Jogue Como uma Garota – Por que o Feminismo Insulta Mulheres Reais

O movimento feminista conquistou muito nos Estados Unidos. Além da carnificina do aborto, eu suspeito que a conquista mais infeliz seja a destruição da ideia de alcançar a excelência como uma mulher.
Isso pode parecer contraintuitivo. Afinal, as feministas não lutam para que as mulheres possam ter mundos inteiros de oportunidades se apresentando à nossa frente – para que possamos voar alto, ir atrás de nossos sonhos, conquistar, nos destacar? Bem, na verdade, não.
Se você perguntar às pessoas comuns qual é a causa feminista, elas irão responder que é sobre mulheres serem iguais aos homens – sobre garantir que não sejamos tratadas como inferiores, ou cidadãs de segunda categoria. E, claro, se colocado dessa forma, que pessoa sã discordaria, certo? Entretanto, quando a posição feminista é resumida dessa maneira, há um trabalho sorrateiro acontecendo, como que por debaixo dos panos.

O Fruto da Igualdade Feminina

A ideia de que mulheres são iguais aos homens não é uma ideia feminista; é uma ideia cristã. O apóstolo Paulo o disse muito antes que Elizabeth Cady Staton ou Gloria Steinem, quando nos ensinou que em Cristo não há nem judeu, nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher (Gálatas 3.28). E ele o disse quase dois milênios antes que o pessoal do direito das mulheres aparecesse.
As feministas tentam levar o crédito por algo que é fruto do evangelho, trabalhando por meio da cultura como o fermento em uma massa. Nós precisamos parar de deixar as feministas agirem como se elas, de alguma forma, alcançaram nossa igualdade. Sociedades não convertidas nunca tratam as mulheres bem, e isso é extraordinariamente fácil de documentar. Mulheres tratadas com respeito é um fruto que cresce em apenas um tipo de árvore, e essa árvore é a cruz.
É claro que, nós, cristãos, cremos que as mulheres são iguais aos homens. Essa crença não é algo que comprometemos pelas feministas, ou que aprendemos delas, na verdade, é um de nossos distintivos. Temos versículos para essas convicções, e sempre tivemos.

O que é igualdade?

Então, o que há de errado com o feminismo? Honestamente, muito se resume a uma luta por definições. O que “igual” realmente significa? Significa “o mesmo”? Um cristão crê que mulheres são diferentes de homens – com diferentes qualidades, habilidades e responsabilidades. Nós não acreditamos que essas diferenças implicam em desigualdade. Uma feminista, por outro lado, crê que a verdadeira igualdade não pode ser alcançada sem semelhança.
No entanto, um rolo de massa é diferente de um copo de medidas, e podemos constatar isso sem dizer que um é melhor que o outro. E que coisa estranha seria se não pudéssemos! Imagine mostrar os seus utensílios de cozinha para alguém e essa pessoa acusar você indignamente de acreditar que o copo de medidas é melhor que o rolo de massas. Melhor em quê? Se você deseja medir farinha, será muito difícil fazê-lo com um rolo de massas, e terá problemas similares se tentar abrir uma massa com um copo de medidas. Um rolo de massas deve ser avaliado de acordo com os padrões do que faz um bom rolo de massas e copos de medida também devem ser julgados em seus próprios termos. (Como nota, se você se incomoda com a analogia doméstica, isso mostra que você está fazendo exatamente o que estou falando.)

O Potencial das Mulheres para a Excelência

Cremos que as mulheres são diferentes dos homens, e, portanto, devem se realizar nos padrões do que consiste uma mulher excelente, julgada em seus próprios termos. Uma mulher admirável e bem-sucedida é diferente de um homem admirável e bem-sucedido, e ela irá alcançar coisas diferentes.
Isso está, realmente, no coração de nosso desacordo com as feministas. Elas desejam que os padrões, categorias e julgamento sejam exatamente os mesmos tanto para homens quanto para mulheres. A surpresa, porém, está aqui: os padrões que elas desejam aplicar para todo mundo são os que sempre foram aplicados aos homens. “Quebrar o teto de vidro” é pouco pela insistência em que padrões masculinos de sucesso sejam agora impostos às mulheres.

O Potencial das Mulheres para a Excelência

Em nossa sociedade, uma mulher que alcança a excelência realmente feminina é considerada retrógrada e constrangedora. As poucas mulheres que conseguem atingir o sucesso no mundo masculino recebem um tapinha nas costas e um brinde de participação. É terrivelmente condescendente.
Pense na maneira como nossa sociedade celebra as mulheres que conseguem entrar nas equipes militares de elite, ou qualquer coisa similar a isso. Honestamente, é a mesma reação quando uma criança muito, muito lerda finalmente cruza a linha de chegada da corrida, 12 minutos depois de todo mundo.  Nós, mulheres, precisamos parar de ser tão facilmente lisonjeadas com esse tipo de admiração. Se você prestar atenção, perceberá que não é mesmo um elogio.

Nós cristãos, particularmente mulheres cristãs, precisamos lutar mais para recapturar a ideia da excelência feminina. Muitas vezes, em nome do conservadorismo, nós compramos o estereótipo e abraçamos a figura da mulher “impotente, fraca e medíocre”, pensando que isso significa feminilidade. Mas precisamos estudar nossas Bíblias e aprender a incorporar virtudes como mulheres, obediência como mulheres, ambição como mulheres, sabedoria como mulheres, coragem como mulheres, fidelidade como mulheres, força como mulheres.

Por: Rebekah Merkle. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Throw Like a Girl: Why Feminism Insults Real Women.

Original: Jogue Como uma Garota: Por que o Feminismo Insulta Mulheres Reais. ©Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Cecília J. D. Reggiani. Revisão: Renata M Gandolfo.