Mulheres não são o centro; o centro é a Palavra

Hoje é dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher. A máquina de lavar finaliza sua primeira centrifugação do dia, e meus pensamentos rodam com ela.

Preciso escrever este artigo. Por onde vou começar? Para quem vou escrever? Ah, sim, mulheres…Anh? MULHERES! Mas…que tipo de mulheres? Para qual idade? O que interessa a essas mulheres?

Ops, não, naãaao, não!

Centrifugando, ops, centralizando a Palavra

As mulheres não são o centro, o centro é a Palavra, o meu coração e o delas devem estar apontados para Cristo. Ele é o alvo, o centro, o princípio, o fim de todas as coisas. Ele, o Cristo, é o centro, nem eu nem elas devemos ser o centro.

Esta semana, iniciei a leitura de um livro que eu estava ansiosamente esperando chegar em minhas mãos: Ministério de Mulheres, editado por Gloria Furman e Kathleen Nielson. Este livro fala do ministério de mulheres e de um ministério centrado na Palavra de Deus, e não centrado nas mulheres e em satisfazer suas necessidades (porque, afinal, onde duas ou mais mulheres estão reunidas existem necessidades!). Li o primeiro capítulo e nada é exatamente novo no texto, mas generosamente somos dirigidas pela autora a recordar que Deus é o centro, e que é através de sua Palavra que podemos amá-lo e glorificá-lo.

Gostaria de convidar você, leitora, a refletir sobre esta importante questão de centralizar a Palavra de Deus em sua vida.

Veja, quando algo é o centro da vida de uma mulher (quem é mãe compreende bem isso), esse objeto é rodeado de amor, é protegido, é alimentado, é cuidado, e falamos desse amor, porque falamos do que o coração está cheio (Lc 6:45) e partilhamos o nosso objeto de afeto com entusiasmo.

Quando temos um objeto de amor, algo com o qual estamos intensamente envolvidas, não permitimos que outras demandas da vida roubem de nós o tempo que teremos junto àquele amor, protegemos o nosso momento de deleite, reservamos os nossos melhores afetos para esse amor, dedicamos o nosso melhor tempo para estar com esse amor. Não é assim que amamos?

Assim deveria ser o nosso tempo com a Palavra de Deus, um tempo protegido, porque o amor guarda, protege, cuida. Se você tem tido um tempo de regozijo na Palavra de Deus, instintivamente vai proteger esse tempo, antevendo aquele momento de deleite diante do Deus Todo-Poderoso que dirige sua vida com toda soberania. No entanto, se não aprendeu a amar a Palavra de Deus, as demandas da vida roubarão de você o melhor desta terra: seu tempo diante do Trono de Deus, aquele momento que somente seu Senhor pode lhe oferecer.

Dicas práticas para centrar e melhorar sua devocional

Sempre haverá, enquanto estivermos vivas, a oportunidade de nos convertermos dos nossos caminhos tortos e voltarmos para o centro. O centro é Cristo, e você o encontra em toda Escritura (“toda” significa toda, e não apenas nas partes que você prefere!).

Sendo assim, se ainda não tem o hábito, ou mesmo se perdeu o hábito de ter um tempo com o Senhor e exercitar seu espirito com a leitura da Palavra e oração, gostaria de ajudá-la a organizar seu tempo para algo realmente precioso.

Toda oportunidade que tenho de estar com irmãs na fé, eu questiono como está o tempo delas com Deus. Eu pergunto: Você tem feito o seu devocional? Com que frequência? E, quase invariavelmente, escuto duas repostas: Sim, tenho tido um tempo com Deus, porém não tanto quanto gostaria; ou, não consigo ter a qualidade que deveria ter em meu tempo com Deus.

Gostaria de pontuar algumas atitudes simples, porém eficazes, que podem ajudá-la a progressivamente melhorar seu tempo devocional com o nosso amado Senhor.

Primeiro, acredito na importância do lugar, pois você não recebe em sua casa uma pessoa importante em qualquer ambiente, mesmo que seja para uma simples conversa. Tenho certeza de que você prepara um espaço para este encontro, e não deveria ser diferente quando pensamos em um momento tão especial que é estar diante do trono da glória e da graça de Deus. Tenha um local confortável, privado e silencioso.

Segundo, tenha um horário definido, bem definido, para o seu momento a sós com o Senhor. Voltamos ao exemplo de receber uma pessoa querida para uma conversa. Você certamente reserva um horário apropriado para ter esse tempo de qualidade; assim deverá ser com o tempo reservado para o encontro com a pessoa mais importante de sua vida: Jesus Cristo. Reserve tempo suficiente para uma boa conversa ao pé da cruz e lembre-se de que haverá dias quando sentirá necessidade de se demorar neste encontro e derramar o seu coração; portanto pense em deixar algum tempo sobrando para esticar seu devocional nestes dias mais intensos.

