Baixe gratuitamente o e-book “O Que é Fé?” de R. C. Sproul

Baixe o livro “O Que é Fé?” no formato PDF e no formato para iPad ou Kindle. Boa leitura!

 

Trecho do Capítulo Um – Uma Visão Esperançosa

Quando falamos sobre o cristianismo, provavelmente o chamamos mais “a fé cristã” do que “a religião cristã”. Isto é apropriado, pelo fato de que o conceito de fé é fundamental para o cristão, porque a fé é central ao ponto de vista bíblico sobre a redenção. Entretanto, a fé é um conceito multifacetado, e os cristãos se esforçam para entender com exatidão o que é a fé.

Neste livro, quero explorar a natureza da fé conforme definida na Bíblia. Focalizaremos como a fé está relacionada à nossa salvação e discutiremos os elementos necessários para o que chamamos de “fé salvadora”. Também examinaremos como a fé se relaciona à razão e veremos outras questões que encontramos na Bíblia, a respeito deste conceito.

oqueefe2A Fé é A Certeza da esperança

Na Bíblia, a definição mais fundamental da fé está em Hebreus: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho”. Observe a distinção que o autor de Hebreus faz entre fé e esperança. Estas ideias estão intimamente conectadas, mas, apesar disso, são distintas. De maneira semelhante, Paulo escreve em 1 Coríntios 13, sobre a grande tríade de virtudes cristãs: fé, esperança e amor. Esta passagem também revela que há uma distinção entre fé e esperança.

Antes de explorarmos a ligação entre estes conceitos, deixe-me falar sobre a ideia bíblica de esperança, porque, no Novo Testamento, a palavra esperança funciona de maneira diferente de como o faz nos países ocidentais hoje. Quando usamos a palavra esperança, estamos frequentemente nos referindo a um estado emocional de desejo, em nosso coração, a respeito do que gostaríamos que acontecesse no futuro, mas não estamos certos de que isso acontecerá. Podemos esperar que nossos times favoritos vençam campeonatos esportivos, mas essa esperança pode nunca se concretizar. Por exemplo, sou um fã constante do Pittsburgh Steelers e espero, regularmente, que os Steelers vençam as suas partidas de futebol americano. Isto pode ser uma esperança vã e fútil, porque é qualquer coisa, exceto uma certeza. Há um tipo de esperança que não nos envergonha (cf. Rm 5.5), mas estou constantemente temeroso de que minhas esperanças quanto aos Steelers me deixem envergonhado, porque, embora vençam campeonatos, eles perdem partidas.
No entanto, quando a Bíblia fala de esperança, ela não se refere a um desejo por um resultado futuro que é incerto, e sim a um desejo por um resultado futuro que é totalmente certo. Baseados em nossa confiança nas promessas de Deus, podemos ter plena certeza quanto ao resultado. Quando Deus dá ao seu povo uma promessa sobre o futuro, e a igreja a toma para si, esta esperança é designada a “âncora da alma” (Hb 6.19). Uma âncora é aquilo que dá a um navio proteção contra o flutuar sem rumo no mar. As promessas de Deus, quanto ao amanhã, são a âncora para os crentes, hoje.

Quando a Bíblia diz que “a fé é a certeza de coisas que se esperam” (Hb 11.1 – ênfase acrescentada), ela está falando de algo que tem consistência ou importância – algo de valor extremo. A implicação é que a fé comunica a essência da esperança.
Num sentido real, a esperança é a fé aguardando. A palavra fé possui um forte elemento de confiança. Se a minha esperança se baseia em algo que Deus falou que acontecerá no futuro, a esperança que tenho, quanto à promessa futura, obtém sua substância de minha confiança naquele que fez a promessa. Posso ter esperança porque tenho fé em Deus. Se posso confiar na promessa de Deus quanto ao amanhã, há uma substância para a minha esperança; minha esperança não é apenas uma quimera, uma fantasia ou uma projeção de desejo que se baseia em sonhos inúteis. Pelo contrário, ela está baseada em algo que tem substância.

  Download

Trecho do primeiro capítulo do livreto “O Que é Fé?” de R. C. Sproul, publicado pela Editora Fiel.

No livro O Que é Fé?, da coleção Questões Cruciais, R. C. Sproul traz para o leitor a definição bíblica de fé, segundo análise do texto de Hebreus 11, bem como seus exemplos práticos na vida de vários santos. Sproul mostra que fé não significa apenas crer em Deus, mas viver uma vida de acordo com a Palavra dele revelada nas Escrituras.

Série Questões Cruciais – R.C. Sproul

  1. questoes-cruciaisQuem é Jesus?
  2. Posso Crer na Bíblia?
  3. A Oração Muda as Coisas?
  4. Posso Conhecer a Vontade de Deus?
  5. Como Devo Viver Neste Mundo?
  6. O Que Significa Ser Nascido de Novo?
  7. Posso Saber se Sou Salvo?
  8. O Que é Fé?

Com quase 50 anos de experiência no ensino de conceitos bíblicos e teológicos, o Dr. R.C. Sproul apresenta, na série Questões Cruciais, uma rápida introdução às principais questões da vida cristã. Em formato ideal para estudos pessoais ou em pequenos grupos, Dr. Sproul aborda temas como a verdadeira identidade de Jesus, a vontade de Deus, o valor da oração, a confiabilidade da Bíblia, a ética bíblica entre outros.

Saiba mais