Seu coração segue seu tesouro – D. A. Carson [O Deus Presente 14/14]

Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. (Mateus 6:19-21)

Neste vídeo,  o último da série “O Deus Presente“, D. A. Carson nos convida a examinarmos nosso coração para vermos se nosso tesouro está nos céus (no novo céu e nova terra, na vida vindoura) ou na terra (nesta vida, que logo passará).

Transcrição

No Sermão do Monte registrado em Mateus 5, 6 e 7, Jesus disse que não devemos juntar para nós mesmos tesouros na terra onde a traça e a ferrugem corroem, onde ladrões escavam e roubam, ou onde o mercado de ações possa engolir, mas devemos juntar tesouros no céu onde traça e ferrugem não corroem, onde ladrões não podem escavar e roubar, e onde o mercado de ações não tem efeito algum. E então ele adiciona uma incrível e importante frase: “Pois onde está o seu tesouro, aí também está o seu coração”.

Observe cuidadosamente o que ele diz. Ele não diz “guarda teu coração”. Ele diz “escolha seu tesouro”. Há outras passagens onde nos é dito para guardar nossos corações. “Guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”, sim, há textos desse tipo. Mas nessa passagem do Sermão do Monte não é o que Jesus diz. O que ele diz é: Seu coração seguirá o seu tesouro, então escolha bem o seu tesouro.

Em outras palavras, se o que você mais valoriza tem a ver com tesouros aqui na terra; coisas que podem, em si mesmas, ser boas, pelas quais se deve dar ações de graças, coisas para apreciar; ainda assim, se esse é o horizonte inteiro de seu tesouro, é para lá que seu coração irá.

“Coração” agora não em um sentido romântico ou emotivo tão frequentemente na Bíblia o coração tem a ver com o núcleo do ser humano, é quem você é, o que você pensa, o que você valoriza. E se o que você valoriza lá fora tem a ver com tudo nessa vida e só isso, é para lá que vai seu coração, sua imaginação, sua energia, para onde vai sua imaginação criativa, é sobre isso que você pensa, é o que você espera; e talvez, se você for um cristão, há uma espécie de profundo, mas insignificante nível confessional você também crê nesses novo céu e nova terra, mas isso não significa coisa nenhuma sobre como você vive, porque seu coração tem seus tesouros aqui.

Se, por outro lado, embora você aprecie todas as coisas boas que Deus nos dá nessa vida, e há tantas delas, mas ainda assim, o que você mais valoriza tem a ver com os novos céus e nova terra, é para lá que sua imaginação irá, é para onde suas energias vão, é para onde seu coração vai.

Por: Don Carson. Copyright The Gospel Coalition, Inc. Original: The God Who is There: Part 14. The God Who Triumphs

Tradução: Alan Cristie. Revisão: Vinícius Musselman Pimentel. Ministério Fiel © Todos os direitos reservados. Original: Seu coração segue seu tesouro – D. A. Carson [O Deus Presente 14/14]

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.