Mark Dever – Breves conselhos de como achar uma igreja saudável?

Sabemos que muitos dos leitores do VE foram despertados para o Evangelho, mas se encontram em igrejas onde o mesmo não aconteceu. Já postamos uma série de Bobby Jamieson, do ministério 9 Marcas, onde ele fala sobre a dificuldade (quase impossibilidade) de se mudar uma igreja, sem mudar o pastor ou sem causar divísão:

1. Porque Você Não Pode Mudar Sua Igreja
2. Quando você pode mudar sua igreja?
3. Como Mudar Sua Igreja
4. Como Viver Com o Que Você Não Consegue Mudar

Além disso postamos algumas recomendações de R. W. Glenn sobre “o que procurar em uma nova igreja“.

Mark Dever, em seu livro Nove Marcas de uma Igreja Saudável estabelece boas diretrizes do que procurar em uma nova igreja. Abaixo, segue os breves conselhos de Dever do como achar em uma igreja saudável (adaptado do livro O que é uma Igreja Saudável?)

1. Ore.

2. Busque o conselho de um pastor piedoso (ou de presbíteros piedosos).

3. Mantenha firme suas prioridades:

a) O evangelho tem de ser verdadeiramente afirmado, pregado com clareza e vivenciado com fidelidade. Uma falha séria em qualquer dessas expressões do evangelho é bastante perigosa.

b) A pregação tem de ser fiel às Escrituras, pessoalmente desafiadora e central à vida da congregação. Você só crescerá em sua vida espiritual onde as Escrituras são tratadas como a autoridade suprema.

c) É muito importante considerar como a igreja estabelece as diretrizes para o batismo, a ceia do Senhor, o tornar-se membro, a disciplina eclesiástica e quem possui a palavra final nas decisões.

d) Em resumo, procure uma igreja que exiba as Nove Marcas de Uma Igreja Saudável (veja mais no final da postagem mais informações)

4. Faça um diagnóstico de si mesmo utilizando estas perguntas:

a) Eu gostaria de achar uma esposa que foi criada sob o ensino desta igreja?

b) Que retrato do cristianismo meus filhos verão nesta igreja — algo distinto ou bem semelhante ao mundo?

c) Eu ficaria contente em convidar os não-cristãos a vir a esta igreja? Ou seja, eles ouviriam com clareza o evangelho e perceberiam aqui vidas que correspondem ao evangelho? A igreja ama receber bem e alcançar os não-cristãos?

d) Esta é uma igreja que eu pastorearia e serviria?

5. Considere a situação geográfica. A proximidade física da igreja em relação à sua casa estimula ou desestimula o envolvimento e a participação frequente? Se você está mudando de lugar, procure localizar uma boa igreja antes de comprar uma casa.

O que é uma Igreja Saudável?

O Ministério Fiel disponibilizou o ebook “O que é uma Igreja Saudável?” para download gratuito, bem como outros bons conteúdos!

Clique aqui para baixar o e-book

E se a igreja não tiver as Nove Marcas?

Sim, sabemos que é difícil achar uma igreja que exiba todas as marcas, então quais priorizar? No livro “O que é uma Igreja Saudável?“, Dever divide as nove marcas em essencias e importantes Das nove marcas, as três primeiras são essenciais: (1) Pregação expositiva, (2) Teologia Bíblia e (3) Um entendimento bíblico das boas-novas. Ou seja, preste atenção à pregação da igreja! O pastor está expondo a bíblia ou só usa a bíblia de pretexto para falar o que bem entende? Ele ilustra a exposição ou fica contando historinhas? Ele fica só falando clichês de poder e vitória ou prega a Bíblia? Em um mês de pregação, ele pregou temas diversos ou só o que mais lhe agrada? Ele prega uma teologia que vem da Bíblia? Fuja do liberalismo e da teologia da prosperidade e da vitória – são dois opostos venenosos! E o Evangelho é pregado? A cruz é celebrada e afirmada? Se em um mês de culto nada foi falado sobre o evangelho (tirando no momento da ceia), essa provavelmente não é uma igreja saudável.

Por fim, nós sabemos que a situação está feia. Mas lembre-se: ser membro de uma igreja doente ainda é melhor que não ser membro de nenhuma e desobedecer o comando divino.

Quando nos tornamos membro de uma igreja, estamos dando as mãos uns aos outros para conhecermos e sermos conhecidos uns pelos outros. Concordamos em ajudar e encorajar uns aos outros, quando necessitamos ser lembrados da obra de Deus em nossas vidas ou quando precisamos ser exortados a respeito das grandes discrepâncias entre o nosso falar e o nosso viver.

Precisamos desistir de tentar viver a vida cristã sozinhos. Precisamos, individualmente, viver em aliança com outros para seguirmos a Cristo. Os cristãos têm de parar de ser egoístas em seu entendimento da vida cristã. A vida cristã não se resume em você e naqueles aos quais você procura alcançar com o evangelho. Deus também tenciona que você seja parte comprometida em ajudar a fazer discípulos do rebanho que Ele já salvou.

– Mark Dever, em Nove Marcas de Uma Igreja Saudável

Não deixe de baixar e ler o ebook. Irá ajudá-lo muito!