Um blog do Ministério Fiel  Um blog do Ministério Fiel

Mark Dever – Breves conselhos de como achar uma igreja saudável?

dever-conselhos-igreja

Sabemos que muitos dos leitores do VE foram despertados para o Evangelho, mas se encontram em igrejas onde o mesmo não aconteceu. Já postamos uma série de Bobby Jamieson, do ministério 9 Marcas, onde ele fala sobre a dificuldade (quase impossibilidade) de se mudar uma igreja, sem mudar o pastor ou sem causar divísão:

  1. Porque Você Não Pode Mudar Sua Igreja
  2. Quando você pode mudar sua igreja?
  3. Como Mudar Sua Igreja
  4. Como Viver Com o Que Você Não Consegue Mudar

Além disso postamos algumas recomendações de R. W. Glenn sobre “o que procurar em uma nova igreja“.

Mark Dever, em seu livro Nove Marcas de uma Igreja Saudável estabelece boas diretrizes do que procurar em uma nova igreja. Abaixo, segue os breves conselhos de Dever do como achar em uma igreja saudável (adaptado do livro O que é uma Igreja Saudável?)

1. Ore.

2. Busque o conselho de um pastor piedoso (ou de presbíteros piedosos).

3. Mantenha firme suas prioridades:

a) O evangelho tem de ser verdadeiramente afirmado, pregado com clareza e vivenciado com fidelidade. Uma falha séria em qualquer dessas expressões do evangelho é bastante perigosa.

b) A pregação tem de ser fiel às Escrituras, pessoalmente desafiadora e central à vida da congregação. Você só crescerá em sua vida espiritual onde as Escrituras são tratadas como a autoridade suprema.

c) É muito importante considerar como a igreja estabelece as diretrizes para o batismo, a ceia do Senhor, o tornar-se membro, a disciplina eclesiástica e quem possui a palavra final nas decisões.

d) Em resumo, procure uma igreja que exiba as Nove Marcas de Uma Igreja Saudável (veja mais no final da postagem mais informações)

4. Faça um diagnóstico de si mesmo utilizando estas perguntas:

a) Eu gostaria de achar uma esposa que foi criada sob o ensino desta igreja?

b) Que retrato do cristianismo meus filhos verão nesta igreja — algo distinto ou bem semelhante ao mundo?

c) Eu ficaria contente em convidar os não-cristãos a vir a esta igreja? Ou seja, eles ouviriam com clareza o evangelho e perceberiam aqui vidas que correspondem ao evangelho? A igreja ama receber bem e alcançar os não-cristãos?

d) Esta é uma igreja que eu pastorearia e serviria?

5. Considere a situação geográfica. A proximidade física da igreja em relação à sua casa estimula ou desestimula o envolvimento e a participação frequente? Se você está mudando de lugar, procure localizar uma boa igreja antes de comprar uma casa.

O que é uma Igreja Saudável?

O Blog Fiel disponibilizou o ebook “O que é uma Igreja Saudável?” para download gratuito, bem como outros bons conteúdos!

Baixar ebook

E se a igreja não tiver as Nove Marcas?

Sim, sabemos que é difícil achar uma igreja que exiba todas as marcas, então quais priorizar? No livro “O que é uma Igreja Saudável?“, Dever divide as nove marcas em essencias e importantes Das nove marcas, as três primeiras são essenciais: (1) Pregação expositiva, (2) Teologia Bíblia e (3) Um entendimento bíblico das boas-novas. Ou seja, preste atenção à pregação da igreja! O pastor está expondo a bíblia ou só usa a bíblia de pretexto para falar o que bem entende? Ele ilustra a exposição ou fica contando historinhas? Ele fica só falando clichês de poder e vitória ou prega a Bíblia? Em um mês de pregação, ele pregou temas diversos ou só o que mais lhe agrada? Ele prega uma teologia que vem da Bíblia? Fuja do liberalismo e da teologia da prosperidade e da vitória – são dois opostos venenosos! E o Evangelho é pregado? A cruz é celebrada e afirmada? Se em um mês de culto nada foi falado sobre o evangelho (tirando no momento da ceia), essa provavelmente não é uma igreja saudável.

