Recomendações para ser uma escritora cristã | VE Entrevista Gloria Furman

Nesta conversa, com a autora Gloria Furman, tivemos algumas instruções de como estar com a mente bem abastecida e instruída para escrever textos cristãos. Nada diferente do que a palavra de Deus nos diz: a boca fala do que o coração está cheio, no caso, escrevemos aquilo que aprendemos em nossas leituras.

Transcrição

Renata Gandolfo: Estamos aqui hoje com uma convidada especial a Gloria Furman que publicou alguns livros pela Editora Fiel, nós temos aqui alguns livros dela em português, e eu gostaria de pergunta para você Gloria como você começou o seu ministério de escrita. Eu fiquei sabendo que no Gospel Coalition do ano passado você fez um wokshop sobre escrita, eu queria que você falasse um pouco para nós como nós podemos aperfeiçoar a nossa escrita?

Gloria Furman: Ótima pergunta.

Pessoalmente, eu percebo que se eu não estiver lendo o bastante, não tenho nada para escrever. Então, o que eu escrevo está diretamente relacionado ao quanto eu recebo através da leitura da Bíblia e de outros bons livros teológicos. Quando eu percebo que minha vida está tão corrida e ocupada que eu não consigo sentar e ler muitos livros, eu fico sem ter nada do que eu queria dizer, porque tudo o que eu escrevo é fruto do que Deus está me ensinando através de sua Palavra e de outros bons livros.

Então, eu sempre digo para aqueles que querem se tornar escritores que eles devem ler. Se você quer escrever, você precisa ler. E leia primeiro. Não escreva primeiro para depois checar se está tudo bem, se está de acordo com a Escritura. Primeiro, a Escritura, depois você escreve.

Eu também digo para se cercarem de muitos livros bons. Nós temos tão pouco tempo, tão pouco tempo. Você não precisa ler tudo. Leia somente as coisas boas sobre um assunto. Se você estiver pesquisando um assunto, leia livros respeitados. Peça recomendações, peça ao seu pastor. “Se você pesquisar sobre isso, o que você deve ler?”. Fale com pessoas confiáveis, em vez de só pesquisar no Google. O que você vai realmente conseguir encontrar se você tem tão pouco tempo e você quer pesquisar um assunto para poder escrever?

Nessa oficina, eu estava incentivando as mulheres a escrever com Cristo em mente, a pessoa de Jesus, da maneira em que ele é apresentado em toda a Escritura. Pois às vezes nós pensamos: “Eu gosto disso aqui, então, eu vou pegar isso e vou transformar em algo enorme e eu vou negligenciar e esquecer todo o resto”. Mas enquanto você escreve, enquanto você escreve sobre o evangelho, pense em Cristo e reflita sobre como ele é apresentado em Isaías e como ele é apresentado em Daniel. O que você o vê dizendo e fazendo em Mateus? Como Paulo incentiva as igrejas em Efésios? Olhe para o Apocalipse e todas essas declarações “Eu sou” que Jesus faz no Apocalipse. Comece a escrever só depois. Depois, eu percebo que tenho uma percepção melhor quando eu vejo mais dimensões da pessoa de Cristo.

Eu também incentivo as pessoas: depois de olhar para Cristo, pense nos seus leitores. É um problema ter um só tipo de pessoa em mente e escrever somente para esse tipo de pessoa? Não tem problema, mas perceba que o seu livro pode se espalhar. E se alguém de outra cultura vier a encontrá-lo, de que maneira serão encorajados? Ou será que vão pensar: “Ah, ela não está escrevendo para mim, pois ela só está escrevendo para pessoas ricas com problemas que pessoas ricas têm”. Ou: “Ela só está escrevendo para pessoas que só tem essa quantidade de filhos, ou somente para mulheres que trabalham em um escritório empresarial”. Então, pense em como os seus escritos podem se aplicar às pessoas de qualquer lugar. E se uma mulher encontrá-la na internet e ela for de outro continente? Ela poderá ser encorajada no evangelho lendo o que você escreveu? Ou ela não conseguirá, por causa de suas lentes culturais, entender o evangelho, porque você só pensou nas pessoas que se parecem com você e falam como você?

Então, primeiro, olhe para Cristo. Depois, olhe para os leitores. Veja para quem você está escrevendo. A oficina foi especificamente sobre essas duas coisas.

Renata Gandolfo: Muito obrigada. Então, para a gente escrever, a gente tem que ler bastante e procurar por Cristo em toda a Escritura. Isso que ela está nos dizendo é um encorajamento para a gente conhecer a Bíblia toda, e não apenas aquelas partes que a gente gosta mais, e buscar Cristo.

3ª Conferência Fiel para Mulheres,

Vivemos dias em que o feminismo redefiniu o significado de feminilidade. Mesmo em nossas igrejas, as mulheres absorveram as ideias desse movimento inconscientes de sua origem e consequências. Talvez você não se identifique como uma feminista, mas é provável que haja aspectos da sua feminilidade que tenham sido negativamente impactados por ele.

Em meio ao contexto de confusão cultural que permeia as nossas igrejas, o Ministério Fiel convida as mulheres cristãs de todo o Brasil a participarem da 3ª Conferência Fiel para Mulheres, que acontecerá nos dias 24 a 26 de agosto de 2018, no Hotel Majestic, em Águas de Lindóia. Vamos examinar o que a Palavra de Deus ensina a respeito de feminilidade e o delicado equilíbrio entre a autoridade bíblica, a perspectiva histórica e a influência cultural em relação ao papel da mulher no lar, no trabalho e na igreja.

Contaremos com a presença dos preletores Sillas Campos, Carolyn McCulley e Norma Braga, para juntos refletirmos sobre o tema Renovadas – Fé Feminina em um Mundo Feminista (Rm 12.2). Nosso objetivo é que as igrejas locais resgatem as verdades da feminilidade bíblica, a fim de alimentar e capacitar as mulheres a exercerem o importante papel que o Senhor designou a elas na edificação de famílias e igrejas saudáveis.

Venha participar conosco!

 

CONFIRA

Por: Gloria Furman. © Voltemos Ao Evangelho. Website: VoltemosAoEvangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Frank Brito. Revisão: André Aloísio Oliveira da Silva. Fonte: Recomendações para ser uma escritora cristã | VE Entrevista Gloria Furman.