A obra do Espírito na evangelização

Josafá Vasconcelos prega sobre a necessidade da obra do Espírito na evangelização através da pregação fiel da Palavra.

Versão para celular

Hoje em dia, muitas igrejas dependem no evangelismo mais de métodos do que do Espírito Santo. Usa-se mais técnicas de administração do que o poder do Espírito através do Evangelho. Se não for o Senhor não haverá abertura de coração (At 16.14). O homem não pode abrir o coração. Quem gera fé no coração é o Espírito Santo pela Palavra (Rm 10.14). Precisamos confiar que a Palavra de Deus não voltará vazia (Is 55.11).

Sem entender a depravação total do homem, não entenderemos a necessidade do Espírito na evangelização. O homem não possui um lado bom preservado dentro de si, uma centelha de bondade que o capacite a receber a Cristo. Mortos não fazem nada e ossos secos não levantam sem a Palavra vivificadoras do Senhor.

A Escritura afirma que “a fé não é de todos” (2Ts 3.2), mas “do eleitos de Deus” (Tt 1.1), “não provem do homem mas é dom de Deus”. (Ef 2.8). Quando olhamos para esse estado do ser humano, podemos desanimar, mas precisamos nos lembrar que Deus tem os seus (At 18.10).

Precisamos também entender que o Espírito age através de sua verdade. Palavra sem Espírito = morta; Espírito sem Palavra = superstição.

“(…) o Espírito de Deus está de tal maneira unido e ligado à Sua verdade, manifestada por Ele nas Escrituras, que justamente Ele descobre e mostra seu poder, quando se dá à Palavra a reverência e a dignidade que se lhe deve (…).”

“Da mesma forma, ‘a Palavra’ não pode ser separada ‘do Espírito’, como imaginam os fanáticos, que, desprezando a palavra, ufanam-se no nome do Espírito, e incrementam coisas, como confidenciais, em suas próprias imaginações. É o espírito de Satanás que é separado da palavra, a qual o Espírito de Deus está continuamente unido.”

– Calvino

Precisamos buscar o Espírito, não em um batismo separado da conversão (uma segunda bênção), mas enchimento cada vez maiores. Assim, preparados em oração, pregaremos ousadamente o evangelho de Cristo, que é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16).

Abra mão de toda parafernália que você usa para manipular as pessoas a aceitarem Jesus. Não depende de técnicas carnais. Você tem uma arma poderosa que é o poder do Espírito através da Palavra. Pregue a Bíblia com fidelidade e dobre seu joelho em oração e deixe Deus agir conforme sua soberana vontade.

Veja outros vídeos da Conferência Fiel Juntos 2014

Acompanhe às reprises da Conferência Fiel Juntos 2014, onde estamos estudando nas Escrituras “A Obra do Espírito Santo”.

Por: Josafá Vasconcelos. © 2014 Ministério Fiel. Original: A obra do Espírito na evangelização.

Gravado na Conferência Fiel Juntos 2014.