Por fim, nós sabemos que a situação está feia. Mas lembre-se: ser membro de uma igreja doente ainda é melhor que não ser membro de nenhuma e desobedecer o comando divino.

Quando nos tornamos membro de uma igreja, estamos dando as mãos uns aos outros para conhecermos e sermos conhecidos uns pelos outros. Concordamos em ajudar e encorajar uns aos outros, quando necessitamos ser lembrados da obra de Deus em nossas vidas ou quando precisamos ser exortados a respeito das grandes discrepâncias entre o nosso falar e o nosso viver.

Precisamos desistir de tentar viver a vida cristã sozinhos. Precisamos, individualmente, viver em aliança com outros para seguirmos a Cristo. Os cristãos têm de parar de ser egoístas em seu entendimento da vida cristã. A vida cristã não se resume em você e naqueles aos quais você procura alcançar com o evangelho. Deus também tenciona que você seja parte comprometida em ajudar a fazer discípulos do rebanho que Ele já salvou.

- Mark Dever, em Nove Marcas de Uma Igreja Saudável

Não deixe de baixar e ler o ebook. Irá ajudá-lo muito!





  • http://www.facebook.com/people/Bryan-Monteiro/100003266975276 Bryan Monteiro

    Todos os conselhos foram excelentes, muito boa esta postagem.

    A paz de Cristo para a galera do Voltemos ao Evangelho.

  • Natalia Moreira

    Muito bom!

  • atitude2009

    Estou procurando uma igreja onde do seu interior flue rios de água viva, vc conhece alguma ?
    Me dê o endereço que vou conferir, tá? Então tá. tito com sal e com pimenta. from brasília.

    • Daniel

      Jesus fez essa promessa a todos que crerem no seu nome, colocar toda responsabilidade em cima das igrejas é imprudente.

      • atitude2009

        Outro idiota falando kaganeira.A igreja – corpo somos nós idiota,confere em 1Cor.12.27.Portanto se não sintonizamos com Ele,a responsabilidade é nossa sim senhor, tá? Então tá. tito from brasília.

        • http://www.facebook.com/RodrigoMantoan Rodrigo Mantoan

          A igreja somos “nós”? Desculpa, mas, dessa forma, você deveria se envergonhar de dizer-se “cristão”, e, até mesmo, chamar-se de “Corpo de Cristo” – que é puro, santo, digno de toda adoração e louvor – e ainda intitular-se Igreja! Insultar irmãos dessa forma é contrário às Santas Escrituras. Lembre-se de Mateus 5:22.

          • atitude2009

            Quem não lê as Escrituras e se mete a dar pitaco,ofende o corpo também,pois o pitaco é de total irrelevância. Nós, (gente de carne e osso) somos o corpo de Cristo, igreja que quer dizer eclesia,reunião de gente,de humanos.Mandei você conferir em 1 Coríntios 12,26.27 e vc seu idiota não fêz, então faça e pare de choramingar “santidade” e deixe de irritar os outros com seus pitacos,tá? então tá.
            Fui , tito from brasília,df.

        • Guest

          Oi Tito. Quero que você também confira em Mateus 5:21-26, o ensino do Senhor Jesus Cristo a seus discípulos sobre ódio: Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: “Não mate. Quem matar será julgado.” Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: “Você não vale nada” será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno. Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus. Se alguém fizer uma acusação contra você e levá-lo ao tribunal, entre em acordo com essa pessoa enquanto ainda é tempo, antes de chegarem lá. Porque, depois de chegarem ao tribunal, você será entregue ao juiz, o juiz o entregará ao carcereiro, e você será jogado na cadeia. Eu afirmo a você que isto é verdade: você não sairá dali enquanto não pagar a multa toda.
          O conselho é para refletir e cair na real. Suas palavras estão na contra mão do mundo espiritual.O Senhor Jesus Cristo como fonte de águas vivas, não desemborca ódio no coração dos que tem fé n’Ele (Cristo). Quem diz ser casa(você como Igreja). Lugar de habitação de Deus, precisa desemborcar Amor.

