Aprenda a organizar a sua biblioteca teológica com Zotero

Pastores, estudantes, professores e acadêmicos têm pelo menos uma coisa em comum: bibliotecas teológicas pessoais, quer sejam escarças, modestas, decentes ou luxuosas. Infelizmente, muitos de nós têm outra coisa em comum: bibliotecas desorganizadas.

Por que você deve organizar sua biblioteca teológica pessoal?

Eu aprendi por que deveria organizar minha biblioteca com um contratante que chamarei de Bob. Quando eu estava na faculdade, trabalhei meio período durante as aulas e tempo integral durante as férias de verão como subempreiteiro que fazia reformas domiciliares. Bob, meu chefe bondoso e paciente, me ensinou a finalizar porões, construir deques, remodelar quartos, pintar e aprimorar espaços com paisagismo. Ele tinha excelentes habilidades com uma enorme coleção de ferramentas para usar.

Mas Bob nem sempre era organizado. Nós frequentemente começávamos as manhãs escavando por centenas de ferramentas em sua garagem para encontrar as que necessitávamos para o trabalho do dia. Por vezes as ferramentas que precisávamos estavam jogadas em algum lugar em seu caminhão ou em sua casa e às vezes não conseguíamos encontrá-las. Portanto, perdíamos tempo procurando por elas, desperdiçávamos mais tempo e dinheiro comprando ou alugando reposições, ou escolhendo ferramentas não tão boas para realizar o trabalho.

As ferramentas de Bob nem sempre estavam no lugar porque ele não as organizava de forma deliberada e consistente. Mas o tempo e a disciplina necessária para organiza-las colherá benefícios que excedem o tempo e dinheiro desperdiçado por causa da desorganização.

Assim como um empreiteiro precisa de uma coleção de ferramentas para fazer seus variados trabalhos, pastores, estudantes, professores e acadêmicos também precisam de bibliotecas teológicas pessoais para fazerem os deles. Suponhamos que eles estejam preparando uma série de sermões, um projeto de pesquisa, uma palestra, um artigo ou uma monografia sobre o paraíso. Idealmente, no início da pesquisa eles iriam avaliar quais as referências relevantes sobre o paraíso eles possuem atualmente em suas bibliotecas pessoais. Mas como você faz isso eficientemente se sua biblioteca não é organizada? Você pode ter referências sobre o paraíso em vários lugares: livros inteiros, porções de livros (por exemplo, capítulos em teologias sistemáticas, Festschrifts[1], ou outros livros tópicos), artigos, arquivos em MP3, postagens de blogs, etc. Muitas pessoas não organizaram suas bibliotecas e não têm o tempo para pesquisar nelas e encontrar tudo o que possuem que é relevante para um determinado tópico. Portanto, assim como Bob, muitas vezes elas não encontram as ferramentas que necessitam, perdem tempo procurando por elas e gastam dinheiro comprando, pedindo emprestado substitutos ou decidem usar ferramentas inferiores para fazer seu trabalho.

Organizar sua biblioteca teológica pessoal permite que você trabalhe de forma mais eficiente e produtiva.

Uma maneira de organizar sua biblioteca teológica pessoal

Poucas pessoas discordariam que é prudente organizar sua biblioteca. A questão é como. As bibliotecas pessoais de hoje podem ser mais complexas do que eram há algumas décadas, porque podemos ter livros e artigos impressos, livros eletrônicos em plataformas como Logos Bible Software ou Accordance, PDFs, documentos do Word, audiobooks, arquivos MP3, vídeos, postagens de blogs e muito mais. Como organizar suas referências de modo que eles sejam eficientemente acessíveis?

Abaixo eu compartilho como eu organizo minha biblioteca. Certamente não é a única maneira de fazer isso, e provavelmente não é a melhor maneira. Mas o sistema funciona bem para mim, dada minha personalidade, treinamento e objetivos, e pode estimular você a desenvolver ou ajustar o seu próprio sistema de uma forma que o sirva bem.

