Ore mais a Bíblia em 2013

Olá leitores do VE. Como foi sua vida espiritual em 2012? Mais especificamente, como foi sua vida de oração em 2012? Fizemos uma pesquisa algum tempo atrás com vocês e as respostas foram as seguintes:

Você ora diariamente?

Sim (78%)

Não (21%)

Aparentemente, a maioria de vocês ora regularmente. Isso é muito bom! Só para deixar claro, não vale respoder “sim” se você só ora para comer (rs). De qualquer forma, queremos ajudá-lo a orar mais e melhor em 2013.

Oração Inspirada – Ore os Salmos

Você já parou para pensar que Deus inspirou um livro inteiro de oração na Bília? Sim, estamos falando dos Salmos. Provavelmente, sua resposta será “sim” e é bem possível que você ame os Salmo pela capacidade de expressar toda a gama dos nossos sentimentos (vitória, louvor, confissão, clamor, etc.). Contudo, Dietrich Bonhoeffer, no livreto Orando com os Salmos, chama a atenção para algo mais (algo que eu não tinha reparado ainda):

“Portanto, se a Bíblia também contém um livro de orações, isso nos ensina que a Palavra de Deus não engloba apenas a palavra que Deus dirige a nós. Inclui também a palavra que Deus quer ouvir de nós ouvir de nós, por ser palavra do seu amado Filho. Que graça imensurável: Deus nos diz como podemos falar e ter comunhão com Ele! E nós podemos fazê-lo orando em nome de Jesus Cristo. Os Salmos nos foram dados para aprendermos a orar em nome de Jesus Cristo” (Orando com o Salmos, p. 13)

Ou seja, o fato dos Salmos (e isso vale para outras orações na Bíblia, como o Pai Nosso, as orações de Paulo) serem inspirados não significa somente que Deus estava falando conosco, mas também que Deus estava falando conosco sobre como devemos falar com Ele. Bonhoeffer diz:

“Ao repetir as próprias palavras de Deus, começamos a orar a Ele. Não oramos com a linguagem errada e confusa de nosso coração; mas pela palavra clara e pura que Deus falou a nós por meio de Jesus Cristo, devemos falar com Deus, e Ele nos ouvirá.” (Orando com o Salmos, p. 11)

Como orar em meio aos problemas? Ore como Davi. Como confessar seus pecados? Ore o Salmo 32 (por exemplo).

Contudo, deixemos claro, não estamos falando sobre mera repetição para conquistar o favor de Deus (aquilo que Jesus proibiu em Mateus 6). Estamos falando sobre a mesma coisa que você faz ao cantar uma música: você faz das palavras de uma outra pessoa o seu louvor genuíno a Deus. Igualmente, faça das palavras do salmista a sua oração.

Há muito para falar sobre este assunto, mas Franklin Ferreira abordou o assunto de forma excelente em seu artigo “O uso dos Salmos na devoção cristã“. Recomendamos a leitura.

Outras postagens

Outros textos que recomendamos seriam os seguintes:

Cronograma de Oração

Iremos falar mais sobre oração em 2013, mas gostaríamos de fornecer três cronogramas para ajudá-lo a orar o Saltério em 2013. Cada um possuia uma extensão diferente. O primeiro ora todo os 150 salmos em 1 mês, o segundo, em 3 meses e o terceiro, em seis. Se você nunca orou os salmos, eu recomendaria começar com o de 3 meses. Ele possui um salmo para ser orado pela manhã e outro, pela noite (mas você pode fazer isso em qualquer horário que achar melhor; porém é interessante fazer em duas vezes e não os dois no mesmo momento). Se sua vida é muito corrida, considere o cronograma de 6 meses.

Resumidamente, então, leia o salmo do dia, entenda e medite sobre ele e, depois, ore com suas palavras o salmo. Se algo invadir sua mente quando você estiver orando, simplesmente o inclua em sua oração. Quanto a entender o Salmo, não vá direto para a aplicação em sua vida. Primeiro, veja como esse Salmo se cumpre em Cristo e, depois, aplique por meio de Cristo o salmo em sua vida (leia mais sobre isso em “Pregando Cristo no Antigo Testamento”). Por exemplo, o Salmo 23: “o Senhor é meu pastor”. Esse salmo está incluso entre os salmos reais, aqueles que o rei Davi orou e, portanto, este é um salmo que o filho de Davi também orou. Medite sobre como Cristo passou pelas provações confiando em Deus e como, pela Sua morte, nós somos chamados para ser o rebanho do seu pastoreio. Então, aplique a confiança de dizer “o Senhor é meu pastor” às tribulações de sua vida. E ore sobre isso. Não só peça. Louve a Cristo pelo que Ele fez e é. Ore sobre sua meditação sobre como Cristo cumpre aquele Salmo.

1 Mês 3 Meses 6 Meses