          • atitude2009

            Que ódio ? Não lhe conheço,nunca lhe vi,nunca tive pessoalmente com vc,onde vc foi arranjar ,seu teólogo palpiteiro citando as Escrituras de modo distorcivo? Não odeio a vc,o que eu não gostei é da usa palpitaria sobre um assunto que vc não tem conhecimento e vive citando a Bíblia para chegar onde vc quer. Igreja é gente,e como tal somos todos inclusive vc pecadores disfarçados em crentes.O Senhor Jesus não pensa como vc, Ele salvou Saulo assassino violento,Ele chamou Moisés outro homicida ,Ele chamou Raabe a prostituta dona de um ‘rende vouz’ em Jericó,que mais um rei Davi,adultero e assassino (Urias),quantos pecadores foram salvos durante a vida heim? Eu ainda não matei ninguém.Apenas vc se irritou por eu disse que estava e estou procurando uma igreja (um grupo de pessoas) que do seu interior flua rio de águas vivas, e vc se sentiu ofendido,vc é fraco e não merece uma discussão teológica séria, Jesus disse isso e eu estou procurando por isso, dá pra entender anta? Vou mudar de idiota para anta,tá? então tá. Tito from brasília salvo e tenho o nome escrito no livro da Vida e tenho fé e aposto com vc.
            tito from brasília.

          • atitude2009

            As minhas palavras estão no rota certa,bater de frente com quem anda dando palpitec nos comentários , distorcendo as Escrituras e aplicando as mesmas em favor de si e de suas idéias.Não tenho medo de nada,o que tinha a perder eu já perdí, o meu nome segundo Apocalipse 3.5 Ele escreveu e ninguém vai riscá-lo de lá,nem Ele o meu Irmão + Velho. Fique a vontade,se vc quiser bater boca comigo,fique a vontade,vc é santo,não peca,não se irrita e fica aí não sei de onde a citar Escrituras para um assunto que nunca existiu, pessoalmente como ja lhe disse não lhe conheço, logo não posso lhe odiar,devolve a sua ponderação.
            tito from brasília, sem sal e com pimenta.

          • christian

            brother, que atitude mais descontrolada, por varias vezes a bíblia cita que devemos ser brandos que devemos ser mansos e não vejo mansidão em suas palavras, filipenses 2:5 diz que devemos ter a mesma atitude que cristo
            Cristo agiria dessa forma ? me mostra isso na bíblia
            mano, a palavra trás transformação..pecadores vestidos de crentes ? sou pecador sim e se você se juga como cristão deve ter isso em mente de que e pecador e necessita de Cristo , independente da justificação, já somos salvos mas por sermos salvos devemos agir de qualquer forma ? brother estamos sendo aperfeiçoados em cristo todos os dias, e precisamos de mais humildade, o nosso irmão e fraco mesmo eu sou fraco você e fraco , você que esta de pé cuidado para que não caia ^^

            só uma pergunta você disse que não odeia nosso querido irmão por não conhece-lo….e quem vc conhece pode o odiar

          • atitude2009

            É claro que para odiar uma pessoa é preciso ter contato com ela,eu não tive e nem tenho ódio do Sergio a quem não conheço. E quem eu conheço não odeio a nenhum deles,mas Jesus me recomenda a não odiar e isso estou tentando inclusive tendo vc como minha experiência, tá?

