Paul Washer – O Caráter e a Universalidade do Pecado [A Verdade sobre o Homem – 7/13]

Após a tradução do livro “O Único Deus Verdadeiro“, que você pode baixar gratuitamente aqui, começamos hoje a postar semanalmente um novo capítulo do livro “A Verdade sobre o Homem”.  No mesmo formato que o anterior, este guia de estudo bíblico propõe apresentar a doutrina do homem de forma bíblica e participativa. É um ótimo material para grupos pequenos, escolas bíblicas dominicais, discipulados e afins. Esperamos que seja proveitoso para sua alma e para sua igreja.

Confira aqui o sumário.

Lição 7: O Caráter e a Universalidade do Pecado

A Pecaminosidade do Pecado

Para iniciar nosso estudo da participação pessoal do homem na rebelião de Adão, devemos ter um entendimento correto da natureza ou caráter do pecado. Portanto, é necessário que estudemos diversos atributos e manifestações proeminentes do pecado conforme são revelados nas Escrituras. Ao fazê-lo, vamos descobrir que o pecado é muito mais do que um erro no julgamento moral, até mesmo muito mais do que a desobediência a algumas leis impessoais. O pecado é um crime contra a pessoa de Deus. Em nosso estudo devemos fazer mais do que simplesmente definir termos. Devemos recuperar um entendimento bíblico da pecaminosidade do pecado. Vivemos em um mundo e cultuamos em igrejas que, na sua maioria, não entendem mais a natureza hedionda do pecado, portanto devemos nos esforçar para redescobrir o que foi perdido. Nosso entendimento de Deus e da grandiosidade da nossa salvação em Cristo depende disso.

O Pecado é Sempre Contra Deus

O pecado é sempre primeiramente e acima de tudo um pecado contra Deus e uma afronta à Sua pessoa. Desobedecer a uma ordem divina é apontar o dedo para a face d’Aquele que dá vida e governa sobre todo homem. Hoje, se as pessoas sequer falam do pecado, elas falam do pecado contra o homem, ou pecado contra a sociedade, ou até mesmo pecado contra a natureza, mas muito raramente ouvimos falar do pecado contra Deus. Pensa-se que uma pessoa é boa porque tem boas relações com seus iguais, ainda que viva em total indiferença com relação a Deus e Sua vontade. As pessoas frequentemente perguntam como Deus pode julgar um ateu que é um bom homem, mas elas perguntam isso por serem cegas para o fato de que um homem não pode ser bom se ele nega seu Criador e não rende nada Àquele que lhe dá todas as boas coisas. As Escrituras registram que o rei Davi mentiu para seu povo, cometeu adultério, e ainda orquestrou o assassinato de um homem inocente (2 Samuel 11-12). E ainda assim quando confrontado com seus pecados, ele clamou a Deus: “Pequei contra Ti, contra Ti somente, e fiz o que é mau perante os Teus olhos” (Salmo 51:4). Davi sabia que todo pecado é primeiramente e acima de tudo um pecado contra Deus. Até que se entenda essa verdade, nunca se poderá entender a hedionda natureza do pecado.

O Pecado é a Falha em Amar a Deus

O maior de todos os pecados é a violação do maior de todos os mandamentos: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força” (Marcos 12:28-30). Cristo declarou: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15). Portanto, toda desobediência é uma demonstração de nossa falta de amor para com Deus. Por esta razão, quando o apóstolo Paulo procurava provar a depravação da humanidade nos primeiros três capítulos do livro de Romanos, ele se referiu à raça de Adão como “aborrecidos de Deus” (Romanos 1:30). Não há acusação maior que pudesse ser feita contra o homem caído. Não amar a Deus está no coração de toda a nossa rebelião. Deve-se ser também observado que um homem pode ser muito religioso e consciente da lei e da obra divina, e ainda assim ser um pecador terrível diante de Deus se sua obediência for estimulada por qualquer coisa que não seja o amor a Deus.