Meu hub organizacional é o Zotero. E boas notícias: ele é grátis (porque é generosamente financiado pela Universidade George Mason). Veja como Zotero se descreve:

[Descrição breve] Zotero [zoh-TAIR-oh] é uma extensão gratuita e fácil de usar do Firefox para ajudá-lo a coletar, gerenciar, citar e compartilhar suas fontes de pesquisa. Ele está bem onde você realiza seu trabalho – no próprio navegador da web.

[Descrição longa] Zotero é uma ferramenta de pesquisa poderosa e fácil de usar que ajuda você a reunir, organizar e analisar fontes (citações, textos completos, páginas da web, imagens e outros objetos) e permite compartilhar os resultados de sua pesquisa de muitas maneiras. Sendo uma extensão para o popular navegador de código aberto Firefox, o Zotero inclui as melhores partes do software de gerenciamento de referência mais antigos (como EndNote) – a capacidade de armazenar campos de autor, título e publicação e exportar essas informações como referências já formatadas – e as melhores partes de softwares modernos e aplicações para web (como iTunes e del.icio.us), tais como a capacidade de interagir, adicionar etiquetas, e pesquisar de forma avançada. Zotero integra-se estavelmente com referências online; ele pode detectar quando os usuários estão visualizando um livro, artigos ou outro objeto na web, e – em muitos dos principais sites de pesquisa e biblioteca – localizar e salvar automaticamente as informações de referência completas para um item nos campos corretos. Uma vez que ele vive no navegador da web, ele pode facilmente transmitir e receber informações de outros serviços e aplicativos de lá; e uma vez que funciona em seu computador pessoal, ele também pode se comunicar com softwares que funcionam nele (tal como o Microsoft Word). E também pode ser usado offline (por exemplo, em um avião, sem conexão WiFi).

Em breve Zotero terá “uma versão autônoma de desktop… com integração completa em uma variedade de navegadores da web e uma interface de programação de aplicativos (API) radicalmente expandida para fornecer acesso móvel e web às bibliotecas Zotero”. Confira Zotero.org para obter mais informações, como tutoriais em vídeo[2].

Eu uso Zotero como meu gerente bibliográfico por várias razões:

  1. É extremamente eficiente ter todos as referências eletrônicos e impressas que eu possuo racionalizadas em um banco de dados que os organiza de uma maneira fácil de encontrar. Essa é a principal razão pela qual eu uso Zotero.
  1. Zotero é compatível com o Microsoft Word, que eu o uso na preparação de publicações. Minhas notas de rodapé e bibliografia se conectam perfeitamente com Zotero, de tal forma que, uma vez que eu colocar a informação bibliográfica para um item no Zotero, eu nunca mais terei que fazer isso de novo manualmente. Eu economizei dezenas de horas ano passado quando escrevi minha dissertação[3].
  1. Você pode classificar itens no Zotero assim como no iTunes. Zotero é semelhante ao iTunes neste quesito, porém melhor, porque as coleções do Zotero (em paralelo com as playlists no iTunes) podem ter várias subpastas, como no Windows Explorer. Assim, você pode digitar uma palavra-chave, o nome de um autor, parte de um título de livro, ou qualquer outra coisa, e os itens aparecerão instantaneamente.
  1. Você pode adicionar um único item no Zotero em várias coleções (assim como você pode adicionar uma única música no iTunes em várias playlists). Organizar livros impressos em estantes por categorias limita você a especificar apenas uma categoria para cada livro, mas muitos livros cabem em mais de uma categoria. É por isso que é fácil para livros relevantes passarem desapercebidos ao estudar um assunto.
  1. Você pode anexar notas e documentos às entradas bibliográficas no Zotero. Em centenas de itens eu anexei PDFs e/ou notas que tomei ao lê-los.
  1. Antes de mudar para Zotero, às vezes era difícil localizar livros que eu sabia que eu possuía. Isso se tornou mais comum à medida que minha biblioteca se expandia. Eu me pergunto: “Onde está esse livro escrito pelo fulano? Eu possuo uma versão impressa dele ou vendi minha cópia impressa e a o comprei para o Logos? Se estiver em versão impressa, onde o coloquei? Eu o classifiquei como x, y ou z?”. Com o Zotero, posso simplesmente digitar uma palavra ou duas na caixa de pesquisa para localizar o item, verificar se o possuo e ver em que formato o possuo. Em vez de procurar um item nas minhas estantes, Logos, HD ou outros arquivos, eu começo com o Zotero.
  1. Zotero é uma excelente ferramenta de pesquisa para organizar artigos em periódicos, incluindo aqueles que você não possui. Durante muitos anos meu mentor de doutorado, Don Carson, reservava meio dia, uma vez por semana, para ler, classificar e catalogar artigos em vários periódicos relevantes para suas atuais e possíveis futuras pesquisas; ele apertava uma meia hora aqui e outra ali, somando até cerca de meio dia de trabalho por semana. (Ele usa o Nota Bene para suas pesquisas, eu tentei esse software caro e achei desarrumado e não-intuitivo, então eu o vendi e voltei para o Word e o Zotero).
  1. Quando amigos me enviam e-mails perguntando sobre leituras recomendadas sobre um tópico específico, eu simplesmente vou para a coleção correspondente que criei no Zotero e arrasto as referências para o meu e-mail, onde eles são exibidos automaticamente em uma bibliografia em ordem alfabética. As referências podem ser copiadas e coladas perfeitamente em documentos do Word, e-mails e postagens em blog.