      • tito monteiro

        Senhor ou irmão Daniel: A igreja é composta de pessoas,gente,carne,sangue e ossada,tá? Portanto,nós somos responsáveis sim diante do Irmão + Velho de sermos sal,luz e fluir água viva do nosso interior.Ou flue água viva ou flue água morta,qual das duas? Eu,estou procurando essa igreja (grupo) para conhecer,se vc sabe de uma me dê o endereço e eu vou conferir,só ,se isso ofende? tito from brasília.

      • atitude2009

        Oi Daniel : Então ninguém é responsável? O “todos” que vc citou porventura não é corpo-igreja? Somos responsáveis de fluir o que Deus nos deus, SIM ,SIM E SIM.
        abraço do tito from brasília.

    • sergio

      Jesus Ele é a fonte,de vida vc esta procurando algo errado busque a Cristo Jesus.

      • atitude2009

        Eu esto procurando a coisa certa,bobão.Jesus foi quem disse:Quem crê em mim (não igreja institucional) pessoa , do seu interior fluirão rios de água viva.Ele é a fonte e quem Nele crê vira uma fonte da Fonte, idiota.tito from brasília.

        • sergio

          Gostaria de te dar um conselho,vai aos pés do Senhor,seja humilde,e se arrependa de seus maus caminhos e busque aquele que pode lhe dar vida Jesus.
          arrependimento= mudança de atitude interior (dependência de Cristo Jesus),vc está procurando um lugar que seja bom para vc,qdo só nos resta a cruz de Cristo,abraço e que Jesus possa te dar direção e sabedoria.

      • atitude2009

        Eu não estou procurando algo errado, estou procurando a coisa certa.
        Se vc não sabe o que responder fique calado,não dê palpites. A pergunta é
        procedente: VC conhece alguma igreja saudável que flua do seu interior rios de água viva? Se vc não conhece fique em silêncio,se conhece me diga o endereço e vou lá
        para conferir. A ordem de Jesus minha anta é quem crê flui rios de água viva,quem não crê não flui nada, só bafora. tito from brasília.

    • http://www.facebook.com/eliseugp Eliseu Pereira

      Não existe uma igreja pura, irmão. Busque a Deus e a comunhão com irmãos seguidores de Jesus estejam onde estiverem, dentro ou fora de uma comunidade cristã formal. Acho que não se deve falar em igreja pura, mas pessoas os “dois ou três reunidos” em nome de Jesus.

  • Sergio

    O entendimento de que uma igreja são quatro paredes é um equivoco muito grande,quatro paredes é um templo, feito por mãos humanas onde Deus não habita, a igreja é composta de indivíduos com o mesmo foco e compromisso com nosso amado Jesus,onde formam o corpo de Cristo, se o foco não for o evangelho do Reino de Deus a doutrina dos apóstolos ai pode ser qualquer coisas menos igreja de Jesus,igreja saudável é aquele em que Cristo governa é aquela onde a cruz,renuncia, dependência e obediência onde o foco principal é fazer a vontade do Senhor Jesus.

    • atitude2009

      Falou e disse,muito bem,palmas.from brasília do brother tito.

  • atitude2009

    Continuo procurando uma igreja-corpo que do seu interior flua rio de águas vivas.Se vc não conhece nenhuma delas não dê palpite,se conhece me diga onde fica,endereço para que eu vá conferir, tá? Então tá. Brother Tito from brasília.

  • atitude2009

    Quando eu disse estou procurando uma igreja que do seu interior flua rio de águas vivas, eu não disse que estou procurando TEMPLO,catedral ou coisa parecida, eu estou falando de gente,carne,sangue e osso que forma o corpo de Cristo na Terra. tá difícil de entender? A igreja é gente, o verbo se fez carne e habitou entre nós , tá? então tá. tito from brasília.

  • MANO

    ESTA QUESTÃO DE 2 PASSOS 5 E 6 E TUDO RUDIMENTO DE HOMEM QUE VIVE NA HORIZONTAL VAMOS VIVER NA VERTICAL DIRETAMENTE LIGADOS NO SENHOR – NÃO VAMOS OLHAR O MANUAL E SIM VIVER O EMANUEL.

