Uma dica para pastorear cada membro em uma igreja grande

No último texto, eu tratei de como um pastor pode ter certeza de que está pastoreando regularmente todos em sua igreja. Nele eu expliquei um sistema para orar e entrar em contato com todos os membros da igreja em um mês. Isso é baseado nos esforços de pastoreio de uma igreja menor; logo, naturalmente, posso antecipar a pergunta:

“Isso é ótimo, mas e aqueles que são pastores de uma igreja maior?”

Bem, a resposta rápida a essa pergunta de como você pode realizar esse sistema em uma igreja maior é: você não pode. Pelo menos, não por si mesmo. Outros devem pastorear com você. Ainda assim, depois de passar algum tempo servindo na equipe de duas igrejas diferentes, cada uma com mais de 1.500 membros, estou convencido de que cada membro ainda pode ser cuidado, ser conhecido e ser motivo de oração de forma individual pelos pastores e líderes, bem como contatado de alguma forma a cada mês.

Penso que a tabela de 28 dias que eu propus anteriormente pode ser feita na proporção de 1:100. Um pastor/presbítero/equipe para cada 100 membros da igreja. Isso se resume a menos de 5 pessoas ou famílias por dia pelas quais é preciso orar e com as quais é preciso contatar. Assim, se você está em uma igreja de 500 membros, você só precisa de 5 pastores que estejam dispostos a dedicar cerca de 30 minutos por dia para realizar isso. Se você está em uma igreja de 1.200 membros, só precisa de 12 pastores para orar e entrar em contato com todos os membros da igreja.

Lembre-se, você não vai simplesmente se precipitar nesse tipo de esforço intencional, especialmente em uma grande igreja. Na verdade, talvez seja necessário reestruturar o modo como sua equipe está formada e funciona. Mas se você fizer o compromisso e crer que é possível pastorear cada membro da igreja em algum nível em uma base regular, independentemente do tamanho, sua alegria aumentará e as almas do seu povo se sentirão mais fielmente cuidadas por seus líderes (Hebreus 13.17).

Pastores, não creio que nós seremos desculpados do nosso chamado para prestar contas de cada alma (Hebreus 13.17) apenas por causa do tamanho da nossa igreja. Peçam a Deus que lhes conceda graça e discernimento sobre como isso pode ser realizado em sua igreja através do serviço dos seus pastores, diáconos, equipe e outros líderes. Deus honrará seus esforços para serem fiéis nesse aspecto.

Por: Brian Croft. © Practical Shepherding, Inc. Website: practicalshepherding.comFacebook; Twitter;  Traduzido com permissão. Fonte: How can a pastor be certain he is regularly shepherding everyone in a larger church?

Original: Uma dica para pastorear cada membro em uma igreja grande. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Camila Rebeca Teixeira. Revisão: André Aloísio Oliveira da Silva.