Destaques de Fevereiro/2012

Conforme havíamos dito, cada fim de mês iremos divulgar os destaques, selecionando as principais postagens do VE e algumas boas postagens pela net.

Plano de Leitura Bíblica

Mas antes de começarmos, já começou a fazer sua leitura anual da Bíblia? Se ainda não, adaptamos o plano bíblico para ser começável em qualquer mês. Lembre-se, você não precisa esperar Janeiro para ler sua bíblia inteira. Pessoalmente, estou gostando muito deste plano. Então, pare de menosprezar a carta de amor que seu Deus escreveu para você e clique no botão ao lado para acessar o arquivo.


Destaques do VE

Malaquias 3:10, o Dízimo e o Novo Testamento

OK, com mais de 100 comentários, essa certamente foi uma postagem polêmica. No vídeo da postagem, Augustus Nicodemus, expondo Malaquias, fala sobre o capítulo 3 em seu contexto da época e depois responde se devemos como cristãos, da Nova Aliança, dizimar. Foi triste ver que muitas pessoas não entenderam (ou não viram, vai saber) o vídeo. Alguns nos acusaram de defender o dízimo e outros de abolir. Isso em uma só postagem. Então só para deixar claro: Nicodemus fala claramente que não há a obrigatoriedade do dízimo, mas que o cristão deve ofertar generosa, proporcional e regularmente, e que 10% é um om referencial histórico. Assim também entendemos. Se deseja saber mais, clique no link acima.

Pregando Cristo no Antigo Testamento (1)

Começamos uma nova série defendendo que todo sermão deve apontar para Cristo, pois todo texto bíblico (de várias formas) levam para Cristo. Nessa primeira postagem colocamos um vídeo onde Matt Chandler desafia a concepção moralista de Davi e Golias que muitas pessoas têm – algo como: “junte suas 5 pedrinhas para a vitória” – então, ele rapidamente mostra como essa passagem aponta para Cristo, o capitão da nossa salvação que derrotou os gigantes que nos ameaçavam – o pecador, a morte e o diabo. Em seguida, colocamos um texto de Spurgeon desafiando um jovem pregador a achar “a estrada que leva a Cristo” em suas pregações. Sem medo afirmo que se você acompanhar as postagens e entender a mensagem, a forma como você lê e prega o Velho Testamento será transformada.


Destaques da web

Inteligência não é fruto (iPródigo)

“O povo Reformado parece gostar de errar nesse ponto”, afirma R. C. Sproul Jr.. Confira uma reflexão sobre a necessidade do conhecimento teológico levar a um amor cada vez maior por Jesus.

Mais Jesus, menos religião? (iPródigo)

Nesse episódio do Pródcast, o pessoal do iPródigo discute a (suposta) relação conturbada entre Jesus e religião. Será que ela é problemática mesmo ou é coisa do nosso tempo?

“O maior inimigo de Jesus é o Cristianismo” (O Tempora! O Mores!)

Também em relação ao assunto Jesus e Religião, Augustus Nicodemus comenta sobre a frase “o maior inimigo de Jesus é o Cristianismo”.

Cinco Mitos Evangélicos ou Meias-Verdades (AME Cristo)

R. C. Sproul Jr. comenta brevemente sobre mitos evangélicos e meias-verdades, incluindo o famoso: “todos os pecados são iguais aos olhos de Deus”.

As igrejas deveriam ver o discipulado primariamente como um “programa” ou como um “estilo de vida”? (Precioso Cristo)

Mark Dever responde a rotineira pergunta sobre discipulado: “programa da igreja ou estilo de vida?”

O Sequestro da Lamentação (Jonas Madureira)

Jonas Madureira lamenta o fato de termos sequestrados os momentos de lamentação e contrição de nossos cultos, trocando por triunfalismos baratos.

O Que Torna Possível a Reforma de Uma Igreja? (Editora Fiel)

John Folmar fala sobre revitalização de igrejas, ressaltando quatro pontos neste processo.


Destaques de livros

Editora Fiel

O Deus Presente (D. A. Carson)

Nesta introdução básica à fé cristã, D. A. Carson irá lhe conduzir através da grande história da Escritura, e lhe ajudará a saber o que cremos e por que cremos nisso. Se você não sabe nada sobre o que a Bíblia diz, o livro que agora está em suas mãos é para você. Se você se tornou recentemente interessado em Deus, ou na Bíblia, ou em Jesus, mas, acha que grande quantidade do material sobre o assunto é complicada e não sabe onde começar, esse livro é para você. Se, em sua experiência, a Bíblia contém milhares de informações, mas você não sabe como ela revela a Deus ou lhe apresenta Jesus de um modo totalmente humilhante e transformador, esse livro é para você.

Nova Edição O impacto do nosso falar
Edições Vida Nova

Palavras  (Russell P. Shedd) – Nova Edição

Jesus Cristo, a Palavra Encarnada, revela ao mundo de forma plena a natureza de Deus. Mas o que dizer das nossas palavras? O que elas revelam ao mundo sobre nós, como filhos de Deus?

“A boca fala do que está cheio o coração”, disse Jesus aos fariseus. É por intermédio dessa perspectiva que Dr. Russell Shedd propõe aqui um “check up” de alta precisão: uma avaliação do nosso falar.

Outros destaques:

O Sangue (Dwight L. Moody) – Editora Interferência

“Toda pessoa deveria poder dar a razão da esperança que existe nela; e não creio que exista homem algum que possa dar a razão de sua esperança além da tumba e que seja estranho ao sangue de Cristo. ” (D. L. Moody)

Casamento temporário (John Piper) – Editora Cultura Cristã

Casamento Temporário apresenta a visão bíblica, seus contornos inesperados e suas consequências de peso igualmente para todos: casados, solteiros, divorciados e recasados.

O Futuro da Justificação (John Piper) – Editora Tempo de Colheita

Como parte de uma preocupação mais geral de que a doutrina da justificação esteja sendo obscurecida em muitos dos debates contemporâneos, o livro desafiador, porém amável de John Piper discorda da principal tese do bispo Tom Wright a respeito do ensino de Paulo sobre a justificação.


Outros Destaques

Revista Teologia Brasileira (publicação das Edições Vida Nova)

A revista Teologia Brasileira oferece três a quatro textos por mês, ensaios curtos que tratarão de temas importantes para a teologia cristã.

Seminário Martin Bucer

O Brasil tem uma grande parcela de pastores e líderes em geral que estão ativamente envolvidos no ministério cristão ao lado de sua ocupação profissional secular. Devido ao exercício de sua profissão, estes líderes evangélicos não têm acesso a muitos dos cursos de teologia no formato tradicional. Portanto, o Seminário Martin Bucer (SMB) desenvolveu um currículo para fornecer ao líder cristão a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos teológicos e práticos e ainda participar de uma efetiva rede de contato com outros líderes das mais diversas denominações brasileiras. Tudo isto sem comprometer sua agenda profissional, ministerial e, acima de tudo, familiar. Ficaremos muito felizes em ajudar você a se preparar melhor para desenvolver os seus dons no ministério que Deus tem colocado à sua frente!

Veja uma descrição do seminário aqui e não deixe de acessar bucer.eu/brasil.html