Yago Martins – Minhas impressões pessoais sobre a 14ª Consciência Cristã

Apesar de a Paraíba ser o terceiro estado mais pobre do país (segundo informações dos próprios moradores), ela é o berço do maior evento cristão-conservador da America Latina, a Consciência Cristã. Fiquei muito alegre em receber um convite para participar, representando o Voltemos ao Evangelho, a fim de entrevistar os preletores e divulgar algo na internet (tudo por causa de uma indicação da Norma Braga, valeu Norma!). As mais de 24 horas para ir e voltar de ônibus pareceram pouca coisa diante da semana de edificação e de experiências únicas que Deus me proporcionou.

Ainda que eu estivesse lá para entrevistar, tive o prazer de ser entrevistado pelos jovens da Igreja Congregacional Zona Sul logo após minha chegada ao hotel (o que se repetiu no ultimo dia, pela garotada do Poderoso Crentão, um vlog de humor). O que deveria ser uma conversa de 20 minutos resultou em sete dias de comunhão, parceria e aprendizado. Eles, assim como eu, queriam entrevistar os preletores – ora, por que não unir as forças? Juntos, conseguimos entrevistar 20 pregadores (em breve, vídeos por aqui)! Pude conversar com Mauro Meister, Adauto Lourenço e Paulo Cézar do Grupo Logos (com os meninos na câmera); os garotos conversaram com Norman Geisler, Hernandes Dias Lopes, Augustus Nicodemus, Stênio Március, Russel Shedd, Norma Braga, Silas Campos e muitos outros (comigo na câmera). Foi ótimo dividir o trabalho duro; muito obrigado Jitana, Lincoln e Jorge!

Tão interessantes quanto às entrevistas foram os momentos de comunhão com os pregadores do evento. Por um lance do destino (valeu, Deus!) eu fiquei não só no mesmo hotel que praticamente todos os preletores do evento, mas jantei e almocei com eles. Pude conhecer melhor homens que antes só tive acesso por livros e mensagens na internet – e fiquei maravilhado com o que vi. Não esperava que alguém tão inteligente e estudado como Adalto Lourenço fosse tão humilde e gentil, que Russel Shedd fosse tão cavalheiro e que Augustus Nicodemus fosse tão bem humorado. Eu poderia tecer comentários elogiosos para tanta gente e por tanto tempo que ninguém teria paciência de continuar lendo, mas preciso deixar isto registrado. É comum vermos homens no púlpito e idealizá-los como seres intangíveis, quase glorificados, quando, na verdade, eles são tão gente quanto nós. E é exatamente por eles serem gente que eu também poderia registrar os pontos negativos do evento, mas seria covarde fazê-lo. Foram momentos tão inominavelmente abençoadores que prefiro guardar os pequenos desconfortos para os mais íntimos.

Tive a honra de conhecer também o pastor Euder Faber, diretor da VINACC e do evento. Embora seja um homem pequeno em estatura, tem sido instrumento de Deus para grandes obras. Mais de meio milhão de reais investidos em um evento gratuito onde mais de 60 mil pessoas puderam ouvir o genuíno evangelho sendo proclamado é um desafio sem igual. Oro para que Deus continue dando graça para o pastor Euder e sua família, e que a Consciência Cristã possa continuar caminhando.

Revi também o grande amigo Stênio Március e sua adorável esposa, Selma, que têm abençoado nosso país com músicas sem iguais. Foi maravilhoso conversar com eles, planejar novos eventos e ouvi-lo tocar para um público que, no início, fazia cara de estranheza, mas que nas ultimas canções, estava de olhos fechados e lábios trêmulos.

Por falar no público do evento, não posso deixar de registrar sua diversidade. Vindos dos mais diversos círculos teológicos e denominacionais, todos estavam reunidos em louvor ao Senhor. E não se engane, a diversidade de crenças naquele local não significa que o evento era ecumênico ou teologicamente “solto”. Pregações firmes em doutrina, profundidade bíblica e doutrinas fundamentais do cristianismo estavam sendo expostas dia após dia, seminário após seminário, mesa redonda após outra – e o evento só cresce a cada ano. Só podemos acreditar que a Palavra de Deus tem feito com que os muros das denominações estejam ruindo e que crentes que divergem em assuntos secundários estejam unindo-se mais a cada dia aos temas centrais da mensagem de Cristo.

Como um dos garotos que estavam comigo disse, esse evento nos valeu um semestre do seminário. O contato tão próximo com os pregadores nós fez tirar várias dúvidas e aprender muito com os maiores homens do país em suas áreas e pesquisa. Sabe aquele clima de igreja, onde todo mundo fica conversando depois do culto com o simpático pregador? É exatamente isto que faz com que a Consciência Cristã nos proporcione momentos únicos de conversas e comunhão.