  • tito monteiro

    O que me preocupa é essa penca de crentes metidos a “teólogos” dando palpite e citando as Escrituras de forma distorcida.E qdo são confrontados respondem tb de forma distorcida.A linguagem de Jesus com os fariseus não foi nada agradável,já com Zaqueu,a mulher samaritana,o cobrador de imposto ladrão Levi,com a prostituta que lavou os seus pés e enxugou com os cabelos,Ele foi generoso,delicado,educado,paciente e até romântico.Hoje,com os líderes de plantão Ele não teria outra forma de falar a não ser aborrecido e irado – os líderes religiosos (fariseus) e os de hoje só mudaram de roupa e costumes,mas são igualzinho dos tempos do Mestre. Aqui em Brasília aconteceu certas coisas esquisitas,quando o Ex-governador Arruda esteve preso na PF,alguns dos evangélicos (líderes) foram lhe levar conforto e consolo dando-lhe uma bíblia e fazendo orações de “livramento” em favor do Arruda, esses mesmos ‘crentes’ se esqueceram que Arruda estava sob julgamento de juízo divino, e as vítimas da corrupção chefiada por Arruda não foram visitadas e nem consoladas – Arruda e sua quadrilha roubou milhões e milhões do erário público, sabe como Jesus chamaria Arruda? Raposa.Só pra lembra, brother tito from brasília.

    • Rubens A Filho

      Concordo q Jesus tem um censo de justiça perfeito e jamais trataria com indiferença o pecado deste cidadão… Mas tbm entendo q Jesus agiu com misericordia e perdão com um cara bem parecido chamado Zaqueu, lembra?

      E é legal pensar tbm q no fim das contas somos todos crueis e mereciamos a condenação pelo nosso pecado mas Deus agiu com misericordia com a gente.. Não somos melhores q o Arruda mas tbm n podemos tapar os nossos olhos pra injustiça q ele fez..

      Se u dia se arrepender e crer em Jesus será perdoado e o crime dele será pago com a cruz e senao serah o sangue dele derramado.. mas n podemos nos esquecer como Cristo agiu com pecadores como ele..

      Espero ter contribuido… abraços!

  • tito monteiro

    Essa pergunta rola por aí e ninguém tem uma resposta.
    VC conhece umas igrejas que do seu interior flue rio de águas vivas ?
    Se conhece me dê o endereço,nome,cidade para que eu possa conferir,e quem sabe me membrar nela. Não venha me xingar,diga o endereço de tal igreja se vc conhece alguma,se não conhece não faça comentário, eu quero saber onde está esta igreja saudável ou doce,que tenha vida,tá?
    tito from brasília.

    • christian

      conheço, o nome dela e CRISTO, a igreja sou eu e talvez você, se e que assim pode considerar,^^

    • Christian

      Cara tu ta fazendo um barulho danado com uma pergunta tão tola, o texto é claro em afirma que o fluir de águas vivas é referente ao Espirito santo que habitaria nos que creem João 7,39 , se é assim então, o que vc está pedindo é algo tolo, pois o nome de qualquer cristão que está comentando aqui poderia ser citado como uma pessoa que do seu interior flui rios de água viva, da mesma forma creio que não é muito difícil encontrar alguém ou um grupo que preencha esse perfil aí na sua cidade, ou será que aí não há cristãos.

