A modéstia começa no seu coração

E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6.28-33

Segundo o dicionário, modéstia é um substantivo feminino. Seu significado: que não possuí ou demonstra vaidade em relação a si mesmo, às próprias conquistas; despretensão, moderação, sobriedade. Que não se importa com luxo nem ostentações; decência. Portanto, quem é modesto se expressa com naturalidade, simplicidade, singeleza, sobriedade e decência.

O que a Bíblia nos fala sobre modéstia

Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso. 1 Timóteo 2.9

 Embora esse texto seja bastante claro, não é sempre que vemos as seguidoras de Jesus Cristo serem modestas. Pedro também instruiu as mulheres quanto a maneira como estavam se expressando: “Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.” 1 Pedro 3.3-4

Tanto o apóstolo Paulo como o apóstolo Pedro, na verdade, estavam preocupados com a atitude do coração dessas mulheres, afinal, o que vestimos e usamos de enfeites e acessórios estão intimamente ligados com o nosso coração, com o que queremos “dizer” ao mundo que somos; faz parte de nossa identidade. Como o mundo a “lê” ao vê-la? Que imagem pessoal você transmite às pessoas ao seu redor? Talvez você seja do tipo de mulher executiva, na moda, que veste roupas com etiquetas de marcas caras. Ou, talvez, você seja uma jovem mulher “descolada”, com roupas casuais, rasgadas, desbotadas, amassadas, demonstrando desleixo, descaso, irreverência. Qual é o seu tipo? Quem você mostra ser para o mundo? A descolada? A conectada? A intelectual? A bem-sucedida?

Mas afinal, o que aconteceu de errado com as nossas vestimentas?

Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. Gênesis 3.7

O pecado do homem o afastou do Deus que é Santo, e, envergonhado, ele se escondeu de Deus; então, pensou que poderia esconder sua vergonha por conta própria, uma tentativa de se auto justificar. Fez roupas incompletas (cintas), perecíveis (folhas de figueiras) e, portanto, insuficientes, e imaginou que isso satisfaria a ira de Deus por sua rebeldia e desobediência. Porém, Deus já tinha um plano perfeito para a nossa rebeldia ser tratada, curada, e ele mesmo providenciou vestimentas para o homem ter seus pecados cobertos e, mais do que cobertos, perdoados.

Do mundo para o mundo – Comparação: Para quem você se veste?

Você tem se vestido para ser “mais” que as outras? Mais bonita, mais charmosa, mais inteligente, mais “casável” (esta palavra acabou de ser inventada, ok?). Quando você deseja ser mais ou melhor que alguém, demonstra que seu foco está distorcido, ou seja, o seu coração está com o olhar nas outras pessoas. Ovelha, olhar para outras pessoas vai lhe dar uma perspectiva errada de si mesma, porque Deus a criou com dons e talentos únicos para que você sirva ao Corpo de Cristo.

“Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.” 1 Coríntios 12.4-6 

Portanto, olhe para o alto, onde Cristo está, contemple o Senhor, pense nas coisas do alto, não deixe o mundo confundir a sua mente com os valores terrenos (do príncipe deste mundo) e passageiros.

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.” Colossenses 3.1-3

Exibição de si mesma

Ao contrário da modéstia, alguns se vestem para se exibir, mostrar poder, luxo, superioridade socioeconômica.

“Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes talares e muito apreciam as saudações nas praças, as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes.” Lucas 20.46

Deus não se agrada desse tipo de comportamento, afinal, o que temos nós que não nos foi concedido por Deus?

“Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?” 1 Coríntios 4.7

Corpos exuberantes

A Bíblia nos fala que o corpo é mais do que as vestes.

“Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes.” Lucas 12.23 

No entanto, o mundo está muito mais preocupado com as roupas do que com o corpo que é templo do Espírito Santo, por isso devemos fazer do nosso corpo um sacrifício vivo, pois com ele você cultua a Deus!

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12.1

Vestes que Deus nos providenciou em Jesus

A humilhação de Jesus foi profetizada no Salmo 22.18: “Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes” e cumprida em Mateus 27.35: “Repartem sobre si as minhas vestes”. Quando Jesus encarnou e se tornou homem, ele deixou seu trono de glória e majestade, desceu do céu para estar conosco, morrer pelos nossos pecados na cruz a fim de nos purificar, lavar, nos dar novas vestes e, assim, nos apresentar ao Pai cobertos com vestes sacerdotais. Temos que estar conectadas a Jesus, pois é imitando Cristo que seremos transformadas no coração. 

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” 2 Coríntios 3.18

Despir-nos do velho homem e nos vestir, ou revestir, como eleitos de Deus.

Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. Colossenses 3.9-16

É a palavra de Deus habitando em nós que nos deixará saturadas de sua verdade a fim de produzirmos frutos que agradem a Deus.

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados,. Revisão: Renata Espírito Santo. Fonte: A modéstia começa no seu coração.