Por que e como fazer parte da membresia de uma igreja?

Conforme a Escritura, por que todo cristão deveria fazer parte de uma igreja?

Todo cristão deveria fazer parte de uma igreja porque a Escritura assim o exige. É verdade não há um mandamento direto na Escritura que afirme: “Todo cristão deve fazer parte de uma igreja local”, mas dois fatores na Escritura indicam que todo cristão deveria ser um membro de uma igreja local.

  1. Jesus estabeleceu a igreja como uma instituição pública e terrena que haveria de demarcar, identificar e supervisionar aqueles que professam crer nele (Mt 16.18-19; 18.15-20). Jesus estabeleceu a igreja para reconhecer publicamente aqueles que lhe pertencem, a fim de dar ao mundo uma exibição das boas novas acerca dele mesmo (Jo 17.21,23; ver também Ef 3.10). Jesus quer que o mundo saiba quem lhe pertence e quem não lhe pertence. E como o mundo há de saber quem lhe pertence e quem não lhe pertence? Eles hão de olhar para aqueles que publicamente se identificam com o seu povo na instituição visível e pública que ele estabeleceu para esse mesmo propósito. Eles hão de olhar para os membros da sua igreja. E se algumas pessoas alegam ser parte da igreja universal mesmo sem pertencer a uma igreja local, elas rejeitam o plano de Jesus para elas e para sua igreja. Jesus pretende que o seu povo seja identificado como um grupo visível e público, o que significa fazer parte de igrejas locais.
  2. A Escritura repetidamente ordena os cristãos a se submeterem a seus líderes (Hb 13.17; 1Ts 5.12-13). O único modo de fazê-lo é comprometendo-se publicamente a ser um membro do seu rebanho e afirmando de fato: “Eu me comprometo a ouvir o seu ensino, seguir a sua direção e submeter-me à sua liderança”. Não há um modo de obedecer os mandamentos escriturísticos de submeter-se aos seus líderes se você nunca de fato submeter-se  a eles fazendo parte de uma igreja local.

O que é “Membresia Significativa”?

“Membresia significativa” significa quatro coisas:

  1. Os membros de uma igreja deveriam ser cristãos.  Em Atos, aqueles que criam no evangelho eram acrescentados à igreja (Atos 2.41,47). As cartas de Paulo às igrejas são cartas a cristãos (Rm 1.7; 1Co 1.2). Embora nenhuma igreja possa discernir perfeitamente quem é e quem não é cristão, cada igreja deveria abrir a sua membresia apenas para aqueles que fazem uma profissão verossímil de fé em Cristo.
  2. Os membros de uma igreja deveriam ser frequentadores regulares.  A membresia da igreja ajuda as igrejas a supervisionarem a vida de seus membros. Se alguém não frequenta de modo regular, a igreja não possui qualquer maneira de saber como a pessoa está.
  3. Os membros veem a igreja como o seu ambiente primário de comunhão e ministério.  “Eu sou um membro da Primeira Igreja Presbiteriana, mas meu verdadeiro ministério é…” – essa não é uma maneira bíblica de começar uma frase. O Novo Testamento está cheio de “uns aos outros” que foram escritos aos membros de igrejas locais. Isso não significa que os cristãos não deveriam cumprir tais mandamentos para com cristãos de outras igrejas, quando a oportunidade surgir. Ainda assim, o Novo Testamento vislumbra cristãos cumprindo esses mandamentos primariamente para com um grupo concreto perante o qual são responsáveis (p. ex. 1Co 12).
  4. Os membros de uma igreja deveriam ter certos privilégios e responsabilidades bíblicas.  Os membros de uma igreja local deveriam ter o privilégio de ser admitidos à Ceia do Senhor. Eles também têm a responsabilidade de:
  • Orar pela igreja.
  • Manter relacionamentos transparentes com outros membros da igreja, nos quais eles cuidam, encorajam, repreendem, ensinam e aprendem uns com os outros (Ef 4.15-16).
  • Submeter-se à liderança e ao ensino da igreja (Hb 13.17).
  • Promover a unidade do corpo (Ef 4.3).
  • Sustentar financeiramente o ministério da igreja (Gl 6.6).
  • Usar os dons espirituais que Deus lhes deu para edificar o corpo do modo como puderem (1Co 12.7).

