Você comenta sem ler?

No dia 20 de Julho de 2015, postamos um assunto polêmico que gerou várias reações no Facebook. Só que percebemos que muitos comentaram algo que foi respondido pela postagem. Ou seja, será que as pessoas realmente clicavam no link, acessavam a postagem e liam o conteúdo?

Bom resolvemos fazer um teste. Lançamos outra postagem com um título bem chamativo e em forma de pergunta (para provocar reações).

Escrevemos um texto introdutório para disfarçar e, no final do texto, colocamos:

Se você leu até aqui, comente no Facebook: “Realmente, temos que ler até o fim”.

Aqui está o resultado:

Sim, a maioria das pessoas leu o artigo (e muitas outras devem ter acessado e não comentado), mas a realidade é que uma boa parte comenta (e até compartilha!) sem interagir antes com o conteúdo.

Para você que não leu

“Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha.” (Provérbios 18:13)

Se você não leu e comentou, atente à recomendação do sábio: não é prudente falar antes de ouvir (ou comentar antes de ler). O sábio deve ponderar sobre o que é dito e depois falar com mansidão e exatidão.

Nossa intenção no blog não é ter somente um fórum de discussão (muitas vezes, pecaminosa), mas edificar nossos leitores com conteúdos de qualidade. Atente ao que foi escrito, talvez sua dúvida já tenha sido respondida. Reflita nos argumentos dados e, se você discordar, mostre sua posição levando em consideração o que foi dito e contra-argumentando o que foi escrito.

Para você que leu

“O coração do que tem discernimento adquire conhecimento; os ouvidos dos sábios saem à sua procura.” (Provérbios 18:15)

Obrigado por ler as postagens. Esperamos que suas leituras estejam servindo para sua edificação. Nosso alvo é fornecer artigos e vídeos de qualidade que irão ajudá-lo em sua volta ao evangelho.

controversia_76E-book Grátis

Aproveitando, aqui está um e-book sobre como discutir, que irá ajudá-lo ainda mais em ouvir de forma atenta e expressar sua opinião de forma bíblica.

Clique aqui para baixar o e-book grátis