Catástrofe no Japão – Oração, Empatia, Socorro e Respostas

Por: Asian Access. Website: youtube.com/AsianAccess

Tradução e Edição: Voltemos ao Evangelho.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

John Piper – Depois da Empatia e do Socorro, as Pessoas Querem Respostas

(Este postagem é uma adaptação do que escrevi em 18 de agosto de 1999 em resposta ao terremoto na Turquia que custou 17.000 vidas.)

Prioridades

As primeiras coisas em primeiro lugar.

Quando os cristãos veem sofrimento, eles sentem empatia. Nós também temos corpos (Hebreus 13:3). Portanto, o amor manda: “Chorai com os que choram” (Romanos 12:15).

Então vem o socorro. Nós queremos ajudar a aliviar o sofrimento humano — todo ele, especialmente o sofrimento eterno:

Então, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, e especialmente aos domésticos da fé (Gálatas 6:10).

E isso inclui os inimigos:

Amai os vossos inimigos, fazei o bem àqueles que vos odeiam (Lucas 6:27);

Se teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber (Romanos 12:20).

Mas mais cedo ou mais tarde as pessoas querem mais que empatia e socorro — elas querem respostas.

Proclamação e Poder

Quando o amor chorou e trabalhou, ele deve ter algo a dizer a respeito de Deus. Ele não precisa ter todas as respostas. Só Deus as tem. Mas ele tem a Bíblia, e a Bíblia não se silencia nesse assunto.

Nenhum terremoto na Bíblia é atribuído a Satanás. Muitos são atribuídos a Deus. (2 Samuel 22:8; Isaías 13:13; 24:18-20; 29:6; Salmo 60:2; Naum 1:5-6; Apocalipse 6:12; 8:5; 11:13-14; 16:18). Isto é porque Deus é Senhor sobre céus e terra:

Ele comanda até os ventos e a água e lhe obedecem (Lucas 8:25);

Ele envia o seu mandamento à terra… Ele dá a neve como lã; esparge a geada como cinza.  Ele lança o seu gelo em pedaços; quem pode resistir ao seu frio? … Ele faz soprar o vento, e correm as águas. (Salmo 147: 15-18);

Ele olha para a terra e ela treme; ele toca os montes e eles fumegam! (Salmo 104:32);

Ele sacode a terra do seu lugar, e as suas colunas estremecem (Jó 9:6).

Os terremotos procedem derradeiramente de Deus. A natureza não tem vontade própria. E Deus não deve a Satanás liberdade alguma. Qualquer devastação que demônios inflijam, eles infligem com a permissão de Deus. E Deus tem razões pelas quais permitir. Suas permissões são propósitos. Este é o ponto de Jó 1-2 e Lucas 22:31-32.

Propósito

Deus não faz nada sem um propósito infinitamente sábio e bom:

Ele é sábio e traz o desastre (Isaías 31:2);

O Senhor é bom (Salmo 100:5);

Suas obras são todas justas e seus caminhos são retos (Daniel 4:37).

Portanto, Deus tem um propósito bom e todo-sábio para angustiante calamidade no Japão em 11 de março de 2011 que parece ter custado dezenas de milhares de vidas.

De fato, ele tem centenas de milhares de propósitos, a maioria dos quais permanecerão ocultos para nós até que sejamos capazes de compreendê-los no fim dos tempos:

Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos! (Romanos 11:33);

O que está oculto pertence ao Senhor, nosso Deus; o que foi revelado pertence a nós (Deuteronômio 29:29).

Ainda assim há possíveis propósitos revelados na Bíblia que podemos orar para que eles ocorram:

1.       Os terremotos do fim dos tempos no livro do Apocalipse (vide abaixo) têm o propósito de chamar ao arrependimento — de avisar as pessoas que negam a Jesus Cristo que o dia está vindo em que os incrédulos clamarão às montanhas e às rochas: “Caiam sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono, e da ira do Cordeiro” (Apocalipse 6:16).

2.       Os terremotos do fim dos tempos em Mateus 24:7-8 têm o propósito de ser interpretados como “o princípio das dores.” Ou seja, eles são um chamado a este mundo para despertar ao fato de que o reino de Deus em breve nascerá. Então esteja alerta e prepare-se para encontrar-se com Jesus Cristo.

3.       A tomada unilateral de Deus de milhares de vidas é uma declaração clara de que “O Senhor deu e o Senhor tirou” (Jó 1:21). A mensagem para o mundo inteiro é que a vida é um empréstimo de Deus (Lucas 12:20) e pertence a ele. Ele a cria e a dá e a toma de acordo com sua própria vontade e não deve nada a nós. Ele tem o direito tanto sobre as crianças (2Samuel 12:15) quanto sobre os idosos (Lucas 2:29). É um grande presente aprender esta verdade e dedicar nossas vidas ao verdadeiro dono delas ao invés de defraudá-lo até que seja tarde demais.

4.       O poder sentido em um terremoto revela a atemorizante magnificência de Deus. Este é um grande presente, visto que  “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Salmo 111:10). A maior parte do mundo não teme o Senhor e, portanto, carece de sabedoria salvadora. As violentas convocações ao temor de Deus é uma compaixão para com aqueles que vivem.

5.       Quando a terra treme sob nossos pés, há um senso dramático de que não há para onde correr. Na maioria dos desastres, a terra é a única coisa que permanece firme quando o vento e a enchente se enfurecem. Mas para onde você recorre quando a própria terra não é segura? Resposta: Deus.

Ore

E oremos para que nesta catástrofe o Senhor cumpra outros dois propósitos:

1.       Que cristãos se arrependam de seus interesses mundanos. “Se não vos arrependerdes, perecereis do mesmo modo” (Lucas 13:3).

2.       Que cristãos no Japão e por todo o mundo tomem a frente com um amor extraordinário e sacrificial para mostrar mais claramente a misericórdia de Cristo que renunciou sua própria vida no centro do julgamento do Pai. O sofrimento e a morte de Jesus Cristo pelo pecado do mundo é o único lugar onde a empatia, o socorro e as respostas se encontram. Ele convida cada um a vir por todos os três.

Ah, como essa vida é frágil. O mundo, e todos os seus processos de sustentação da vida parecem tão certos e sólidos. Não são. Uma coisa é certa e sólida:

Sejamos gratos por recebermos um reino inabalável, e dediquemos a Deus um culto aceitável, com temor e reverência (Hebreus 12:28).

Por: John Piper. © Desiring God. Website: desiringGod.org

Tradução: Voltemos ao Evangelho.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.