Desenvolva as suas habilidades em investigar o coração – Ginger Plowman

A fim de ajudar seus filhos a compreender o que está em seus corações, você precisa desenvolver suas habilidades em investigar o coração.

Você deve aprender a ajudar seus filhos a expressar o que estão pensando.

Você deve aprender a ajudar seus filhos a expressar o que estão sentindo.

Você deve aprender a como discernir problemas do coração de ações e palavras.

Extrair os problemas do coração não é uma tarefa fácil. É preciso muita prática para se tornar um hábil investigador do coração. Provérbios 20.5 diz: “Como águas profundas, são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los”.

Nosso objetivo em sondar o coração da criança é trazê-la à avaliação sóbria de si mesma como uma pecadora, ajudá-la a reconhecer sua necessidade de Cristo, e ensiná-la a agir, pensar e ser motivada como um cristão. Não é tão difícil ensinar nossos filhos a agir como cristãos. Nós teremos realmente conseguido realizar alguma coisa quando os ensinarmos a pensar como cristãos. Pensar como um cristão os ajudará a crescer em sabedoria e os preparará para governar seu próprio comportamento de uma maneira que glorifique a Deus. Nós os encorajamos a crescer em sabedoria ao discutir a perspectiva de Deus em todas as situações. As crianças não conseguem fazer isso sem nossa ajuda parental.

Como podemos desenvolver as habilidades de investigação do coração? Seguindo o exemplo do Rei dos corações. Jesus Cristo é o mestre da sondagem do coração. Ao longo das Escrituras, ele nos apresentou exemplo após exemplo como chegar ao cerne da questão. Ele foi capaz de olhar palavras e comportamentos passados e extrair os problemas do coração. Como Ele fez isso? Em vez de apenas dizer a alguém o que era certo e errado, Jesus muitas vezes usou questões que instigavam o pensamento. Para que as pessoas pudessem responder a essas questões, precisavam avaliar a si mesmos. Ele perguntava de tal maneira que era necessário retirar o foco das circunstâncias ao seu redor e colocar sobre o pecado em seus próprios corações.

Nós todos sabemos que quando se descobre algo por conta própria, está-se menos propenso a esquecer do que se alguém lhe disser a resposta. É como resolver problemas de matemática, nós aprendemos e entendemos mais ao descobrirmos por conta própria. Se alguém nos dá a resposta, nós nos tornamos dependentes deles para resolver futuros problemas para nós. Mas, se somos obrigados a resolver o problema por conta própria, estamos melhores equipados para solucionar outros problemas, extraindo do conhecimento pessoal adquirido e aplicando o que aprendemos a outros problemas também.

Da mesma forma, quando seu filho aprende a reconhecer o que está em seu próprio coração, ele está mais propenso a demonstrar reações piedosas por conta própria. Ao fazer isso, ele está crescendo em sabedoria. Mas quando você simplesmente lhe diz qual é o seu problema e o que ele deveria fazer sobre isso, você está impedindo-o de aprender a pensar como um cristão, e ele se tornará deficiente em discernir os problemas do seu próprio coração.

Este artigo é parte do livro “Não me Faça Contar até Três!”, lançamento de Julho da Editora Fiel

Não me Faça Contar até Três! – Ginger Plowman

Ginger Plowman - Não me Faça Contar até Três!Você encontra-se ameaçada, repetindo as mesmas instruções ou levantando a voz para os seus filhos na tentativa de fazê-los obedecer? Você está desanimada porque parece não conseguir alcançar o coração do seu filho? Através da experiência pessoal e aplicação prática das Escrituras, Ginger Plowman encoraja e prepara as mamães a lidarem não somente com o comportamento dos seus filhos, mas a mergulharem profundamente nas questões do coração. Através de uma abordagem franca, Ginger vai ajudar as mamães a vencerem as frustrações da desobediência e a educarem seus filhos de forma equilibrada e confiante.

Conheça a autora

Ginger Plowman, fundadora do ministério Preparing The Way, é autora de vários livros, como Wise Words for Moms e No More Whining, e artigos premiados, publicados em diversos veículos de comunicação nos EUA, como Focus on the Family, Baptist Press, HomeLife Magazine, P31 Woman e Crosswalk.com. Reconhecida em todo o território americano, Ginger ministra em diversos eventos para mulheres e conferências para pais, além de ser frequentemente entrevistada em programas de televisão, como The 700 Club, The Harvest Show e Primary Focus, bem como em programas de rádio, incluindo Family Life TodayRevive Our Hearts e Focus on the Family Weekend Magazine.