Terceiro, tenha um cronograma de leitura bíblica. Nós precisamos de todo o conselho de Deus (2Tm 3:16), e isto inclui os 66 livros da Bíblia. Se você tem um cronograma, poderá visualizar o seu progresso, e isso vai animá-la a prosseguir. Ter um cronograma também impedirá que perca tempo folheando a Bíblia em busca do que vai ler no dia. Muitas vezes, os 15 minutos que eu tinha reservado para a leitura bíblica matinal se tornaram um ansioso vai e volta nas páginas da Bíblia, o que geralmente resultava em uma apressada leitura nos últimos minutos reservados para esta finalidade, e isso geralmente me causava mais desgaste do que ganho espiritual.

Quarto, tenha um roteiro de oração, e aqui não há nenhum problema em ter anotadas suas demandas de pedidos; isso vai criar uma espinha dorsal por onde seguir, e lembre-se de que é o Espírito quem nos ensina a orar como convém. Algo que me ajudou a organizar as demandas foi manter uma caderneta de orações; nela eu posso anotar também como Deus respondeu questões específicas, e estas anotações me ajudam a conhecer o caráter de Deus, além de me servirem de memorial da fidelidade do Senhor para com todo aquele que o busca de todo o coração.

Quinto, não desista de tentar, tentar e tentar. Muitas vezes, você poderá passar por momentos áridos e pensar em desistir, ou até dizer para si mesma que esse tipo de coisa não é para você. Ovelha, o mais importante é estar aos pés do Senhor, porque sem Ele nada podemos fazer (Jo 5:5). Não desista! Nunca! Ore pedindo ajuda do Senhor. Converse com uma pessoa da mesma fé que você e peça ajuda. Ela pode te ajudar de duas maneiras: orando por você e sendo a pessoa para quem você vai prestar contas. Saber que tem alguém que se importa com a sua alma, além de revitalizante, firma um compromisso e cria zelo para cumprir o programado.

Com o hábito estabelecido, você poderá ter a necessidade de ampliar o seu devocional para além da oração e leitura bíblica. Você talvez queira iniciar um projeto de memorização e meditação das escrituras. É natural que isso aconteça com o amadurecimento e crescimento de sua intimidade no relacionamento com Deus. Mas isso fica para outra publicação, porque agora eu tenho um encontro marcado!

Fica a dica, ovelha.

Referências bíblicas

2 Tm 3:16-17Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Lc 6:45O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.

Jo 5:5 – Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Para Ovelhas Curiosas, livros

Mulheres da Palavra, de Jen Wilkin, Editora Fiel

 • É um livro pequeno e prático, formatado para as mulheres aprenderem a fazer um estudo Bíblico particular das Escrituras. Próprio para iniciantes, simples, porém abrangente. Experimente!

Vivendo na Palavra, de Howard e William Hendricks, Editora Batista Regular

 • Um de seus autores é um professor de seminário, que escreveu como resultado de muitos anos de ensino de estudo bíblico voltado para os seus alunos que necessitavam aprender a manusear a Palavra de Deus com habilidade e profundidade. Excelente em sua totalidade, profundo, além de didático, com exercícios práticos e relevantes. Se você tem sede da Palavra, este é um auxílio imprescindível.

Enriquecendo-se com a Bíblia, de Arthur W. Pink, Editora Fiel

 • Este pequeno livro é como um vidro de perfume francês, embora seja quase um pocket, ele é intenso e fará com que sua leitura bíblica escarneie a sua alma! Pink é o autor que mudou a minha teologia. O respeito e a admiração por este homem piedoso me fazem recomendar, de coração, esta leitura. Avante, Ovelhas!

Feminilidade Radical

Como podemos entender o delicado equilíbrio entre a influência cultural, a perspectiva histórica e a autoridade bíblica quando se trata de nosso papel como mulheres no lar, no trabalho, na igreja e na cultura? De que forma as três ondas do feminismo impediram a visão de Deus para as mulheres? E, finalmente, como podemos entender para onde ir a partir daqui?

Em meio à confusão radical de nossa cultura acerca da feminilidade, Carolyn ensina a verdade radical do plano sábio e gracioso de Deus para as mulheres.

Por: Renata Gandolfo. © Ministério Fiel. Traduzido com permissão.  Original: Mulheres não são o centro; o centro é a Palavra. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Revisão: Vinícius Pimentel