Cinco pontos (importantes) do discipulado

O discipulado de Jesus Cristo tem muito mais do que cinco pontos importantes, mas estes que cito aqui são aqueles que movem a alma de uma pessoa para ensinar à alma de outra pessoa.

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28.19-20

1. Disposição

A pessoa que quer ensinar outra a ser seguidora de Jesus Cristo tem que ter disposição convicta em sua vida de que está fazendo um serviço para seu Senhor e Salvador e que investir sua vida em outra vida é um dom precioso que o Espírito Santo nos concede em sua maravilhosa graça.

A disposição vai te tirar da cama mais cedo para orar pela nova ovelha. Deus vai te dar disposição para sacrifícios de tempo. Vai te dar energia para se relacionar fazendo concessões.

Disposição importa porque é o dínamo que te impulsionará a seguir em frente mesmo quando não puder vislumbrar o resultado de seu discipulado.

2. Compromisso

Esta é a parte onde você abre sua agenda pessoal para dar um importante espaço para um encontro especial com aquela pessoa que você quer ver moldada à imagem de Jesus Cristo. Então, esteja chovendo ou não, esteja alegre ou triste, aquele dia e horário são dedicados àquele encontro com a pessoa que o Senhor designou para você cuidar. Portanto, faça isso com zelo. A pessoa que está aprendendo sobre como se tornar uma cristã está ansiosa para ter sua vida transformada, e você é o instrumento que Deus está usando para que isso seja realizado.

3. Amor

Amor é a essência de tudo. Deus é amor. É por amor que você discípula alguém. Primeiro você mesmo é amada pelo Senhor e, porque ele te amou e morreu em seu lugar, você pode amá-lo e viver para ele. Agora você quer que outras pessoas o amem, o sigam e sejam como ele. Então Deus faz brotar em seu coração o amor pelo próximo, e esse amor é o motor do discipulado. O amor não é aquele sentimento cor-de-rosa que suscita fortes emoções e suspiros profundos. O amor é sacrifício, dedicação, ação e transpiração. É o amor que faz a roda do discipulado girar. Sem amor nada somos, nem seremos.

Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. João 15.13

4. Intenção

Você pode andar com uma irmã da igreja, ir a sua casa, comer em sua mesa, conhecer sua família, seus relacionamentos, conversar com ela sobre teologia e doutrina, falar sobre como deve ser a vida cristã, mas nada disso é discipulado se não houver intenção de tornar essa pessoa seguidora de Jesus Cristo. Ah, não entendi?! A instrução, correção, educação, exortação têm que ter o propósito explícito de tornar alguém uma seguidora de Jesus Cristo, tem que haver aliança, compromisso de ambas as partes, um selo. Sem intenção não há discipulado, há apenas uma conversa sem objetivos.

5. Misericórdia

Esta é a parte onde temos que perdoar setenta vezes sete. Os nossos pecados, geralmente, se voltam para quem está mais próximo e assim será no discipulado. Quem discipula será alvo certo do aprendiz. As imperfeições de quem aprende se manifestarão no convívio, na proximidade e na convivência entre discipuladora e discípula. Então, haja misericórdia para perdoar assim como Jesus nos perdoou.

Para finalizar estes pontos, quero lembrá-la de que, em todas as coisas que realizamos, é o Senhor que nos concede graça, e no discipulado ele faz isso claramente e em abundância. Portanto, não hesite em praticar aquilo que o Senhor nos ordena fazer, pois ele mesmo nos sustentará, como ele já prometeu fazer, todos os dias de nossas vidas.

Avante, ovelha!

Para ovelhas curiosas, dicas de leitura:

A Treliça e a Videira, Tony Payne e Colin Marshall, Editora Fiel

Possui uma abordagem prática e uma visão de que é importante investir nas pessoas e incentivar o uso dos dons concedidos por Deus.

Discipulado – Série 9Marcas, Mark Dever, Edições Vida Nova

É um livrinho bem conciso, porém com conteúdo rico e prático, como um guia.

Conheça o livro A Treliça e a Videira

Fruto de 25 anos de trabalho, este livro esboça como trabalhar de perto com as pessoas, torná-las discípulos, ajudá-las a crescer e a florescer no ministério do evangelho e ficar ao lado delas em longo prazo.

 

 

 

CONFIRA

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: VoltemosAoEvangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisão: Renata Cavalcanti. Original: Cinco pontos (importantes) do discipulado.