Baixe gratuitamente o e-book “O Que Significa Ser Nascido de Novo?” de R. C. Sproul

Baixe o livro “O Que Significa Ser Nascido de Novo?” no formato PDF e ePub. Boa leitura!

 

Capitulo 1 – Tenho de Ser Nascido de Novo?

Certa vez, falei com um homem que me disse que desejava saber mais sobre a fé cristã. Ele afirmou que era um cristão e queria saber mais sobre o que o cristianismo envolvia. Entretanto, ele avisou: “Não quero ser um cristão nascido de novo”.

QueSignificaSerNascidoDeNovo700x700

Quando ouvi isso, minha mente voltou imediatamente à campanha de eleição presidencial de 1976, quando Jimmy Carter se identificou como um cristão nascido de novo. Quase na mesma época, Charles Colson, que foi um conselheiro do presidente Nixon e esteve envolvido no escândalo Watergate, se converteu a Cristo e escreveu um livro intitulado Nascido de Novo, que vendeu milhões de cópias e foi transformado em um filme que teve o mesmo nome. Eldridge Cleaver, líder do Partido dos Panteras Negras, e até Larry Flynt, publicador da revista Hustler, tentaram entrar na onda, anunciando que também haviam nascido de novo, embora Flynt agora se declare um ateu. De repente, a expressão nascido de novo, conhecida somente por um segmento muito pequeno da igreja cristã, se tornou um item de notícia bombástica e começou a receber atenção nacional. Foi emprestada pelo mundo secular e aplicada a coisas fora da fé cristã. Por exemplo, se um jogador de beisebol tinha um ano bom depois de um ano muito ruim, dizia-se que ele era um jogador “nascido de novo”. No entanto, em algum ponto de toda a publicidade, o verdadeiro significado da expressão nascido de novo se tornou obscuro. Como resultado, existe muita confusão, até mesmo na igreja, quanto à natureza exata do novo nascimento. O propósito deste livro é examinar o que significa, bíblica e teologicamente, ser nascido de novo. De início, tenho de ressaltar que a expressão “cristão nascido de novo”, em um sentido técnico e restrito, é uma redundância; pois, de acordo com o Novo Testamento, para que alguém se torne um cristão, precisa primeiro nascer de novo (Jo 3.3-5). Portanto, se alguém é nascido de novo, ele é um cristão. Então, chamar alguém de “cristão nascido de novo” é como dizer que ele é um cristão duas vezes. O Novo Testamento não conhece nenhum outro tipo de cristão. Além disso, a expressão nascido de novo é um sin – nimo popular da palavra teológica regenerado. Não sei de nenhuma igreja na história do cristianismo que não tenha afirmado uma doutrina da regeneração ou do novo nascimento. Ou seja, todo corpo de Cristo, na história do Ocidente, teve de desenvolver algum tipo de conceito do que significa ser renascido espiritualmente, porque este conceito não se originou nos teólogos, nos comentaristas da Bíblia ou nos pregadores. A própria ideia de renascimento espiritual tem sua origem no ensino de Jesus. Visto que os cristãos identificam-se a si mesmos como seguidores de Cristo, eles se interessam, naturalmente, em entender o que Jesus disse sobre esta ideia.

 

  Download

Trecho do primeiro capítulo do livro “O Que Significa Ser Nascido de Novo?” de R. C. Sproul, publicado pela Editora Fiel.

Neste volume da série Questões Cruciais, o Dr. R.C. Sproul explica, de forma cuidadosa,o significado bíblico e teológico do que é ser nascido de novo. A mensagem deste livro visa ajudar o leitor no correto endendimento desta doutrina tão vital do cristianismo, e oferecer-lhe segurança sua posição diante de Deus