Foram tantos momentos que nem tenho como escrever minhas percepções sobre tudo, mas algo precisa estar registrado aqui. É comum ovacionarmos aqueles que estão no púlpito, mas raramente olhamos para os que servem nas bases. Agradeço a Deus pela vida de homens como o Pastor Valker Sales Neves e ao seu pai Valdez, pelo carinho com que serviu a mim e aos preletores do evento, cuidando de todo o nosso transporte. Como um dos pregadores disse, “o Valker é uma cara exemplar! Sua dedicação, abnegação, bem como seu espírito de serviço é modelo para a igreja brasileira”. Conhecer um pastor que se coloca voluntariamente para ajudar nos bastidores e nos serviços mais cansativos, sempre sorridente até quando tudo dava errado, foi simplesmente único. Eu não sou digno nem de desatar o cadarço do tênis daquele homem.

Com certeza estou sendo injusto por não falar tudo o que deveria, mas isto já está ficando longo. Mas será que posso deixar um conselho antes de terminar? Participe da próxima Consciência Cristã! No que depender de mim, estarei lá todo ano e tentarei levar o maior número de amigos, não para encher o evento (já é bem cheio!), mas para proporcionar momentos tão belos de edificação para o maior número de amigos possível.

Na foto superior: Jorge, Lincoln, eu e Jitana. Pastor Valker na esqueda e pastor Euder na direita.

Por Yago Martins © Voltemos ao Evangelho.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

23 Comentários
  1. Josenaldo Junior Diz

    Quis muito ir e, depois desse relato me senti um pouco lá. Se O Senhor me der esta oportunidade ainda estarei compartilhando essa maravilhosa comunhão. É tão importante referenciais de Deus (nos púlpitos e atrás deles) para nós jovens.

    Valeu brother!

  2. Thiago Felipe Pereira Diz

    Uma pequena correção, Paraíba não é cidade, é Estado.

    Ótimo texto!

    Paz seja contigo

    1. Yago Martins Diz

      Nossa! Já “corrégi” isso. Não conta pra ninguém, beleza? hehe

  3. Airton Cláudio Diz

    Que maravilha em meu amigo. Espero que Deus me proporcione essa maravilha próximo ano.

  4. Pablo Diz

    Uma correção: a Paraíba é um estado (não uma cidade).

    1. Yago Martins Diz

      Já arrumei, precisa me envergonhar mais :~(

      [drama mode, hehe]

    2. Pablo Diz

      Para não ser só chato, devo dizer que fiquei com muita vontade de ir para o próximo evento, graças à maravilhosa cobertura que você fez!

      Deus o abençoe!

  5. Diego Hallen Diz

    Realmente um evento deste porte é um marco na história da nossa cidade e estado. Louvamos a Deus pela vida dos que aqui foram citados, em especial ao nosso pastor Valker, Jitana, Lincoln e Jorge, vocês abrilhantaram ainda mais este evento, com compromisso, dedicação, força e sabedoria. Valeu galera da Congregacional Zona Sul (igreja da qual sou membro).

  6. Diego Hallen Diz

    Já ia esquecendo… parabéns ao Yago pela cobertura do evento e pelo sucesso deste blog.

  7. Wollney Ribeiro Diz

    Grande Yago, foi muito bom conhecê-lo! A Igreja Congregacional Zona Sul está de portas abertas!

    Este evento é um marco para o Cristianismo brasileiro, um alicerce para os protestantes, onde a teologia reformada ganha mais força a cada ano!

    Deus elegeu está cidade, Campina Grande “rainha da borborema”, assim é também conhecida, mas hoje ela expande um outro Reino! Que Deus continue a conduzir a Consciência Cristã para sua Glória!

  8. Jorge Alberto Diz

    Agradeço a Deus pela vida do Yago e dos integrantes deste edificante blog Voltemos ao Evangelho. Fica aqui o meu registro de dias em que fomos abençoados na Consciência Cristã e fizemos laços de amizade com pessoas realmente comprometidas com o Senhor Jesus. As palavras elogiosas a nós e ao nosso pastor nos aumentam a responsabilidade, ao mesmo tempo que demonstram que estamos no caminho certo, sendo ainda tão jovens enquanto igreja. Congregacional Zona Sul continua em ação, com as bênçãos de Deus e sempre acompanhando de perto o trabalho do Voltemos ao Evangelho. Abraço!

  9. Roney Aguiar Diz

    Infelizmente não pude ir neste ano, mas pretendo ir no próximo com minha esposa se Deus quiser. O ótimo relato do Yago fez com que por um pouco de tempo eu me sentisse participando do evento. Parabéns meu brother!

  10. Pablo Guilherme Diz

    Posso imaginar o quanto deve ter sido maravilhoso esta conferência evangélica, infelizmente por enquanto eu só fico na vontade, pois aonde moro é muito longe e meus recursos financeiros são escassos, mas sou grato ao Senhor Deus pela a vida do Yago Martins que tem sido uma benção para nossas vidas, principalmente para mim, considero muito ele, oro para que o Senhor continue te abençoando meu amigo e irmão em Cristo, vc não me conhece, mas sua vida tem sido de edificação para minha, espero um dia conhece-lo pessoalmente para debatermos e falarmos acerca do nosso bendito Deus e da sua santa Palavra. Meus sinceros votos de agradecimento.

