Guilherme de Carvalho – Teologia Natural e Dessecularização da Ciência

Será que a ciência é neutra e não depende de pressuposições filosóficas? Que tipo de esforço os cristãos podem fazer de forma que ela se torne mais coerente com a fé cristã?

A Secularização da Ciência

Dualismo Natureza-Graça

A visão da Dicotomia Graça e Natureza (Tomás de Aquina), onde a Graça (Dom Adicional, Teologia Revelada, Fé) é separada da Natureza (Natureza Funcional, Filosofia e Teologia Natural – Aristóteles – Luz Natural da Razão) e esta funciona independente daquela, colaborou para secularização da ciência. Pois, o resultado dessa ideia é a uma separação entre um “andar superior” (fé e vida espiritual) de um “andar inferior” (razão e vida “secular”); e assim não havia mais a necessidade para a fé para vida do dia-a-dia.

Dualismo Natureza-Liberdade

Somado a isso há um grande impulso na ciência vindo de uma busca de liberdade (ideal de personalidade) através da modificação da natureza. Só que essa busca por liberdade através de um naturalismo científico (fatos) levou a uma perda da liberdade, advinda do niilismo e do irracionalismo (falta de significado).

Então, como o homem precisa de sentido para viver, ele é levado a uma linha de Desespero, pois a cosmovisão naturalista não explica toda existência humana, onde o homem é levado a dar um salto para fé.

Como dessecularizar a Ciência

Desnaturalizar o secularismo, demonstrando a incoerência entre o humanismo secular e a atividade científica e mostrando o caráter contingente e parasítico do humanismo secular; e no lugar corrigir a imagem da Natureza, reconstruir a imagem da ciência e proporcionar o contexto humano real.

“Pastores, quantas vezes você estimulou a vocação científica da sua igreja? Será que você acredita em uma divisão entre natureza e graça? O motivo de não termos isso é porque nossa visão da natureza é pobre.” – Guilherme de Carvalho #CongressoVidaNova

Problemas e Possibilidade da Teologia Natural

A Teologia Natural tem sua sistematização cristã no pensamento de Tomás de Aquino e defende de que o homem pode conhecer parcialmente Deus através da razão. Contudo, devido aos efeitos da queda na mente do homem, toda construção de Deus do homem a partir da razão e da natureza será em último caso um ídolo, pois não será o Deus que se revelou nas Escrituras, levando muitas vezes ao deísmo (universo mecânico, onde Deus não intervém) e ao perigo do homem se projetar em Deus, projetar a sociologia na teologia.

A Nova Teologia Natural de Torrance-McGrath

De vez de provar a existência de Deus a partir da natureza, a nova teologia natural deve dar um significa cristão para a natureza e incorporar a ciência na vocação cristã.

Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; (Colossenses 2:8-9)

Clique para Compartilhar no Facebook