John Piper – Vendo o Rei no Domingo de Ramos (Amor ao Extremo 2/9)

Domingo de Ramos

“Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.” (Lucas 12:32)

Hoje é Domingo de Ramos. Nós nos imaginamos dando as boas vindas ao Rei em nossa cidade e em nossos corações. Ele tenta fazer conhecidas suas intenções ao chegar, não sobre um grande garanhão, mas sobre um modesto jumento, manso e humilde.

Imagino quantos aqui olham para este modesto Servo-Rei e sentem que esta é apenas uma fina camada superficial, e que por trás desse modesto exterior há poder e autoridade terríveis que estão apenas aguardando para irromper contra você se você escorregar de qualquer maneira. Imagino quantos sentem que não é de fato o mais profundo prazer do coração deste Rei servir seu povo e satisfazer suas necessidades.

Imagino quantos sentem que ele está montado nesse jumento de humildade como uma espécie de camuflagem. E uma vez que ele ganhe uma base de operações, ele lançará fora esses trapos, desembainhará sua espada, e avançará para fazer o que ele realmente ama fazer, a saber, julgar e destruir. É claro, alguns serão salvos — os poucos que de alguma maneira puderam agradá-lo. Mas esse não é o desejo de seu coração. Ele é basicamente irado — sempre irado. E o melhor que podemos fazer é ficar fora de seu caminho e, talvez, se guardarmos as regras bem o suficiente, podemos passar por ele quando estiver em um temporário bom humor.

O Mais Profundo Deleite de Deus

Jesus faz o máximo para ajudá-lo a não sentir-se assim com relação a Deus. E eu quero chamar sua atenção para um versículo, que é Lucas 12:32, porque cada pequena parte desse versículo tem a intenção de ajudar a remover esse medo que Jesus sabe que lutamos contra, isto é, que Deus dá seus benefícios de má vontade, que ele é constrangido e está fora de seu personagem quando ele faz coisas agradáveis, que no fundo ele está irado e ama liberar sua ira.

Lucas 12:32 é um versículo sobre a natureza de Deus. É um versículo sobre o que deixa Deus alegre — não meramente sobre o que Deus fará ou o que ele tem que fazer, mas o que ele se alegra em fazer, o que ele ama fazer, e o que lhe dá prazer em fazer. “Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.”

A frase “se agradou,” é um verbo em grego: “ser um prazer” ou “satisfazer-se em.” Pode-se traduzir por: “Agradou a Deus,” ou, “Deus escolheu isso alegremente.” Em outras palavras, Deus não está agindo dessa maneira generosa para encobrir e esconder alguma motivação maliciosa. A palavra “agradou” exclui isso completamente. Ele não está dizendo por dentro: “Eu terei de ser generoso por um tempo mesmo que eu não queira ser, porque o que eu realmente quero fazer é trazer julgamento sobre pecadores.”

O que o Senhor está expressando é inevitável: Deus está agindo aqui em liberdade. Ele não está sob o constrangimento de fazer o que ele não quer de fato fazer. Nesse exato ponto, quando ele dá a seu rebanho o reino, ele está agindo a partir de seu mais profundo deleite. É isso o que a palavra significa: A alegria de Deus, seu desejo, seu querer, anseio, esperança, prazer, alegria e deleite, é dar o reino a seu rebanho.

***

Veja os outros devocionais da série

Por John Piper © 2013 Desiring God Foundation. Usado com permissão. Website em português: www.satisfacaoemdeus.org. Original: Love to the Uttermost (Free eBook for Holy Week)

Tradução: www.VoltemosAoEvangelho.com. Original: John Piper – Vendo o Rei no Domingo de Ramos (Amor ao Extremo 2/9)

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.