A História De Dois Irmãos Mais Velhos

Continuando nossa série de estudos sobre a parábola do Filho Pródigo, hoje trazemos o texto escrito por John Sartelle com uma análise feita de um foco diferente:

Justiça própria não pode existir sem produzir uma atitude de superioridade moral, falta de misericórdia e uma servidão sem alegria. O irmão mais velho do filho pródigo na parábola de Jesus é uma imagem viva dessas características que sempre se alimentam da justiça própria.

Todo sermão sobre o “filho pródigo” que ouvi na juventude terminava com a festa que o pai gracioso dava em comemoração ao retorno do seu filho arrependido. Como um filho da aliança, esses sermões me levaram a admirar a graça inexplicável concedida a esse esbanjador libertino.

No entanto, Jesus dá continuidade à história depois da festa. Entra o irmão mais velho. Ele estava trabalhando em uma parte distante da fazenda. Ele voltou para casa no meio da festança. Em sua cultura, uma festa como aquela durava dias. Ele se perguntou qual evento havia causado essa manifestação espontânea. Os servos lhe disseram que o seu irmão mais novo havia voltado para casa. O irmão mais velho não compartilhou do entusiasmo de seu pai com relação ao retorno de seu irmão rebelde. Basicamente, ele disse: “Esta festa é para o meu irmão egoísta, arrogante e ingrato? Meu pai tornou-se um velho tolo e babão”. Ele foi para os seus aposentos e não queria ir à festa.

O pai veio e lhe implorou que participasse da celebração. Então, o filho explodiu de raiva: “Deixe-me ver se eu entendi. Aquele seu filho lá – aquele devasso egoísta, arrogante e ingrato – veio até você e disse que gostaria que estivesse morto. Ele tomou o que poderia manter tanto você quanto os interesses da nossa família, e foi para uma cidade de ímpios. Ele desperdiçou todo o dinheiro pelo qual você trabalhou para o sustento do futuro da sua família. Ele andou com prostitutas. Ele trouxe vergonha para você e para o nome da nossa família.

Leia o artigo completo

Dezembro2012Rev. John P. Sartelle é ministro assistente na Christ Presbyterian Church em Oakland, Tennessee, e autor do livro What Christian Parents Should Know about Infant Baptism.

Por John Sartelle. Extraído do site www.ligonier.org. © 2013 Ligonier Ministries. Original: The Story of Two Older Brothers

Este artigo faz parte da edição de Dezembro de 2012 da revista Tabletalk.

Tradução: Isabela Siqueira. Revisão: Renata do Espírito Santo – © Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: www.MinisterioFiel.com.br. Original: A História De Dois Irmãos Mais Velhos

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Veja mais artigos desta revista