Guy Davies – Pregação: Guia para Iniciantes (2/3)

Nesta série de 3 artigos Guy Davies fornece algumas instruções básicas para quem deseja aprender mais sobre pregação – um guia para iniciantes. Ressalta-se que tomamos a liberdade de adaptar o texto com os recursos brasileiros.

| parte 1 | parte 2 | parte 3 |

3. Do texto ao sermão

1) Decidir qual é o seu texto

Ore por orientação do Senhor. Reflita sobre o impulso básico de seu sermão. Será evangelístico, que visa apresentar o evangelho aos não convertidos, ou uma mensagem que é primariamente para o povo de Deus? O que a congregação precisa ouvir? Encorajamento, desafio ou admoestação?

Em sua primeira pregação, se atenha às passagens que você conhece muito bem, em vez de tentar encarar alguma coisa em Ezequiel ou Apocalipse. Aprenda a andar antes de correr.

2) Discernir o significado do seu texto

Faça perguntas ao seu texto:

  1. Qual é seu contexto na passagem?
  2. Qual é a forma literária do texto? É poesia, uma canção, prosa histórica, uma parábola, um Evangelho ou uma epístola?
  3. Qual é o lugar do texto no enredo da Bíblia?
  4. Qual doutrina está sendo ensinada pelo texto? O que ele diz sobre Deus, a salvação, a vida cristã ou das últimas coisas? Como o que está sendo ensinado no texto refere-se ao ensino da Bíblia como um todo?
  5. Qual é a aplicação prática do seu texto?
  6. Como cada sermão deve ter um ponto principal, qual é o tema principal da passagem?

3) Desenvolver uma clara estrutura de sermão.

Isso fará com que sua mensagem seja memorável e fácil de seguir. A ordem dos pontos do sermão deve ser lógica e progressiva, dando à mensagem uma sensação de impulso. Experimente e siga as divisões naturais do seu texto. Por exemplo, Gênesis 22 pode ser dividido como se segue:

I. O Senhor prova Abraão (22:1-6)
II. O Senhor provê para Abraão (22:7-14)
III. O Senhor promete bênçãos para Abraão (22:15-24)

Aliteração é boa quando acontece naturalmente, mas não é absolutamente necessária.

4) Use ilustrações úteis

Ilustrações ajudam as pessoas a entender o que está sendo dito. Elas devem iluminar a verdade ao invés de chamar a atenção para si mesmas. Narrativas bíblicas são praticamente autoilustrativas. Abraão é o exemplo-chave de um homem cuja fé está sendo provada em Gênesis 22. Mas incluir outros casos de pessoas cuja fé foi provada e aprovada, vai ajudar a chegar no ponto em questão.

5) Pregar a Cristo a partir de todas as Escrituras

Isto é especialmente importante quando se estiver pregando a partir do Antigo Testamento. Veja a prática do próprio Jesus (Lucas 24:44-49). Gênesis 22 é acerca de Isaque, a prometida “semente” sacrificada e ressurreta. (Gênesis 3:15, 21:12, Gálatas 3:16, Hebreus 11:17-19). Observe a maneira como Paulo ecoa Gênesis 22:16 em Romanos 8:32, que é sobre o Senhor, que provê ao seu povo, outro tema em Gênesis 22.

6) Aplicar profundamente a sua mensagem

O propósito da pregação é capacitar o povo de Deus a desempenhar os seus papéis no teatro da redenção. A aplicação deve ser enraizada no Evangelho e determinada pelo texto no qual você está pregando. Se o texto é uma promessa, a aplicação é: “creia”; se um mandamento: “obedeça-o”; se uma admoestação: “acate-a”. Aplique a mensagem de forma adequada a diferentes tipos de pessoas. Inste com os incrédulos para que se arrependam e creiam no evangelho. Conforte e encoraje os abatidos. Desafie os espiritualmente preguiçosos. Explique os caminhos de Deus para o desorientado. Aplique a mensagem por todo o caminho, e não apenas no final.

Por Guy Davies. exiledpreacher.blogspot.com

Tradução e Adaptação: voltemosaoevangelho.com

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.