Agora mostrarei como simplifiquei minha biblioteca impressa e eletrônica no Zotero:

Insira as informações bibliográficas de cada referência no Zotero.

Isso pode levar algum tempo se você tiver uma grande biblioteca. Eu cataloguei mais de 13.000 itens até agora, e levou meses de trabalho. Existem alguns atalhos. Por exemplo:

  1. Você pode importar as informações bibliográficas de um livro automaticamente de alguns sites (por exemplo, WorldCat.org ) simplesmente pressionando o ícone do Zotero na barra de URL, embora ainda precise atualizar algumas coisas (por exemplo, alterar “Grand Rapids , Michigan” para “Grand Rapids”).
  2. Se alguns itens que você está inserindo são muito semelhantes, você pode clicar com o botão direito do mouse em um item, selecionar “Duplicar item” e, em seguida, ajustar a duplicata.
  3. Você pode exportar sua biblioteca Logos para o Zotero (embora, infelizmente, você precise ajustar a informação bibliográfica relevante para o Zotero, porque nem sempre ela é exata).

Eu dividi este projeto maciço em fases, começando com o menor e ir trabalhando até chegar ao maior:

  1. Impressos. Aproximadamente 1100 itens.
  2. Anexos (especialmente PDFs). Aproximadamente 1300 itens.
  3. Livros no Logos Bible Software. Aproximadamente 3600 itens.
  4. Artigos de jornais no Logos Bible Software. Aproximadamente 6500 itens. (Eu poderia ter cadastrado centenas a mais, mas eu saltei alguns que acredito que nunca consultarei).

Este trabalho não é mentalmente exigente, então eu ouvi muitos sermões, palestras e audiobooks enquanto o fazia. É o tipo de trabalho que você pode atribuir a um assistente, se você tiver um.

Organize suas referências no Zotero.

À medida que você cadastra cada referência no Zotero, organize-a em pastas correspondentes. Cada item faz parte automaticamente da pasta principal, “Minha Biblioteca”, mas você pode colocar um item em tantas subpastas quanto preferir. Você pode querer colocar um artigo sobre Romanos 9, por exemplo, em uma coleção sobre Romanos, bem como uma coleção sobre eleição. Organize suas pastas de uma forma que lhe sirva melhor; ela deveria refletir suas áreas de interesse e a maneira como você pensa. Os índices tópicos do The Gospel Coalition e Desiring God são lugares úteis para obter ideias sobre como organizar suas categorias. Esta é a estrutura básica de como organizei minha biblioteca no Zotero (muitas das subcategorias têm outras subcategorias, como você pode ver no vídeo acima.

  1. Minha biblioteca pessoal. Cada referência que possuo está conectada a pelo menos a uma das seguintes cinco subcategorias além das outras abaixo.
  • Anexos (especialmente PDFs).
  • Filmes (DVDs).

