3 benefícios da membresia em uma igreja em plantação

Muitos plantadores de igreja ficam receosos de aplicar qualquer processo de membresia com medo que isso tornará o projeto não-inclusivo. Contudo, Mike McKinley sugere três benefícios de se implantar membresia em uma igreja em plantação.

Alguns estrategistas de plantação de igrejas ensinam que a membresia é um aspecto lateral no objetivo da plantação de igrejas. Afinal de contas, os plantadores devem estar chamando as pessoas a participarem da vida e da missão da igreja. Essa participação, eles sustentam, é melhor manifestada em ações, e não em pactos de membresia formais.

Mas estabelecer uma membresia formal acarreta ao menos três benefícios para uma nova igreja.

1. A membresia convoca os frequentadores a um compromisso mais firme.

Primeiro, estabelecer uma membresia de igreja convoca os frequentadores regulares a um compromisso mais firme.

Quando um plantador começa uma nova obra, um número de pessoas provavelmente começará a frequentar, a fim de conferir o que está acontecendo por ali. Mas pode ser difícil perceber se é possível contar com essas pessoas para participarem da vida da igreja.

Estabelecer uma membresia dá a essas pessoas um momento “pegar ou largar”. Isso remove a ambiguidade quanto ao seu relacionamento com a congregação e as convoca a se comprometerem plenamente com a obra da igreja.

2. A membresia aumenta a responsabilidade mútua

Segundo, estabelecer uma membresia de igreja aumenta a responsabilidade mútua entre a própria congregação e entre a congregação e a liderança.

Membresia requer comprometimento e isso esclarece, em termos bíblicos, o que significa ser parte da igreja. Quando alguém deixa de ser um visitante e se torna um membro, está se comprometendo a amar, cuidar e orar pelas outras pessoas da igreja.

A membresia também permite aos plantadores saberem de quem devem cuidar e a quem supervisionar; e permite aos plantadores cobrar as pessoas por seus compromissos.

3. A membresia permite à igreja cumprir suas responsabilidades bíblicas

Terceiro, estabelecer uma membresia de igreja permite à igreja cumprir todas as suas responsabilidades bíblicas.

Sem membresia de igreja, o batismo e a Ceia do Senhor perdem uma parte importante de seu significado (o batismo como meio de entrada na comunidade da aliança e a Ceia do Senhor como o sinal da contínua participação naquela comunidade). Além disso, mandamentos como Hebreus 13.17 (“obedecei aos vossos guias”) e 1 Coríntios 5.13 (“expulsai, pois, de entre vós o malfeitor”) somente podem ser obedecidos quando o “vós” da igreja está claramente definido.

Artigo Completo

No artigo completo, Mike McKinley discute sobre o momento certo para se aplicar a membresia de igreja em uma plantação

Clique aqui para ler o artigo completo

Por: Mike McKinley. © 2011 9Marks. Original: Implementing Membership in a Church Plant.

Este artigo faz parte do 9Marks Journal.

Tradução: Vinícius Silva Pimentel. Revisão: Vinícius Musselman Pimentel. © 2014 Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: MinisterioFiel.com.br. Original: Como Implantar Membresia a uma Igreja em Plantação?.