Você sabe o que significa “Inteligência Humilhada”?

Qual sua atitude diante do conhecimento de Deus? Você se achega humilhado diante da possibilidade de que Deus se revelou ou orgulhoso, confiando na sua capacidade de conhecer a Deus? No vídeo abaixo, Jonas Madureira irá explicar as consequências da inteligência humilhada na apologética.

Mas o que é inteligência humilhada? Jonas Madureira cunhou esse termo para expressar uma atitude com que as pessoas se chegam ao conhecimento de Deus. Você pode chegar confiando em sua própria razão, colocando sua mente acima de tudo ou colocar a revelação de Deus, a Bíblia, acima da sua limitação de ser finito.

Vamos dar um exemplo para simplificar: O que é necessário para que você veja? Olhos e luz. No escuro, mesmo que você tenha olhos, você nada verá. E se você for cego, toda luz do mundo nada lhe valerá.

O mesmo vale no conhecimento de Deus. A luz é a revelação de Deus. Se Deus não se revelar, você jamais será capaz de conhecê-lo. Nossos pensamentos não chegam aos céus, mas o Senhor é Deus Emanuel, Deus conosco; Deus que se revelou supremamente na encarnação do seu Filho e que nos deixou sua Palavra para que o conhecêssemos.

Mas e se você não tiver olhos, como você vai ver esta revelação? Jesus mesmo disse que alguns não veem (Mateus 13.13), mas que aos apóstolos “foi dado conhecer os mistérios do reino dos céus” (Mateus 13:11).

Sendo assim, para conhecermos a Deus precisamos de duas graças: a graça da revelação e a graça da capacitação. Precisamos que Deus se revele e que ele nos capacite a ver e entender sua revelação.

Mas glórias a Deus, “pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo” (2 Coríntios 4:6).

Isso é inteligência humilhada. Reconhecer nossa total incapacidade de conhecer a Deus sem sua graça.

Confira Jonas Madureira, em entrevista realizada na Conferência Fiel de 2013, explicando as implicações desta verdade:

Vídeo gravado durante a Conferência Fiel para Pastores e Líderes 2013. © 2013 Ministério Fiel. Website: www.voltemosaoevangelho.com; Original: Você sabe o que significa “Inteligência Humilhada”?

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.