[10 Acusações] Aprofundando (2)

3ª acusação: Uma falha ao falar da depravação do homem

Resumo

extraído da pregação

Quando eu olho para o livro de Romanos, que é um dos meus livros preferidos da Bíblia, ele não é uma teologia sistemática, mas se você pudesse dizer que qualquer livro da Bíblia foi uma teologia sistemática o livro de Romanos seria o mais próximo. Não é surpreendente que Paulo gasta os três primeiros capítulos do livro procurando fazer uma coisa? Levar todos os homens à condenação. Levar todos os homens à condenação.

Mas não é que a condenação seja seu grande bem supremo de sua teologia. Não é o seu fim ou o seu objetivo final. É um meio para trazer salvação para seus leitores, porque os homens têm que ser levados ao conhecimento de si próprios, antes de entregar a si próprios a Deus. Hoje, os homens são feitos de tal modo decaídos que você tem que cortar deles absolutamente toda esperança na carne antes que eles possam ser levados a Deus. Isto é importante em tudo, mas é especialmente importante no evangelismo. […]

Quando você se recusa a ensinar sobre a depravação radical dos homens, é impossível que você glorifique a Deus, seu Cristo e a sua cruz, porque a cruz de Jesus Cristo e a glória deste é mais magnificada quando é colocada sobre o pano de fundo de nossa depravação.

Ela muito amou, porque foi muito perdoada. E ela sabia o quanto ela tinha sido perdoada, porque ela sabia quão depravada ela era.

Análise

Paulo gastou 3 capítulos de Romanos falando sobre o assunto. Neste livro percebemos uma clara divisão no capítulo 12 entre uma parte mais doutrinária (1-11) e parte mais prática (12-16). Isso significa que (em capítulos) Paulo gastou mais de 1/4 da primeira parte e aproximadamente 1/6 de todo livro falando sobre a necessidade que todo homem tem de salvação. Pastor, quanto tempo você tem exposto sobre este assunto?

Washer também fala sobre como o entendimento incorreto sobre a depravação humana e sua necessidade por salvação afeta o evangelismo. Quando você evangeliza você tem oferecido uma “boa vida” ou você tem ofertado salvação para pecadores? Até que a pessoa entenda quão pecadora ela é e quanto ela precisa ser salva, ela não irá correr para Cristo e amá-lo e louvá-lo devidamente. Quando você não expõe de forma correta e amorosa sobre o estado do ser humano, você está contribuindo para que Cristo seja menos amado e menos louvado. Repense como você tem evangelizado.

Mais

Temos uma categoria só sobre a Depravação do Homem e um especial das Doutrinas da Graçasobre o assunto. Em especial, recomendamos o vídeo do Washer: Todos os homens nascem maus.

4ª acusação: Uma ignorância do Evangelho de Jesus Cristo

Resumo

extraído da pregação

Eu quero submeter a você esta noite que este país não é endurecido ao evangelho. É ignorante do evangelho, porque a maioria dos seus pastores o é. E deixe-me repetir isto. O problema deste país não são os políticos liberais, a raiz de socialismo, Hollywood ou qualquer outra coisa. É o, assim chamado, pastor evangélico de nossos dias e o pregador de nossos dias e o evangelista de nossos dias. É aí que o problema deve ser encontrado. Nós não conhecemos o evangelho. Nós pegamos o glorioso evangelho de nosso Bendito Deus e o reduzimos a “quatro leis espirituais” e “cinco coisas que Deus quer que você saiba”, com uma pequena e supersticiosa oração no final que se alguém repetir depois de nós com bastante sinceridade nós o declaramos de uma forma papal, nascida de novo. Nós trocamos regeneração por “decisionismo”. […]

Quando você deixa de lado o evangelho e não há mais nenhum poder em sua suposta mensagem do evangelho, você, então, tem que recorrer a todos aqueles pequenos truques de mercado, que são tão proeminentemente usados hoje em dia para converter os homens. E nós todos conhecemos a maioria deles. Todos eles não funcionam. […]

Agora você sabe por que aquele pequeno evangelho que você prega não tem nenhum poder? Porque não é nenhum evangelho. Vá ao evangelho. Gaste sua vida em seus joelhos. Se afaste dos homens. Estude a cruz.

Análise

Um dos grandes problemas na transferência de conhecimento entre gerações é que uma geração começa a assumir certas coisas e não explica devidamente para a próxima. Pegando um exemplo sobre a segunda acusação, quando foi a última vez que expuseram biblicamente a doutrina da Trindade em sua igreja? O resultado é que muitos assumem a Trindade sem saber como provar isso biblicamente, ficando facilmente suscetível ao engano de unicistas, por exemplo.

O mesmo acontece com o Evangelho. Geração após geração simplesmente assumiu o Evangelho de tal forma que se você perguntar hoje “O que é o Evangelho?” para várias pessoas, você vai ter inúmeras respostas. Outro exemplo seria perguntar: você sabe o que significa propiciação?

Toda vez que o Evangelho é assumido e não é proclamado no púlpito, a igreja começa a definhar, porque sem o Evangelho aquelas quatro paredes se tornam nada mais que um clube religioso dominical.

Meu irmão, você sabe o que é o Evangelho?

Mais

Basicamente todo este blog gira em torno do Evangelho. Mas, em especial, recomendamos que você entenda sobre a  morte e ressurreição de Cristo e sobre justificação somente pela fé. Sobre justificação a Editora Fiel disponibilizou todos os vídeos da 25ª Conferência sobre o assunto (assista aqui). Recomendamos também estes vídeos:

Há inúmeros bons livros sobre o assunto. Mais recentemente foram lançados dois livros: Morte por Amor (Mark Driscoll – Editora Tempo de Colheita) e O que é o Evangelho? (Greg Gilbert – Editora Fiel). Recomendamos.