Malaquias 3:10, o Dízimo e o Novo Testamento

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Malaquias 3:8-11)

O que a bíblia fala sobre o dízimo? Qual a relação do dízimo com o Novo Testamento? Devemos dar dízimos e ofertas ou só ofertas? Devemos ser dizimistas? E Malaquias 3:10?

Anteriormente, postamos respondendo se o dízimo é válido para o dia de hoje e falando sobre a não continuidade do dízimo no Novo Testamento, sendo suplantado pelas ofertas voluntárias (postagem 1postagem 2). No vídeo abaixo, Augustus Nicodemus expondo o livro de Malaquias fala sobre a questão do dízimo. A posição dele é bem equilibrada e representa o nosso pensamento sobre o assunto.

Se você tiver alguma dúvida, sinta-se a vontade para perguntar. Se você não concorda, primeiro acalme seus ânimos (orar ajuda), depois leia as postagens anteriores e os comentários e, só depois, venha expor com argumentos bíblicos sua defesa.

Perguntas e Respostas

Estou acostumado a dizimar. Posso continuar ou estarei pecando?

Não há nenhum problema em dar ofertas voluntárias rotineiras e proporcionais a 10% a seu ganho. “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” (2 Coríntios 9:7)

Como igrejas, pastores e missões serão sustentados?

Da mesma forma, com a contribuição generosa e voluntária do povo de Deus que serve somente ao Senhor e não a Mamom.

Mas se você não pregar e ameaçar com as maldições de não dizimar as pessoas não dão.

Então, as pessoas de sua igreja estão fazendo algo que Deus não ama, pois Deus ama aquele que dá com alegria e voluntariedade.

Abraão deu o dízimo antes da lei, então o dízimo está instituído antes da lei.

Abraão também circuncidou-se antes da lei, isso não significa que você o deva fazer também. Veja nas postagens anteriores sobre isso.

Se eu não dizimar, serei amaldiçoada pelo gafanhoto cortador, o peregrino, o devastador e o devorador de Joel 1:4?

Primeiro, se você é um cristão genuíno, não há mais nenhuma condenação para você (Romanos 8:1), pois Cristo o resgatou de toda maldição (Gálatas 3:13) e você foi adotado por Deus. Isso significa que o Pai está continuamente buscando seu bem, isto é, você ser cada vez mais parecido com Cristo (Romanos 8:28,29) – e não mais parecido com os ricos deste mundo – e nosso Pai tomará até medidas disciplinares para isso, pois Ele o recebe como Filho (Hebreus 12:6). Portanto, isso significa que se o Pai achar melhor ele pode levá-lo a provações econômicas para aprender a ser generoso (2 Coríntios 8:2) e não colocar seu coração nas riquezas (Salmos 62:10).

Eu dei o dízimo e funcionou e conheço testemunho de pessoas que enriqueceram ao dar o dízimo.

Os que entram em sociedades secretas também enriquecem. Isso quer dizer que está certo? Não. Então, esse não é um argumento válido. Além do mais, ofertar a Deus não é uma moeda de troca ou uma barganha, mas um gesto de adoração e amor ao próximo. Se sua intenção ao dizimar ou ofertar é, no fundo, enriquecer, então você não ama a Deus, mas o usa para seus desejos pecaminosos e carnais.

Por: Augustus Nicodemus Lopes. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Malaquias 3:10, o Dízimo e o Novo Testamento.