Retornando em Glória – Bruce Ware

Assim como o Jesus humano foi ressuscitado dos mortos e exaltado ao lugar de mais elevada autoridade sobre toda a criação, assim também este mesmo Jesus humano retornará corporalmente à terra. Os evangélicos há muito têm defendido tanto a ressurreição corporal de Cristo quanto o seu retorno corporal. Como o anjo disse aos discípulos quando o viram ascender ao céu: “Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (At 1.11). Sim, esperamos e anelamos pelo dia em que Jesus virá de novo. E este Jesus que virá será o mesmo Filho encarnado, nascido de Maria, que retornará em seu corpo glorificado para receber todos os que são seus.

O retorno de Cristo é a fonte de maior esperança para os crentes, mas deve ser, igualmente, a fonte de mais profundo terror para os não crentes. Nunca haverá um tempo na História marcado por esse contraste. Como poderiam os crentes ficar mais alegres do que quando virem Jesus descendo para recebê-los, a fim de estarem com ele para sempre? Mas, infelizmente, que destruição e horror sobrevirão a todo o mundo quando este Filho vitorioso vier para executar a ira de seu Pai, no julgamento das nações! Sim, é o Jesus humano em cuja semelhança seremos transformados perfeitamente em sua vinda (1 Jo 3.1-2); é o Jesus humano que vem como um guerreiro para julgar e destruir todos os que se posicionam contra o seu Criador (Ap 19.11-21).

Quão maravilhoso será contemplarmos Jesus em sua humanidade, em sua vinda! Sim, ele é plenamente o Deus-homem, plenamente Deus e plenamente homem, desde o momento de sua concepção em Maria e para sempre, sem fim. Mas, assim como a sua humanidade, em específico, foi o foco de sua ressurreição, e em sua natureza humana ele foi exaltado pelo Pai a uma posição que não tinha antes, assim também em seu retorno a sua humanidade tem a primazia. Ele virá como o Deus-homem, certamente, mas virá em especial como o vitorioso Filho de Davi, Rei e Senhor, que está agora terminando a obra que o Pai decretou, desde a eternidade passada, para ele fazer. Jesus levará seus seguidores ao seu novo lar, com ele, os tornará semelhante a si mesmo para sempre e destruirá os rebeldes com a espada de sua boca. Como Senhor salvador e Rei vitorioso, assim será em seu retorno o Jesus humano glorificado. E que glória ele manifestará!

Por Bruce Ware. Trecho do livro “Cristo Jesus, Homem”, lançamento de junho da Editora Fiel

Jesus Cristo, Homem — Reflexões Teológicas sobre a Humanidade de Cristo (Bruce Ware) – Editora Fiel

Bruce Ware - Cristo Jesus, Homem - Editora FielNeste livro, o teólogo Bruce Ware nos leva de volta ao texto bíblico, onde encontramos um Jesus profundamente humano que enfrentou muitas das mesmas dificuldades e limitações que experimentamos hoje. Ware explora o significado da humanidade de Cristo e nos ajuda a aprender, pelo poder do Espírito, a seguir nos passos de Jesus.

Saiba mais sobre o livro