel 18:23)

    Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. (1 Timóteo 2:4)
     
    O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. (2 Pedro 3:9)

    E o que me diz sobre esses versículos? A Bíblia é contraditória?

  • Marcela

    vish, isso tudo é verdade, mas é MUITO difícil pra mim crer que não tenho livre arbítrio. =/

  • Rafael

    eu estive quase chegando a essa conclusão de que Deus quer salvar apenas alguns, mas analisando alguns versiculos minha posição é de que Deus de fato deseja salvar a todos, mas ele não vai forçar ninguem a isso  Lc 13:.34 Jesus em grande agonia quis eu ajuntar seus filhos  (foi da vontade de Deus ajuntar os filhos de Israel), mas vós não quiseste (Eles resistiram). Ele poderia simplesmente ter forçado os filhos de Israel a voltar para ele, mas não o fez. Os judeus de Jo 12:42, 43 [segundo a doutrina calvinista eles só poderiam crer se fossem eleitos, e eles creram, então, segundo a doutrina calvinista, eles eram eleitos] resistiram a graça. Esse são alguns de varios outros textos que estive meditando
     
    Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS;
    Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva? (Ezequiel
    18:23)

    e quanto a vontade do homem ser escrava, não creio, pois vemos claramente que em Rm 7 Paulo era escravo do pecado, mas tinha boa vontade para com Deus

    eu creio que se o evangelho for bem pregado, cada um vai ser responsavel por recusar ou aceitar a mensagem

  • Rafael

    eu
    estive quase chegando a essa conclusão de que Deus quer salvar apenas
    alguns, mas analisando alguns versiculos minha posição é de que Deus de
    fato deseja salvar a todos, mas ele não vai forçar ninguem a isso  Lc
    13:.34 Jesus em grande agonia  diz “quantas vezes quis eu ajuntar seus filhos”  (foi da
    vontade de Deus ajuntar os filhos de Jerusalem), mas vós não quiseste (Eles
    resistiram). Ele poderia simplesmente ter forçado os filhos de Israel a
    voltar para ele, mas não o fez. Os judeus de Jo 12:42, 43 [segundo a
    doutrina calvinista eles só poderiam crer se fossem eleitos, e eles
    creram, então, segundo a doutrina calvinista, eles eram eleitos]
    resistiram a graça. Esses são alguns de varios outros textos que estive
    meditando
     
    Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS;
    Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva? (Ezequiel
    18:23)

    e quanto a vontade do homem ser escrava, não creio, pois vemos
    claramente que em Rm 7 Paulo era escravo do pecado, mas tinha boa
    vontade para com Deus

    eu creio que se o evangelho for bem pregado, cada um vai ser responsavel por recusar ou aceitar a mensagem

  • Rafael

    eu fui corrigir alguns erros de português e não dá pra excluir o comentario anterior, rs  se puderem excluir 

  • stalker

    leia 2 Pedro 3:9- pois o desejo de Deus é que nenhum se perca.
    leia Ezequiel 18:23,31-32-Deus é pesaroso porque muitos são perdidos.

    e eu poderia citar muitas outras passagens bíblicas que refutariam sua “teologia da predestinação”
    meu irmão Yago não faça isso, vc está pregando um evangelho falso e ainda está chamando Deus de injusto, como Deus poderia criar uns para serem salvos e estar ao seu lado e outros para serem condenados e passarem a eternidade no inferno.

    meu irmão pule fora desta heresia. a graça e a paz de Cristo esteja contigo.

    • André santos

      Graça e Paz!! Irmão se você crê no Livre Arbítrio, porque você não o coloca em pratica para não julgar o outro irmão, dizendo que ele está em heresia e porque você não para de errar na carne!! não é você quem tem o poder o domínio? Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
      Efésios 2:8-9

  • Bruno

    queria saber onde voce tirou a certeza que o homem tem livre-arbítrio pois a propria biblia nao é clara diante disse e todos os argumentos que existe sobre o assunto é mero conceito criado pelo homem por que no origem no texto nao se da a libertade que o povo tanto prega, e outra procure amar a Jesus pela beleza da sua santidade e amor tenha intimidade peça sabedoria e entendimento pois assuntos assim é que ocupa a mente do homem a rejeitar a onipotência de Deus.

  • ROBSON

    yago tenho estudado um pouco sobre a teologia reformada e isto tem incluido a eleição epredestinação. tenho buscado fontes em: VE, I- PRODIGO, EDITORA FIEL, INTERNAUTAS CRISTÃOS, DESEJANDO DEUS E outros. tenho despertado para esta curiosidade, creio em algumas coisas e outras não estão claras, pois existe muito questionamento, gostaria de conversar pessoalmente ou via facebook não sei. porém seria interessante vc responder os questionamentos destas pessoas q estão comentando o seu artigo. algumas duvidas delas são as minhas. por favor respoda nos.

  • http://www.facebook.com/ieda.sardinha Ieda Sardinha

    É tudo muito novo para mim, então tenho algumas dúvidas,e confesso que é um pouco assustador, mas acho consolo na bíblia quando leio Gn. 4-6,7.Onde Deus diz para Caim: Então lhe disse o Senhor:Por que andas irado,e por que descaiiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se,todavia,procederes mal, eis que o pecado jaz à porta,o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.

  • michele

    Só tenho a dizer uma coisa …

    Provérbios 16:4
    O SENHOR fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal.

