Pisando em Terra Santa

Trecho retirado do prefácio do livro “A Arte Expositiva de João Calvino”:

Ir ao púlpito é pisar em terra santa. Ter diante de si uma Bíblia aberta exige não tratar as coisas sagradas com leviandade. Ser um porta-voz de Deus requer a máxima preocupação e cuidado no uso e na proclamação da Palavra. As Escrituras advertem: “Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo” (Tg 3.1).

Entretanto, infelizmente vivemos numa geração que tem depreciado o chamado para pregar. A exposição da Palavra está sendo substituída por entretenimento, a pregação, por espetáculos teatrais, a doutrina, por obras dramáticas, e a teologia por manifestações artísticas. A igreja moderna precisa desesperadamente retomar o rumo certo e voltar a um púlpito que seja alicerçado na Bíblia, centrado em Cristo e capaz de transformar vidas. Deus sempre se alegra em honrar sua Palavra — especialmente a pregação de sua Palavra. Os períodos mais notáveis da história da igreja — aqueles tempos de propagação das doutrinas reformadas e de grandes avivamentos — têm sido épocas em que homens tementes a Deus tomaram a Palavra inspirada e pregaram-na com ousadia, no poder do Espírito Santo. A igreja imita a atitude do púlpito. Somente um púlpito reformado torna possível uma igreja reformada. Este é o momento em que os pastores precisam ter seus púlpitos novamente marcados pela pregação expositiva, pela clareza doutrinária e pelo senso de reverência em relação às coisas eternas. Esta, na minha opinião, é a maior necessidade do momento.

Este livro é o primeiro livro de uma série que estudará os diversos ministérios de homens notáveis na história da igreja. Devido à urgente necessidade de nossos dias por púlpitos poderosos, manteremos o foco nos pregadores. A razão desta ênfase é simples — não consigo pensar em um exercício espiritual melhor para os pastores de hoje – com exceção do estudo das Escrituras em si – do que examinar a forma como os gigantes espirituais do passado expunham as Escrituras.

É com tal objetivo que este livro investigará a pregação do grande Reformador de Genebra, João Calvino.

[…]

Conforme consideramos a vida e o trabalho de Calvino, faremos um levantamento das marcas que distingüiam o seu ministério como pregador. Observaremos os pressupostos mais importantes que sustentaram a sua pregação, e examinaremos como ele se preparava para subir ao púlpito. Enquanto estudamos tudo isto, obteremos uma visão geral de sua pregação – a introdução de seu sermão, a interpretação, a aplicação, a conclusão, e a intercessão final. Resumindo, exploraremos as marcas peculiares da arte expositiva de Calvino.

O objetivo aqui não é fazer uma abordagem emocional — as circunstâncias atuais são desesperadoras demais para tal trivialidade. Em vez disto, o alvo deste livro é contribuir para elevar o nível da nova geração de expositores. O método que utilizo é verificar o que significa ser comprometido com a pregação bíblica analisando o trabalho de um homem totalmente comprometido com esta obra sagrada.

Se você é um pregador ou um professor, será desafiado a ter um padrão mais elevado em seu uso da Palavra. Se você ajuda alguém que foi chamado para esse ministério, aprenda como orar melhor. Que a leitura destes capítulos seja inspiradora e cause impacto; que motive e traga vigor a todos os seus leitores – enfim, que seja tudo que possa conduzir a uma nova reforma.

Veja mais sobre o livro

Faça o download do livro completo através da página do Ministério Ligonier:

Facebook Ministério Ligonier: A Arte Expositiva de João Calvino

Por: Steven Lawson; Original: Pisando em Terra Santa; Copyright © Voltemos ao Evangelho; website: VoltemosAoEvangelho.com.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.