      • atitude2009

        Ô Christian, a pergunta para vc é tola,então eu sou tolo,vc me xingou? O fluir do Espírito Santo é para ser sentido e causar efeito na cidade.A primeira igreja deixou o Espírito fluir do seu interior e aconteceu que a cidade foi atingida e visitada, 8 mil convertidos.Isso está acontecendo a onde eu quero saber,e vc sabe? Aqui na minha cidade Brasília é que não está, e os líderes pastores da minha cidade estão mais envolvidos com a oração da propina – Jornal Nacional e outras redes noticiaram,vc viu ou não viu. A situação e pergunta se refere a Brasília, a minha cidade onde resido desde 1960,e aqui não existe igreja com nove,dez ou doze marcas,no máximo com zero marca – com pouca oração,muita oração ou oração nenhuma aqui em Brasília a fila anda para outras regiões celestiais.Os últimos escândalos de corrupção envolveu líderes de igrejas de porte grande,e a maioria dos deputados envolvidos todos são evangélicos,presos e algemados pela PF – é isso que nós queremos? Então a minha pergunta faz sentido – VC conhece alguma igreja que flua o Espírito Santo como fluiu na igreja primitiva? Se conhece me dê o endereço, e se isso lhe ofende então pare de debater comigo ou me responde de forma bíblica e decente, tá? tito from brasília.

        • Alberto José dos Santos

          por que você não começa uma igreja saudável assim como você ai em Brasilia?
          te falta coragem ou decencia?

          estou esperando os impropérios….

          • atitude2009

            Para Alberto Zé dos Santos . //
            Não sua anta, não me falta coragem e nem decência. Você não merece e não aguenta um debate sério. Eu apenas perguntei não diretamente a você minha querida anta se você ou alguém conhece um “crente” como vc que do seu interior flua águas vivas,ou quem sabe se vc tem conhecimento de uma igreja saudável onde isso esteja ocorrendo,se vc anta conhece me dê o endereço de tal igreja e eu vou conferir, daí sim eu posso quem sabe abrir uma igreja saudável? Sem as antas como vc, tá? Estou desmoralizando a pobre anta fazendo uma correlação com vc “teólogo” b…m… tito from brasília.

          • albertomanancial

            Grande acéfalo de Brasilia… como era de se esperar!
            nao tinha nada a dizer.

            exponha mais um pouquinho de sua farta cultura para que todos te conheça melhor.
            Manequim de funeraria…

      • atitude2009

        Eu continuo perguntando: VC conhece alguma igreja onde flui águas vivas?
        Se conhece me dê o endereço ,eu quero o endereço onde fica tal igreja,tá?
        E não discutir o que deveria acontecer e não está acontecendo,se liga cara.
        tito from brasília.

  • http://twitter.com/RicarduServiDei Ricardo Martins

    O lugar certo pra estar é onde o Senhor te quer… é o Senhor que sabe onde Ele precisa dos seus “agentes”… O soldado fiel simplesmente obedece e serve onde foi enviado.

  • atitude2009

    Outra pergunta que deixa os “evangélicos” arrepiados: VC conhece um dizimista fiel que foi abençoado com bênçãos sem medida conforme Malaquias 3.10 ? Eu conheço vários dizimistas fieis que continuam pobres e endividados.Então quem está sendo enganado? O dizimista fiel ou pregador que “vende” a bênção? tito from brasília.

  • atitude2009

    Para todos que comentaram sobre o artigo do Denver.
    Eu fiz uma pergunta e só um me respondeu,vou mudar a pergunta dentro do que trata o artigo:
    Quem conhece uma igreja que tem as noves marcas? Porra ve se entende a pergunta e me responde se vc conhece ou não,tá. E não me irrite,pois a bíblia tb recomenda que irritar não é bom pra todos. tito from brasília, df. tenho foto,tenho email e tenho nome e não me escondo.

  • atitude2009

    Para todos que comentaram sobre o artigo do Mark Dever !.
    Eu fiz uma pergunta e só um me respondeu,vou mudar a pergunta dentro do que trata o artigo:
    Quem conhece uma igreja que tem as noves marcas? Porra ve se entende a pergunta e me responde se vc conhece ou não,tá? E não me irrite,pois a bíblia tb recomenda que irritar não é bom pra todos. tito from brasília, df. tenho foto,tenho email e tenho nome e não me escondo.