Como Eu Posso Conduzir Minha Igreja a uma Membresia Significativa?

    1. Proclame o evangelho.  Pregue sobre a santidade de Deus, a pecaminosidade do homem, a expiação substitutiva de Cristo e sua ressurreição, e a nossa necessidade de nos arrependermos de nossos pecados e confiar nele. E deixe claro que aqueles que não estão ligados uns aos outros em amor não têm qualquer razão para pensar que estão lidagos a Deus em amor (1Jo 4.20-21).
    2. Use uma declaração de fé e um pacto de igreja.  Requeira que os membros afirmem uma declaração de fé (o que uma igreja crê) e um pacto de igreja (como os membros devem viver em comunhão).
    3. Requeira uma classe de membros.  Ajude membros em potencial a saberem o que é esperado deles e o que eles podem esperar da igreja. Use essa oportunidade para ensinar o conteúdo da declaração de fé e do pacto de igreja, a importância da membresia e os detalhes práticos de como a sua igreja funciona.
    4. Requeira uma entrevista com um presbítero ou pastor.  Na entrevista, peça ao indivíduo que compartilhe o evangelho e apresente um relato da sua conversão e do seu discipulado desde então.
    5. Pare de batizar crianças.  Uma jovem criança certamente pode tornar-se cristã. Mas uma igreja não necessariamente pode discernir se uma criança tornou-se cristã ou não. As crianças devem ter a oportunidade de amadurecer e de resistir às atrações do mundo. Assim, não crie confusão ao batizar aqueles cuja profissão de fé não pode ser avaliada de modo confiável pela igreja.
    6. Requeira a aprovação congregacional de novos membros.  A admissão e a exclusão da membresia da igreja são atribuições da congregação (isso é uma implicação de 2Coríntios 2.6). Assim, conduza a sua igreja de modo que ela explicitamente aponte cada membro que é recebido ou afastado.
    7. Publique regularmente uma lista acurada de membresia.  Encoraje os membros a usarem-na como uma lista de oração.
    8. Forneça supervisão pastoral aos membros.  Procure certificar-se de que cada membro mantenha um diálogo regular com um presbítero ou um cristão maduro da congregação. Tome a iniciativa de procurar saber o que está acontecendo na vida dos membros.
    9. Cultive uma cultura de discipulado. Encoraje cristãos mais jovens a se tornarem discípulos de cristãos mais velhos e maduros. Encoraje cristãos mais maduros a colocarem cristãos menos maduros sob suas asas. Encoraje todo membro da igreja a estar em múltiplos relacionamentos espiritualmente benéficos.
    10. Limite certas atividades e áreas de serviço aos membros.  Igrejas deveriam considerar a possibilidade de restringir suas reuniões administrativas, cultos públicos e pequenos grupos (exceto os evangelísticos) apenas aos membros.
    11. Restaure a prática da disciplina corretiva.  Uma vez que você tenha estabelecido uma cultura de membresia significativa, comece a liderar sua congregação para excomungar aqueles que persistem em pecados sérios e impenitentes.

(Este material foi adaptado do capítulo “Regaining Meaningful Church Membership” [“Recuperando a Membresia Significativa da Igreja”], escrito por Mark Dever, em Restoring Integrity in Baptist Churches [Restaurando a Integridade nas Igrejas Batistas], ed. Thomas White, Jason B. Duesing e Malcomb B. Yarnell, III, p. 57-60.)

© 2013 9Marks. Original:According to Scripture, why should every Christian join a church? e What is “meaningful membership”? e How can I lead my church toward meaningful membership?.

Este artigo faz parte do 9Marks Journal.

Tradução: Vinícius Silva Pimentel. © 2014 Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: MinisterioFiel.com.br. Original: Por que e como fazer parte da membresia de uma igreja?.