A importância da amizade

Existem muitos exemplos de amizade na Bíblia. Temos o exemplo de Davi e Jônatas em 1Samuel 18.1-3:

“Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma. Saul, naquele dia, o tomou e não lhe permitiu que tornasse para casa de seu pai. Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma”.

Jó também tinha seus amigos, embora seja discutível quanto conforto eles deram a ele, independentemente disso, lemos em Jó 2:11:

“Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que lhe sobreviera, chegaram, cada um do seu lugar: Elifaz, o temanita, Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita; e combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolá-lo”.

A amizade é de fundamental importância em nosso tipo de ministério. Comunidades carentes podem ser um lugar onde nós vislumbramos luz e vida em um dia e escuridão e dificuldades implacáveis no outro. Podemos sentir como se estivéssemos fazendo um grande progresso e, então, como um raio, podemos ser sugados para o pântano do desânimo. Há muita conversa sobre responsabilidade, mentoria e “coaching” nos círculos cristãos, mas não se fala tanto na boa e “antiquada” amizade. Aqui estão, portanto, algumas questões para reflexão:

  1. Quem são seus amigos mais próximos e com que frequência você está em contato com eles?
  2. Você tira tempo regularmente para sair com seus amigos em uma interação “não ministerial”? A vida em uma comunidade carente é tão abrangente que pode levar você a se sentir como se estivesse perdendo algo de você mesmo para o trabalho. Todas as pessoas que eu conheço ou que me visitam só querem conversar sobre plantação de igrejas, treinamento ou sobre o ministério nas comunidades de moradias sociais carentes. Às vezes é bom falar sobre futebol, um filme, brincar um pouco e deixar o cabelo desarrumado.
  3. Você tem alguém a quem você possa responsabilizar pessoalmente por essas coisas? Isso é particularmente importante se você ainda não estabeleceu, em seu contexto, um conselho ou uma equipe de liderança. Você precisa de alguém em sua vida para lembrá-lo de relaxar, descontrair e se divertir.
  4. Você tem um amigo que o alerta quando você está sendo tolo ou reagindo agressivamente? O estresse é um assassino no nosso jogo e, muitas vezes, estar cansado demais pode levar a cometer erros e não responder de forma tranquila e comedida à adversidade.
  5. E quanto à sua esposa? Ela tem esse tipo de amigos em sua vida? Você a encoraja a procurá-los? Se não, você deve fazer isso Imediatamente.
  6. Quantas amizades, entre os moradores da comunidade, você construiu ou está construindo? Estou falando de caras para sair porque você gosta deles e não por algum motivo sinistro de “evangelismo de amizade”. Quando você sai com um morador local você não precisa forçar toda conversa para que ela se torne uma apresentação do evangelho. Goste das pessoas e elas vão gostar de você.
  7. Você tem um amigo que o encoraja quando está sentindo a tensão do ministério? Aquela pessoa que vai tirá-lo do marasmo com a palavra certa a seu tempo? Todos nós precisamos desse tipo de pessoa em nossa vida.
  8. Você é amigo de alguém que está lutando no ministério (lutando na vida por essa questão)? As pessoas vêm a você para serem consoladas e receber conselhos? Se não, por que não? Pode ser hora de reavaliar sua vida e amizades se você só se encontra com pessoas para poder desabafar.

Nas palavras de CS Lewis:

“Existe algum prazer na terra tão grande quanto um círculo de amigos cristãos ao redor de um bom fogo?”

Faça amigos, fortaleça amizades e seja amigo, isso pode melhorar sensivelmente sua vida e seu ministério.

Por: Mez McConnell. © 20schemes. Website: 20schemes.com. Traduzido com permissão. Fonte: The Importance Of Friendship.

Original: A importância da amizade. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Vinicius Musselman Pimentel.