  11. Geovanna Diz

    Que belo texto! Emocionante, por exaltar a Cristo, primeiramente, e tecer elogios tão justo ao evento, ao meu pastor Valker Neves Sales, aos meus amigos Jitana, Lincoln e Jorge, ao pastor Euder, a nossa cidade, enfim, a todos os preletores, pastores….
    Só senti falta de uma coisa: nossa cantina EvangelizAção Lanches!
    kkkkkkkkkkkkkkk

    Seja sempre bem vindo! Será sempre um prazer recebê-lo.
    Deus o abençoe.

  12. Gabriel Remington Diz

    Eu queria muito ter ido, mas não foi possível. Quem sabe, Deus me permite fazê-lo ano que vem!
    Fico muitíssimo feliz por Yago ter dito algo acerca dos preletores: eles são humildes! Como já dizia John Owen: Humildade não é virtude para o cristão, senão uma obrigação.

  13. Valker Neves Sales Diz

    Grande Yago, fico feliz por ter amado a Consciência Cristã, pois isto significa que juntaremos mais forças para as próximas edições. Este blog é uma referência nacional e você sabe disto. Presenciei momentos únicos com você onde vi irmãos que, quando souberam que você era do Voltemos ao Evangelho na mesma hora começaram a orar por você e por vosso trabalho.

    Assim sendo, deixo o meu apreço e carinho por essa pessoa maravilhosa que és a qual Deus me deu o rico privilégio de conhecê-lo.

    Obrigado por todas as palavras expressas, e em nome da Congregacional Zona Sul agradecemos por toda a sua colaboração e esperamos que esta parceria perdure até a volta do Senhor do Evangelho.

    Que Deus lhe abencoe ricamente,

    Em Cristo, Valker

  14. Marcelo Ewerton Diz

    Pela Graça de Deus estive lá! Não acrescento nem retiro nada deste artigo, apenas confirmo o que foi dito pelo irmão Yago: foi muito edificante!
    Ainda procurei o irmão Yago, mas não lembrava muito bem de você… rsrs! Na próxima nos encontraremos por lá, se Deus quiser!

  15. Euder Faber Diz

    Louvo a Deus pela vida do jovem Yago, por sua disposição e entusiasmos com as coisas de Deus! Obrigado por sua importante ajuda ao evento, espero tê-lo conosco em 2013 quando estaremos comemorando 15 anos de Consciência Cristã.
    Um grande abraço.
    Em Cristo,
    Euder Faber

  16. Jitana Cardins Diz

    Poooxa Yago! A gente só tem mesmo que agradecer a Deus por ter nos dado a oportunidade de te conhecer e trabalhar contigo nessa semana! Nós todos sabemos quão edificantes foram esses dias! Muitíssimo obrigada por toda sua colaboração, não somente técnica, mas em relação a conteúdo também, pelas cortadas e adicionadas de perguntas nas entrevistas.. Foi massa!! Muito obrigada também pela confiança em nós depositada!
    Que Deus o abençoe, segundo a Sua vontade!
    Até o próximo ano! E vê se dá pra trazer a digníssima da próxima!
    Abraço!

  17. Kalena Dionisio Diz

    Foi tudo isso e um pouco mais! rsrs. Para honra e glória do nome do nosso Deus!
    Foi meu primeiro ano de Consciência Cristã de MUITOS que virão, se Deus permitir! Eu também quero isso: fazer outras pessoas do meu convívio vivenciarem dias de crescimento espiritual e aprendizado do genuíno Evangelho! Deus abençoe todos vocês!

  18. Tavonne Leite Diz

    Na próxima, se DEUS permitir, estarei lá!

  19. Bruna Diz

    Fiquei com vontade de ir! Enquanto estava lendo até parecia que eu estava lá. Muito bom.
    Que Deus continue abençoando todos que deram duro pra que este evento desse certo.
    Glória a Deus por tudo!

  20. Blog Desafiando Limites Diz

    oi, Yago, apz, amado.

    eae, blz?

    olha, muito boa sua avaliação do evento, e foi um prazer arretado conhecê-lo pessoalmente.

    tb fiz um breve relato do evento sob minha ótica, não tão elaborado qto o seu, mas mais como um participante mesmo:

    http://wallysou.com/2012/02/24/vinacc-2012-analise-e-avaliacao-do-evento/

    se o Senhor permitir, pretendo estar lá no ano que vem.

    aquele abço,

    Wallace.

    ps. vamos continuar nos falando sobre o assunto do encontro de blogueiros, ok?

Comentários estão fechados.