Exegese e teologia bíblica.

  • Hermenêutica.
  • Novo Testamento. Esta se divide em: Evangelhos; Grego; Livros Individuais do NT; Estudos Joaninos; Cartas Gerais; História do NT; Introdução e Panorama do NT; Pessoas do NT; Crítica Textual do NT; Teologia do NT; e Estudos Paulinos. Para cada livro do NT e do AT, as principais coleções incluem recursos que tratam do livro bíblico inteiro (por exemplo, comentários) e subpastas que incluem estudos especiais (por exemplo, livros e artigos sobre apenas uma parte de um livro bíblico).
  • Antigo Testamento. Esta se divide em Hebraico, Livros Individuais do AT, Jesus no AT, História do AT, Introdução e Panorama do AT, Pessoas do AT, Crítica Textual do AT, Teologia do AT, Pentateuco, Poesia, Profecia e Literatura Sapiencial.
  • Fontes Primárias. Bíblias em inglês [ou português], grego, hebraico, latim e línguas modernas.
  • Judaísmo do Segundo Templo.
  • Bíblia Inteira. Isto inclui Referências Gerais [dicionários e enciclopédias, por exemplo], Geografia, Catálogo de Recursos (por exemplo, catálogos de comentários)[4], Teologia Bíblica da Bíblia Inteira (por exemplo, Reino de Deus, uso do AT no NT, História da Salvação, Tipologia), Comentário da Bíblia Inteira e Introduções e Panoramas da Bíblia Inteira.
  1. Teologia Histórica.
  • Introduções e Panoramas.
  • Grupos e ideologias.
  • Indivíduos.
  • Períodos da História.
  1. Outros. Isto inclui a maioria das minhas referências que não são teológicas.
  • Referência Geral (por exemplo, enciclopédias, dicionários).
  • História e Biografia.
  • Línguas.
  • Lógica.
  • Produtividade (inclui gerenciamento de tempo).
  • Pesquisa e Escrita.
  • Ciência.
  1. Teologia Prática.
  • Liberdade Cristã e Escolhas de Estilo de Vida.
  • Vida Cristã em Geral (por exemplo, devocionais).
  • Aconselhamento e Psicologia.
  • Educação e Academicismo [Vida Intelectual].
  • Ética. As subcategorias incluem: aborto, bioética, cremação e enterro, pena de morte, meio ambiente, etnicidade, eutanásia, sexualidade, pesquisa sobre células-tronco e clonagem, e guerra.
  • Evangelismo e Discipulado. As subcategorias incluem: Movimento de Crescimento de Igrejas, Missões e Pequenos Grupos.
  • Família. As subcategorias incluem: Crianças, Masculinidade e Feminilidade, Casamento e Parentalidade.
  • Conhecendo a Vontade de Deus.
  • Liderança.
  • Mente e Emoções.
  • Dinheiro e Possessões.
  • Teologia Pastoral.
  • Política (igreja e estado).
  • Oração.
  • Pregação.
  • O Sabbath e Dia do Senhor.
  • Questões sociais (por exemplo, pobreza, atos de misericórdia, justiça pública).
  • Adoração (inclui debate sobre a música).
  1. Teologia Sistemática.
  • Apologética. As subcategorias incluem: Abordagens (especialmente pressuposicionalismo), Ateísmo e Agnosticismo, Cultos, Milagres, Problemas do Mal e do Sofrimento, Confiabilidade da Bíblia e Religiões do Mundo.
  • Doutrina Bíblica. Isso inclui todas as categorias básicas de uma teologia sistemática típica e subcategorias para cada uma delas.
  1. Listas. Isso permite que eu mantenha atualizado os itens que eu gostaria de comprar, ler ou ouvir, bem como aqueles que eu emprestei (juntamente com uma nota informando quem é a pessoa para quem eu emprestei).