O Pecado é a Falha em Glorificar a Deus

As Escrituras declaram que o homem foi criado para a glória de Deus e que tudo o que o homem faz, mesmo as mais simples tarefas de comer e beber, deveriam ser feitas para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31). Glorificar a Deus é estimar a supremacia e o valor de Deus sobre todas as coisas, alegrar-se em Deus e ser satisfeito n’Ele sobre todas as coisas, e viver diante de Deus com a reverência, a gratidão e a adoração que são devidas a Ele. Pecado é exatamente o oposto de glorificar a Deus. Quando o homem peca, ele se torna o oposto daquilo que ele foi criado para ser. Um homem pecaminoso é uma criatura que deslocou a si mesmo e perverteu a própria razão de sua existência. Ele substituiu a Deus pelo ego e a vontade de Deus pela vontade do ego. O apóstolo Paulo escreve que “tendo conhecido a Deus, contudo não O glorificaram como Deus” (Romanos 1:21) e que eles “trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém” (Romanos 1:25). As raízes do pecado vão muito mais profundamente do que é visto na superfície; é a recusa do homem de reconhecer o direito de Deus como Deus. É a determinação do homem de colocar a si mesmo acima de seu Criador, usurpar Seu trono, e roubar Sua glória. O pecado é fundamentalmente uma recusa a glorificar a Deus como Deus, e isso se manifesta sempre que o homem busca sua própria glória acima da glória de Deus.

O Pecado é Ímpio e Profano

A palavra impiedade denota uma recusa em reconhecer a Deus como Deus, um desejo por viver uma vida “impiedosa”, livre de Sua soberania e Sua lei. A palavra profano denota uma recusa de ser conformado ao caráter e à vontade de Deus, um desejo pela depravação moral ao invés de semelhança a Deus. Uma vez foi dito que o maior elogio que se pode ser feito a uma pessoa é desejar estar com ela e ser como ela. O pecado revela um desejo interior de viver sem Deus e ser diferente de Deus. Esta é uma grande afronta a Ele!

O Pecado é Rebelião e Insubordinação

Em 1 Samuel 15:23, as Escrituras declaram: “Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniquidade de idolatria.” A palavra rebelião é traduzida da palavra hebraica meri, que significa contencioso, rebelde ou desobediente para com. A palavra obstinação é traduzida da palavra hebraica patsar, que literalmente significa insubordinado, pressionar ou empurrar. Ela denota alguém que é insistente, insolente, arrogante e presunçoso. Não há pecados pequenos, porque todo pecado é rebelião e insubordinação. De acordo com 1 Samuel 15:23, praticar qualquer forma de rebelião é tão maligno quanto tomar parte em um ritual pagão ou demoníaco, e praticar qualquer forma de insubordinação é tão maligno quanto tomar parte em total iniquidade ou render adoração a um falso deus.

O Pecado é Transgressão da Lei

Em 1 João 3:4, as Escrituras declaram: “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei”. O termo transgressão da lei é traduzido da palavra grega anomia [a, sem + nomos, lei]. Transgredir a lei é viver sem lei, ou como se Deus nunca tivesse revelado Sua vontade para a humanidade. Uma pessoa pode transgredir a lei desafiando abertamente o governo e a lei de Deus, ou simplesmente sendo indiferente e voluntariamente ignorante. Em ambos os casos, a pessoa demonstra desprezo por Deus e Sua lei. A natureza abominável de transgredir a lei é vista no fato de que o anticristo é descrito como o “homem da iniquidade”[1] (2 Tessalonicenses 2:3).

O Pecado é Traição

A palavra traição denota um ato enganoso e infiel contra outra pessoa. Ao longo das Escrituras, a traição é vista como um aspecto pertencente a todo pecado (Ezequiel 18:24), seja em rebelião (Isaías 48:8), abandonar o Deus verdadeiro por ídolos (1 Crônicas 5:25), ou em qualquer forma de apostasia ou desviar-se de Deus (Salmo 78:57). Todo pecado é uma traição contra Aquele que nos criou e amorosamente sustenta nossas vidas.

O Pecado é Abominação

Se apenas uma coisa pudesse ser dita a respeito do pecado, deveria ser dito que acima de todas as coisas, o pecado é uma abominação a Deus. Uma abominação diante do Senhor é uma coisa imunda e nojenta. É detestável e repulsivo a Deus e um objeto de Seu ódio (Provérbios 6:16). Nas Escrituras, todo pecado é uma abominação e pecar é agir abominavelmente (Ezequiel 16:52). Provérbios 28:9 declara que “O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável”. De semelhante modo, Provérbios 15:8-9 declara que “O sacrifício dos perversos é abominável ao Senhor” e que “O caminho do perverso é abominação ao Senhor”. Toda idolatria (Deuteronômio 7:25) e qualquer ato injusto (Deuteronômio 25:16) é uma abominação diante do Senhor, assim como qualquer pessoa que planeje o mal (Provérbios 3:32; 15:26), mentirosa (Provérbios 12:22), perversa de coração (Provérbios 11:20), ou arrogante de coração (Provérbios 16:5). Em Apocalipse 21:8, 27, as Escrituras finalizam com o aviso de que o abominável e aqueles que praticam abominações sofrerão a punição eterna.