    • Rubens A Filho

      entao tito… acho q nenhuma apresentara essas caracteristicas
      perfeitamente… acho q a ideia do Dever eh procurar uma igreja q pelo
      menos esteja buscando ter essas caracteristicas.. respondi???


      um comentario em amor.. tenta evitar certos tipos de vocabulario pq
      isso soh empobrece a discussão e podem acabar tendo uma má impressão
      sobre vc…

      Um abraço cara!!!

      • atitude2009

        Oi Rubens // São nove as características,eu não conheço nenhuma igreja que tenha as nove,incluindo a minha.O livro do Dever vem denunciar uma situação em que vive a igreja no momento.Ele apresenta uma proposta: Igreja saudável,curada e forte espiritualmente tem que ter as nove marcas ou dez ou ate´mais. Dever não deve está procurando uma igreja,pois o seu livro é como eu disse profético : /Se ele diz que a igreja precisa dessas nove marcas é porque ele não vê isso na igreja do momento, copiou irmão Rubens?

      • atitude2009

        ” Só um comentário em amor” , tipo de vocabulário ; porrada: sinônimo é pancada forte:
        porra: Expressão que indica irritação ou desagrado. conferí no dicionário online de português. Porreta: coisa linda,bonita.Posso frasear o seguinte: Que igreja porreta.

        Mas,se isto lhe incomoda vou evitar o uso e aceitar o teu conselho. Obrigado e me desculpe se lhe ofendí, tito o brother from brasília. temperado com sal e sem pimenta.

      • atitude2009

        ” respondi ???” , finalmente depois de ralar buxo com comentários litigiosos, dois responderam, vc foi um deles. Por dizer que não há igreja não quer dizer que sou contra a igreja – temos que ver a realidade , não há IGREJA com as tais noves marcas,ou dez ou doze,não adianta inventar a roda fazendo declarações melosas de uma “amor” que não existe.E o que devemos fazer então? Atender o conselho do Dever,tá? E isso é um projeto de vida,é uma caminhada de lutas e lutas e lutas,nada fácil.tá? então tá. abraço do tito from brasília, temperado com sal e sem pimenta.

      • atitude2009

        Oi Rubens A Filho – “Um abraço cara” – vc é o cara que copiou a minha pergunta.VC é o cara.tá? abraço cara. tito from brasília.

        • http://voltemosaoevangelho.com/vinipimentel/ Vinícius Musselman Pimentel

          Se você continuar a insultar as pessoas, você será bloqueado.

          • atitude2009

            *Oi , cartão amarelo ? tito from brasília.*

            Em 19 de janeiro de 2013 10:56, Disqus escreveu:

  • Lecis Quemba

    Olá amados!

    Cristo não edificou a sua igreja sobre as pessoas ou num determinado bairro. Deus sabe que se ela estiver sobre nós, ja era. Cristo edificou a Sua Igreja sobre uma pedra, lembrem-se: Ele é esta Pedra.

    Igreja não são as quatro paredes, sois vós. Se forem saudáveis, vossa Igreja será saudável. Se estiverem edificados sobre CRISTO, estarão nEle e sereis mais que saudáveis, sereis santos. Uma Igreja Santa tem Cristo como base.

  • atitude2009

    Igreja saudável,eu creio que esta é a vontade de Deus.Mas,infelizmente há duas bandas na igreja:
    a banda saudável que é a minoria e a banda podre que é a maioria.Quem pode me dizer se a igreja
    perseguida é sempre lembrada por tais “igrejas saudáveis” do ocidente? O saudável está longe de nós que somos hipócritas,ufanistas e triunfalistas,tá? Precisamos de uma visita do tipo Shok ou uma onda
    de tysumani . tito from brasília.

  • Karen Santos

    Boa noite.
    Eu não consegui baixar o ebook mencionado. Ainda está disponível?
    Obrigada.