Eu também catalogo itens que eu não tenho no Zotero (por exemplo, um livro de biblioteca que eu verifiquei, ou um livro que eu adicionei depois de ouvir um professor recomendando em uma palestra, ou ver um amigo recomendando em seu blog). Para distinguir os livros que eu possuo desses, eu aplico “Etiquetas” aos itens que eu possuo; eu etiqueto todos os itens que possuo com “Tenho” e marco alguns com “Tenho o anexo”, “Tenho no Logos” e/ou “Tenho impresso”. Dessa forma, se eu estou olhando para uma lista com todas as minhas referências sobre, digamos, “Ateísmo e Agnosticismo”, eu posso simplesmente digitar a etiqueta “Tenho” para ver qual desses itens que eu já possuo. E se eu quiser procurar um item específico, eu posso saber imediatamente em que formato o possuo.

Organize seus livros impressos em suas estantes por autor em ordem alfabética.

Posso pensar em pelo menos três maneiras viáveis ​​de organizar seus livros impressos:

  1. Por Sistema. É assim que as bibliotecas fazem, geralmente usando o sistema da Library of Congress ou o Sistema Decimal de Dewey. Alguns dos meus amigos organizam suas bibliotecas pessoais desta maneira, e funciona bem para eles. Faz sentido se a sua biblioteca pessoal é enorme e você tem um assistente para organizá-la, mas para a maioria das pessoas eu acredito que é muito trabalho e desnecessário.
  1. Por Tópico. Era isso que eu fazia até começar a usar o Zotero, e eu suspeito que é o que a maioria das pessoas faz. É conveniente organizar uma linha de livros sobre Romanos, por exemplo, se você estiver estudando uma passagem sobre os romanos. Mas também é fácil outros livros relevantes passarem desapercebidos, e pode ser difícil localizar livros que você sabe que possui.
  1. Por autor em ordem alfabética. Isso é o que faz mais sentido para mim agora. É claro, abrangente e simples. Meus livros são muito fáceis de localizar porque eu os alinho em ordem alfabética por autor; esta é a mesma ordem em eles apareceriam em uma bibliografia, então essas regras se aplicam a itens com vários autores ou sem autores. E agora nada passa desapercebido desde que eu estou usando Zotero em vez de minha memória combinada com um arranjo tópico dos livros nas minhas estantes.

Conclusão

É sábio organizar sua biblioteca de tal forma que você possa pesquisar de maneira eficiente, e este artigo sugere uma maneira de fazer isso utilizando o Zotero. O método organizacional que usamos é meramente uma ferramenta – um meio para um fim. E o fim é glorificar a Deus como bons mordomos de sua variada graça.

–––

Agradecimentos especiais a Andrew Franseen, Phil Gons, Matthew Hoskinson, Todd Patterson, Matt Perman e Tony Reinke por discutirem a organização da biblioteca comigo, examinando este ensaio e compartilhando comentários úteis.

[1] Festschrifts é um termo alemão para designar um livro, geralmente um livro de ensaios, em honra a alguém academicamente importante. Alguns exemplos estão os Festschrifts em honra de Ricardo Denham, Heber Campos, John Piper , D. A. Carson e Douglas Moo. (N. T.)

[2] É importante ressaltar que este artigo foi publicado originalmente em 2011 e essas atualizações ainda não estavam disponíveis. No entanto as versões para desktop (Mac e Windows), Google Chrome, Safari e Firefox já estão disponíveis em 2017. (N. T.)

[3] Para usar a formatação requerida pelas normas da ABNT você terá que instalar a extensão encontrada aqui: https://www.zotero.org/styles. Para instala-la, encontre o link para a extensão da ABNT, clique com o botão direito em “source” que aparecerá à direita da extensão, e então “salvar link como…”. Após o download ser concluído, clique no arquivo e espere a instalação ser concluída. Para integrar o Zotero no Microsoft Word, instale a extensão para Firefox disponível aqui: https://www.zotero.org/support/word_processor_plugin_installation. (N. T.)

[4] Como o do D. A. Carson referente ao Novo Testamento e do Tremper Longman III referente ao Antigo Testamento [N. T.]

Por: Andy Naselli. © Reformation21. Website: http://www.reformation21.org/. Traduzido com permissão. Fonte: Why You Should Organize Your Personal Theological Library and a Way How

Original: Aprenda a organizar a sua biblioteca teológica com Zotero. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Hélio Sales.