  • Nathalia

    Paz amados,

    Concordo em partes e em outras discordo do nosso amado irmão (que publicou o estudo)
    em João 1: 11-15 diz:
    e Cristo veio para os seus e os seus não o receberam, mas a todos que o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber aos que crêem no seu Nome; os quais não nasceram do sangue, nem da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus

    Seguindo do pressuposto que existe o livre-arbítrio e que nós o possuímos, então, temos o poder de decidir se queremos a salvação ou não. Nosso irmão publicador não teve a vontade de ofender a nenhum de nós, apenas expressou, basicamente, que se temos o livre-arbítrio então Deus não pode decidir por nós se seremos salvos ou não, como ja diz em João 1:11 nem todos aceitaram a morte de Jesus para ter a vida eterna, ou seja, Deus nos deu liberdade de escolher!
    No entanto, não creio que Deus tenha essa “fantasia” medieval que muitos acreditam, na qual acreditava-se que Ele iria castigar os homens que não cumprissem as leis mandando-os para o inferno e impedindo-os de ter a vida eterna, a salvação. Creio que nosso Deus é Deus de amor, de paz e não de mal, Ele entregou seu unico filho para nos dar a vida eterna, mas, infelizmente nem todo o homem crê e aceita isso, logo, não aceita a salvação

    ah, mas e se o diabo quiser que não sejamos salvos e Deus quiser que sejamos salvos?
    Primeiro: o diabo sempre desejará que a humanidade se perca e não conheça à salvação.
    Segundo: é claro que Deus GOSTARIA que a humanidade fosse salva, mas nem todo o homem entrega sua vida inteiramente à Deus, confiando à Ele e somente à Ele a sua vida e a sua salvação.

    Deus abençoe cada um de vcs!

    • Lucas

      Oi amada tubo bem?. Entendo o seu pensamento, porém, nao posso aceità-lo por inteiro como sendo o que a biblia nos ensina. Vou lhe dar o meu porque. >Se pegarmos o mesmo livro que usa-se para explicar o livre arbitrio, notamos que o mesmo autor de Joao tambem mostra: João 3.8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. Assim, pergunto, como posso nascer do espirito? Joao tambem afirma que os que nao creem em Jesus, é porque nao sao das ovelhas do Senhor, e as ovelhas conhecem a voz do seu pastor, 10.26 Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. 10.27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Joao esta repleto de versiculos que vao contra o livre arbitrio do homem, pois na verdade se o homem é morto espiritual porque pecou, e todos pecaram, como pode por vontade propria escolher algo espiritual? Por esse motivos e por outros Joao em parte alguma esta explicando o livre arbitrio.

  • Isaac Vitor

    E morto tem escolha(Ef 2:5)?

    Eu particularmente sempre orei a Deus que me tirasse o livre arbítrio. Pra mim o livre arbítrio só me servia pra me afastar dEle. Depois é que vc vai amadurecendo e entendendo que quando o Espirito Santo está em vc o que vc tem e deve fazer é a vontade de Deus. Simples assim!

    Do fundo do meu coração o que peço ao Senhor é que a soberania dEle seja feita em minha vida.

    Agora falar que predestinação é heresia e etc e tal é o mesmo tb que apagar vários versículos bíblicos. Ah inclusive o Marinho Lutero não acreditava no livre arbítrio.

  • Otávio

    Creio que Deus tem um desejo de salvar todos livremente. Muitos não se arrependem e não são salvos e isso é culpa destas pessoas apenas… Deus não irá forçá-las, porém dá todas as oportunidades para o arrependimento através do Espírito Santo. Não acredito que é sobre isto que Efésios 1:4 está querendo dizer, não acredito que antes da fundação do mundo haja uma ”lista” de quem será salvo e quem não será…. Paulo quer dizer que Deus deseja que todos fossem santos e irrepreensiveis em amor, mas deu a nós livre arbítrio para fazer a nossa vontade ou a dele. Se escolhemos a nossa, somos condenados justamente. Crer na predestinação, acredito, pode desencorajar o evangelismo e oração pelos perdidos….

  • wayner

    cristo morreu para pagar os nossos pecados!!! se ele morreu por todos, entao, os que nao o aceitarem irao pagar os mesmos pecados por qual jesus morreu??? leiam romanos 8:30-33!!! aqui e em outros varios vesiculos Deus esta falando de um grupo determinado!!!

  • HADIEL

    Condenação é algo que veio com jesus ,para o mesmo ser o herói salvador,

    a palavra de Deus é algo que muda?

    por que só parou até alguns seculos, depois da vinda de jesus?

    Deus disse a noé jamais voltarei ferir a terra por que o homem é mal desde sua meninice,.

    Por que Deus tendo conciencia e aceitado esse estado,voltaria no fim apocalipitico com tanta destruição?

    Como pode Deus pelo infinito egoismo Dele mostrar a sua gloria,deixar alguém no inferno interminavel?

    enquanto outros serão escolhidos por acaso para ir pro céu,com tanta pregação má e tanta má interpretação do que é Deus, o homem mesmo assim estaria sujeito a dar de conta de não entender a lingua do papaizinho?

    certamente se Deus é isso, ele é mais covarde que os homens, pois os homens necessitam de um consolo e por isto acaba defendendo uma palavra dada de um tempo super distante.