Sua pregação não está centrada no evangelho se…

Podemos considerar “A princesa prometida” um filme clássico? Se falas memoráveis contam, absolutamente! Uma das falas clássicas é dita pelo amado Inigo Montoya, confuso pela repetida exclamação de Vizzini: “Inconcebível!”. Montoya finalmente replica: “Você continua usando essa palavra. Eu não acho que ela signifique o que você pensa que ela significa”.

Ao considerar a frequentemente repetida descrição da pregação como “centrada no evangelho”, eu ouço Inigo Montoya. Nós continuamos usando essa palavra, e eu não acho que ela signifique o que pensamos que ela significa. Então, venha cá, vamos pensar juntos.

Negações acerca da pregação centrada no evangelho

Uma breve lista de negações pode ajudar a demarcar melhor nosso entendimento:

• Deve-se negar que a pregação tenha sido centrada no evangelho apenas porque o sermão se baseou na Bíblia. Há um modo de pregar a Bíblia – até mesmo versículo por versículo, até mesmo as partes sobre Jesus – que leva à condenação. Os sacerdotes e levitas eram mestres da Escritura, contudo Jesus os reprovou por haverem negligenciado o seu testemunho cristocêntrico (João 5.39-40).

• Deve-se negar que a pregação tenha sido centrada no evangelho apenas porque o sermão confortou as pessoas com a graça. A graça evangélica não somente conforta, mas constrange. Ela justifica e santifica. Ela nos fundamenta nos indicativos e nos edifica com os imperativos: Você está perdoado; agora vá e não peques mais.

• Deve-se negar que a pregação tenha sido centrada no evangelho apenas porque o sermão incluiu uma referência à morte e ressurreição de Jesus pelos pecadores. Certamente, a morte e ressurreição de Jesus pelos pecadores são o coração da mensagem evangélica (1 Coríntios 15.1-4). Contudo, um resumo mecânico dessa mensagem, como se fosse um item de uma lista ou uma nota de rodapé obrigatória – certamente não é isso que chamamos de pregação centrada no evangelho.

Artigo Completo

Leia o artigo completo para discernir o que é uma pregação centrada no evangelho

Clique aqui para ler o artigo completo

Por: David King. © 2015 9Marks. Original: A Gospel-Centered Sermon is a Gospel-Shining Sermon.

Este artigo faz parte do 9Marks Journal.

Tradução: Vinícius Silva Pimentel. Revisão: Vinícius Musselman Pimentel. © 2015 Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: MinisterioFiel.com.br. Original: Um Sermão Centrado no Evangelho é um Sermão que Brilha o Evangelho.

Veja mais artigos do 9Marks Journal