Quatro Interpretações de Apocalipse | Teologia Visual

O Curso Fiel de Liderança Teologia Bíblica do Novo Testamento visa oferecer ao estudante uma introdução histórica, teológica e do gênero literário dos livros que compõem o Novo Testamento, além de propor instrumentos para sua correta interpretação. Um dos livros abordados no curso é o Apocalipse. Confira a seguir os quatro modos de se ler o Apocalipse:

1. PRETERISTA: O Apocalipse fala sobre eventos passados

Os eventos descritos no Apocalipse encontram lugar por volta do momento em que a carta foi escrita e deveriam ser livros com este contexto histórico em mente. Em outras palavras, a carta foi escrita em primeiro lugar e principalmente para os cristãos do primeiro século, sob o poder e a perseguição de Roma. Assim, precisamos entender como eles poderiam tê-la lido originalmente, antes de aplicá-la a nós mesmos.

 

2. FUTURISTA: O Apocalipse fala sobre eventos futuros

Os eventos descritos no Apocalipse foram preditos para se concretizarem num futuro distante, pelo menos do ponto de vista dos leitores originais. Então, o foco está nos eventos que ainda virão, incluindo tempos de “tribulação” e do “milênio”.

3. HISTORICISTA: o Apocalipse fala sobre a história

O Apocalipse descreve os principais acontecimentos da história que se estendem desde a morte e a ressurreição de Jesus o até seu retorno como juiz. Ele pode ser visto como um cronograma, pelo qual podemos interpretar “os sinais dos tempos”. Em outras palavras, os eventos mundiais de hoje estão descritos no Apocalipse.

 

4. IDEALISTA: o Apocalipse fala sobre princípios atemporais

O Apocalipse não está falando de um tempo específico. Ele está falando sobre um padrão de eventos ou tendências que serão repetidos ao longo da história, como um encorajamento para o povo de Deus de todos os tempos que enfrentam perseguição. Nesse sentido, é uma mensagem “atemporal”.

Por: Phil Campbell e Mark Barry. © 2013 visualunit.me. Website: visualunit.me. Traduzido com permissão. Fonte: The Unveiling.

Original: Quatro Interpretações de Apocalipse | Teologia Visual. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Lucas Gonçalves.