O Pecado é Errar o Alvo

A palavra hebraica mais comum para pecado é chata, que significa errar o alvo, errar o caminho, ou falhar. Em Juízes 20:16, nós lemos que os homens de Benjamin “atiravam com uma funda uma pedra num cabelo e não erravam [chata]”, e em Provérbios 19:2 lemos: “Peca” ou “erra o caminho [chata] quem é precipitado”. No Novo Testamento, a palavra grega mais comum para pecado é hamartano, que pode também ser traduzida como errar o alvo, errar, enganar-se, ou vagar para fora do caminho. De acordo com as Escrituras, o alvo ou objetivo para o qual o homem deve mirar é a glória de Deus (Romanos 3:23). Qualquer pensamento, palavra ou ação que não tem a glória de Deus como seu propósito principal, é pecado. É importante notar que o pecado [chata ou hamartano] nunca é visto como uma falha inocente ou um erro honesto, mas sempre é um ato voluntário de desobediência resultado a partir da corrupção moral e da rebelião do homem contra Deus.

Pecado é Passar do Limite

A palavra transgredir é traduzida da palavra hebraica abar que significa cruzar, passar, atravessar, ou contornar. Transgredir o mandamento de Deus é ir além do que é permitido pelos mandamentos de Deus. É ignorar as restrições impostas sobre nós pela lei de Deus e ir além de sua cerca. No Novo Testamento, a palavra transgredir é traduzida da palavra grega parabaino, que significa passar pelo lado, passar por, atravessar, ou ir além. Em Mateus 15:2-3 é encontrado um excelente exemplo de parabaino: Os fariseus perguntaram a Jesus: “Por que transgridem [parabaino] os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos quando comem.” E Jesus lhes respondeu: “Por que transgredis [parabaino] vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?”

A Universalidade do Pecado

Agora que vimos algo sobre a pecaminosidade do pecado, devemos voltar nossa atenção para uma das mais importantes doutrinas de todas as Escrituras — a universalidade do pecado. O pecado não é um fenômeno raro ou incomum confinado a uma pequena minoria da raça humana, mas é universal em seu alcance. As Escrituras são claras quando dizem que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23). Não há nenhum membro da raça de Adão que não tenha se unido a ele na rebelião que ele começou. Aqueles que negam tal verdade devem negar o testemunho das Escrituras, da história humana, e de seus próprios pensamentos, palavras e ações pecaminosas.

1. Em Romanos 3:23 é encontrada uma das mais importantes passagens de todas as Escrituras a respeito da pecaminosidade e desobediência de todos os homens. O que esta passagem nos ensina?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Nota: A frase “carecem da glória de Deus” é uma provável referência à constante falha do homem em fazer todas as coisas para o louvor, a honra e o beneplácito de Deus. “Porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus…” (Romanos 1:21).

2. As Escrituras são cheias de inúmeras referências à pecaminosidade e desobediência voluntária do homem contra Deus e Sua vontade. O que as seguintes passagens das Escrituras nos ensinam sobre a desobediência universal de todos os homens?

1 Reis 8:46

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Salmo 143:2

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Provérbios 20:9

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Eclesiastes 7:20

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

Isaías 53:6

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

3. Em Romanos 3:9-12 é encontrada uma coleção de citações do Antigo Testamento listadas pelo apóstolo Paulo para demonstrar a pecaminosidade universal da humanidade e sua desobediência voluntária contra Deus. Leia o texto diversas vezes até que esteja familiarizado com seu conteúdo. Depois, escreva seus pensamentos a respeito de cada versículo:

a. “Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus quanto gregos, estão debaixo do pecado…” (v. 9):

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

b. “como está escrito: ‘Não há justo, nem um sequer…’” (v. 10):

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

c. “‘…não há quem entenda, não há quem busque a Deus…’” (v. 11):

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

d. “‘… todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis…’” (v. 12):

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

e. “‘… não há quem faça o bem, não há nem um sequer.’” (v. 12):

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

4. O testemunho das Escrituras contra todos os homens é ofensivo, e alguns não irão querer aceitá-lo como verdade. Qual aviso é dado em 1 João 1:8-10 àqueles que se opuserem ao testemunho bíblico contra o homem e declararem que não são pecadores?

 ________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________


[1] Na versão King James, usa-se o termo lawlessness, ou seja, “transgressão”. [N. do T.]

 

Copyright © por Paul David Washer, Sociedade Missionária HeartCry. Website: heartcrymissionary.com

Publicado por Granted Ministries Press, uma divisão de Granted Ministries. Website: grantedministries.org

Tradução:Voltemos ao Evangelho.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.