Algo mais seguro: inspiração e autoridade da Palavra

Quer ouvir o Espírito Santo? Abra a Bíblia! Nesta mensagem, Kevin DeYoung mostra que as Escrituras são mais seguras que qualquer experiência pessoal por causa da inspiração e autoridade da Palavra.

Texto base: 2 Pedro 1.16-21

Pedro escreveu esta carta combatendo falsos mestres que ensinavam que a graça de Deus dá permissão para pecar. Uma das motivações para buscar a piedade é a volta de Cristo e a certeza da volta de Cristo está fundamentada em (1) testemunhas oculares (e não em mitos v.16; 2 Tm 4.3-4) e em (2) fontes autoritárias.

Essa fonte autoritária é a “palavra profética”, a Escritura, e Pedro destaca três características dela:

1) A Escritura é a Palavra de Deus.

Teólogos neo-ortodoxos normalmente tentam separar a Palavra de Deus da Escritura. Outros tentam colocar uma divisão onde não existe: ou você é um cristão do Espírito ou da “letra”, “da Bíblia”. Contudo, Pedro usa o termo “graphe”, que implica dizer que a autoridade reside no texto objetivo e não em nosso sentido subjetivo.

E se a própria Palavra de Deus contém a própria autoridade de Deus (v.20), então a própria Escritura carrega a autoridade de Deus. Pastor, quando você vai pregar, você sente que tem uma Palavra poderosa que você está pregando ou que prega uma palavra fraca? Há poder e autoridade na Palavra de Deus!

2) Esta Palavra foi registrada sob inspiração dinâmica.

Ao registrar a Escritura, Deus usou a personalidade dos seres humano, não foi algo mecânico

3) A Bíblia é inerrante

Pedro afirma que nada na Escritura foi escrito por iniciativa humana (v. 20-21). A Bíblia é um livro divino, totalmente confiável. Quando rejeitamos a Inerrância, colocamo-nos como juízes da Palavra de Deus, dizendo o que é ou não é confiável.

Tendo isso em vista, Pedro, que viu a transfiguração de nosso Senhor, coloca a “palavra profética” acima de sua experiência. Assim, mesmo uma experiência espetacular com Deus não é mais certa que a Escritura (v. 19). Você não precisa de uma revelação especial além das Escrituras.

As boas novas são que cada um de nós pode ouvir a Deus hoje, agora! Deus ainda fala. E ele tem uma Palavra para nos que é certa, segura e inerrante. Você não precisa de uma revelação de Deus fora da Bíblia. Você pode ouvir a voz de Deus todos os dias. Cristo ainda fala porque o Espírito já falou. Se você quer ouvir a Deus vá para o livro que registrou somente aquilo que ele disse. Mergulhe na Palavra de Deus. Você não encontrará nada mais seguro.

Muitas vezes ficamos esperando ansiosamente ouvir a voz de Deus, mas temos a certa Palavra de Deus registrada na Bíblia. Quer ouvir o Espírito Santo? Abra a Bíblia!

Veja outros vídeos da Conferência Fiel 2014

Acompanhe às reprises da Conferência Fiel 2014, onde estamos estudando nas Escrituras “A Obra do Espírito Santo”.

Por: Kevin DeYoung. © 2014 Ministério Ligonier. Original: Algo mais seguro: inspiração e autoridade da Palavra.

Gravado na Conferência Fiel 2014.