Mulheres que amam de todo coração

Hoje nós vamos fazer um exame médico em nosso coração. Vamos examinar nosso coração à luz das escrituras.

“Porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.” 1 Samuel 16.7b

Deus criou você e eu para andarmos com ele, nos deleitando nele. Mas ele não nos quer junto a ele de qualquer jeito. Afinal, você gostaria de ter alguém com você de qualquer jeito? Deus quer que você vá a ele do jeito que estiver, no entanto, ele quer que você o ame, e não é qualquer jeito de amar. Amar segundo a vontade de Deus é amar integralmente:

Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” Deuteronômio 6.4-9
Deus quer que você o ame de todo coração

De todo o coração amarás o Senhor Nosso Deus, e quando o amar assim, você vai propagar este amor iniciando em sua família, dentro de sua casa. Esse amor será evidente, estará escrito na sua mente e no seu coração e na entrada da sua casa. É um amor que se manifesta entre os seus amados, mas também para quem chega à sua casa. É um amor do qual se fala a todo tempo, desde cedo até o final do dia. Em todo lugar, parado ou em trânsito.

Amar de todo o coração é evidente, não fica contido, em secreto, porque ocupa todo o seu coração, transborda, rompe as fronteiras de quem você é e se derrama no próximo.

Amar de todo coração é uma ação destemida que o Espírito Santo faz crescer em nós de forma sobrenatural.

Amadas ovelhas, depois da queda, quando Eva e Adão desobedeceram às ordens de Nosso Deus, no Jardim do Éden, nosso coração pecador ficou entregue a toda sorte de debilidades. Estamos vulneráveis. Vivemos em um mundo caído e estamos imersas em nossos próprios pecados.

Lutamos heroicamente todos os dias para vencer a guerra entre nossas próprias vontades e a vontade de Deus em nossas vidas.

Esta guerra inicia em um lugar secreto, dentro de nós mesmas, em nosso coração.

Lugar secreto?

O Coração é um lugar que ninguém vê. Uma das características de nosso coração é que é um lugar secreto às pessoas. Nós podemos simular um sorriso em nosso rosto mesmo que nosso coração não esteja sorrindo. Mas cuidado! Muitas vezes nosso coração transborda e as palavras vazam pela nossa boca o que realmente somos e não o que demonstramos ser.

Apesar de nós não vermos o coração Deus vê, sonda e conhece.

Deus conhece nosso coração e desde que ele nos criou ele já sabia que teríamos problemas com o coração. O pecado de Adão e Eva, assim como o que carregamos em nosso coração hoje, não é surpreendente para o Senhor.

Porque nosso Deus é soberano, governa todas as coisas na terra, nos céus e até em nossos corações!

“Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.” Jeremias 17.10

Mas com o problema do pecado nós nos desviamos de Deus e não somos capazes de encontrar o caminho de volta. Quanto mais distante de Deus estamos mais nosso coração se corrompe com nossos próprios desejos (Tiago 1.14) e com as coisas do mundo. Isso é conhecido na bíblia por IDOLATRIA.

Deus não se agrada de nosso coração idólatra porque ele é um Deus zeloso.

“…porquanto todos se apartaram de mim para seguirem os seus ídolos.

Portanto, dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Convertei-vos, e apartai-vos dos vossos ídolos, e dai as costas a todas as vossas abominações. Ezequiel 14.5-6

Identificando os ídolos

Você sabe qual o ídolo que está sentado no torno do seu coração? Sabe qual o grande ídolo que disputa o lugar de Deus em seu coração?

Eu sondei meu coração, pedi a ajuda do Senhor para isso, e fiquei de queixo caído quando descobri quem era o ídolo de meu coração. Eu pensei que poderia ser meu trabalho, minha casa, até pensei em meus cachorrinhos, mas não era nada disso, o ídolo de meu coração que rouba o trono do senhor tem nome e sobrenome: eu mesma!

Quando pensamos: não vou gastar meu tempo com “fulano” porque meu tempo é valioso demais para isso. Ou quando eu penso vou ficar só mais um pouquinho na cama hoje, não faz mal eu chegar um pouco atrasada em “tal” lugar. Eu demonstro que eu me amo, que sou mais importante do que os outros.

Se você confia em você mesma ou em outras pessoas mais do que confia em Deus, sinto te dizer, mas você está destinada a se distanciar de Deus, de sua força, de seu poder, de sua misericórdia.

“Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor!” Jeremias 17.5

Vencer a idolatria é um árduo trabalho para peregrinos. Há uma luta diária (e sangrenta) de nossa carne com nosso espírito.

“Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” Romanos 8.5-9

Ovelha, a idolatria nos impede de estarmos unidas de todo coração ao Nosso Senhor. Afinal, só há um Rei e um trono, não divida seu coração entre dois Senhores.

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”. Lucas 16.13

Então, Deus fala. Vencer a idolatria é uma ordem!

“Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria.” Colossenses 3.5

Desagradar ao Senhor com um coração idólatra, dividindo o trono de Deus com outros deuses implica em como a vida eterna será vivida, com Deus ou sem Deus.

“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” Apocalipse 21.8

Estas são as más notícias, mas temos as boas novas em Cristo Jesus!

A obediência, o amor, o novo coração

Então a gente obedece ao chamado de Deus, mas você pode me perguntar COMO? Eu já tentei andar com Deus, mas sou incapaz, sou fraca, não tenho disciplina, não tenho disposição. Não consigo!

Verdade, irmãs, nós não podemos, não conseguimos porque somos corrompidas na mente e no coração!

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jeremias 17.9

Então, imploramos, clamamos, chamamos pelo nome do Senhor!

Imploro de todo o coração a tua graça; compadece-te de mim, segundo a tua palavra. Salmo 119.58

Então, O Senhor nos ouvirá e nos responderá: “Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” Jeremias 29.12-13

Mas temos Cristo, nosso Salvador, ele é quem pode, ele é nosso perfeito sumo sacerdote. Deus que se fez homem e sofreu as nossas enfermidades, viveu as nossas fraquezas, mas sem pecar e nos deu vida e vida em abundância. Esse Senhor Jesus que nos capacita a amar de todo o coração.

“Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” Hebreus 4.14

Porque Deus providenciou para nós a salvação em Nosso Senhor Jesus Cristo para termos vida nova e ele mesmo nos dará novo coração com o seu Santo Espírito.

“Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.” Ezequiel 36.25-27

Portanto tudo que fizermos, façamos de todo o coração, porque é para Nosso Senhor

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo.” Colossenses 3.23

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Mulheres que amam de todo coração.