A Pregação que ganhou 3000 almas para Cristo

Nesta 31ª conferência, estamos estudando nas Escrituras o tema “Vivifica-nos! e invocaremos o teu nome”.

O primeiro sermão depois do Pentecoste foi poderoso. Essa pregação que ganhou 3000 almas pode nos ensinar a como pregar de forma bíblica.

Aprenda mais com Steven Lawson:

Resumo

Atos 2.14-40

O sermão de Pedro foi tão poderoso que 3000 cristão se converteram. Todo avivamento na história da igreja sempre foi introduzido por homens que tiveram a ousadia de pregar corajosamente a Palavra de Deus.

Neste texto, podemos aprender com a poderosa pregação de Pedro:

1) Apresente o texto

Sempre deve ter uma orientação para a mensagem chamando a atenção dos leitores e mostrando a importância daquilo que será dito. Pedro se levanta e ergue a sua voz em consonância com os outros onze. Toda pregação tem um tom de proclamação. Pedro não fala mole, mas levanta sua voz e ruge como um leão.

2) Leia o texto

Após a introdução, Pedro lê o texto da Escritura. Ler todo o texto bíblico é muito importante, pois isso afirma que tudo o que o pregador tem para dizer provém da Escritura. Pedro cria também na inspiração da Escritura, pois primeiro ele diz que algo foi dito através do profeta Joel e afirma que isso foi dito por Deus. Essa é a base de toda pregação bíblica: a Escritura é a Palavra inspirada, inerrante, suficiente e autoritativa de Deus. Quando o homem de Deus prega a Escritura é o próprio Deus falando.

3) Exponha o texto

O pregador precisa explicar o que Deus disse com as palavras de Deus. Pedro expôs o texto de Joel (v. 17-21) mostrando que o nome que as pessoas deveriam invocar para serem salvas era o nome de Cristo (v. 22-24). O sermão de Pedro era centrado em Deus e exaltava o Senhor.

4) Suporta o texto

Pedro passa então a usar a Escritura para explicar a Escritura (v. 25-28, 30, 34). Ele mostra que o ensino da ressurreição não era novo, mas o próprio Davi escreveu sobre isso. Assim como só um diamante pode cortar o diamante, a Escritura é a melhor intérprete da Escritura. O bom ensinamento bíblico conecta todo o material bíblico. Cada texto bíblico aprofunda o ponto e deixa o ouvinte sobre o peso de toda a Escritura.

5) Sintetize o texto

Reúna todas as partes e condense em uma frase final coesa de resumo (v. 36). Faça essa frase bem pessoal (“vós crucificastes”).

6) Aplique o texto

Mude do modo indicativo para o imperativo (v. 37-40). Mais do que dar fatos, mostre os imperativos da Bíblia: arrependa-se!

Deus honrou aquela pregação e através de uma ação soberana do Espírito converteu 3000 pessoas. Que Deus faça o mesmo em nossa geração. Que pregadores se levantem nesta geração proclamando a mensagem de Cristo no poder do Espírito para a glória de Deus.

Assista às outras reprises

Tenha acesso a todas as outras mensagens da Conferência Fiel Pastores e Líderes 2015.

Clique aqui e assista às outras mensagens

12118833_10153786044984406_4614902219285761952_nLeve as mensagens da Conferência Fiel 2015 em DVD!

Coleção completa Conferência Fiel 2015 – BOX C/ 10 DVDs.

» IMPORTANTE: ENTREGAS A PARTIR DO DIA 15/10/2015.

Clique aqui para conhecer o DVD

Por: Steven Lawson. © 2015 Ministério Fiel. Original: A Pregação que ganhou 3000 almas para Cristo.