Cobertura da Conferência de Aconselhamento Bíblico 2012

Fui convidado para participar da Conferência de Aconselhamento Bíblico 2012 que se dará nesta semana (30 de Julho a 03 de Agosto). Confesso que estou empolgado com os temas que serão abordados (no final tem uma listagem). Aconselhamento bíblico é algo escasso hoje em dia, mas é a obrigação de todo cristão. Sim, eu não disse todo pastor, mas todo cristão. Assim, como existe um sentido de que todo cristão deve ensinar e exortar, também existe um sentido que todo cristão deve aconselhar (vale lembrar, que essa noção não exclui a existência de pessoas mais capacitadas para o serviço). Afinal, quantos de nós já não ouvimos sobre as dores  emocionais de um irmão e ficamos paralisados pensando “o que eu devo falar!?!?”.

E aqui entra justamente o fundamento do aconselhamento bíblico: a bíblia, em especial a revelação divina sobre o homem. Wayne Mack, conselheiro cristão, afirma que o verdadeiro aconselhamento cristão deve ser centralizado em Cristo, na salvação, na Igreja e na Bíblia. Quanto a esta última, ele afirma:

Finalmente, o aconselhamento verdadeiramente cristão está fundamentado, de modo consciente e abrangente, na Bíblia, extraindo dela a sua compreensão a respeito de quem é o homem, da natureza de seus problemas, dos “porquês” destes problemas e de como resolvê-los. Em outras palavras, o conselheiro precisa estar comprometido, de modo consciente e envolvente, com a suficiência das Escrituras para resolver e compreender todas dificuldades não-físicas, relacionadas ao pecado, que afetam o próprio indivíduo e seu relacionamento com os outros. Muitos em nossos dias se declaram conselheiros cristãos, mas não afirmam a suficiência das Escrituras. Em vez disso, eles crêem que precisamos de discernimento proveniente de teorias psicológicas e extra bíblicas para compreendermos e ajudarmos as pessoas, especialmente se elas têm problemas sérios. Para tais conselheiros, a Bíblia possui autoridade apenas designadora (ou seja, como um instrumento que nomeia) e não funcional (atual, genuína e respeitada quanto à pratica) no aconselhamento. Estes conselheiros reconhecem que a Bíblia é a Palavra de Deus e, por isso, digna de respeito, mas, quando se refere a entender e resolver muitos dos problemas autênticos da vida, eles crêem que a Bíblia possui valor limitado. Onde quer e por quem quer que seja realizado esse tipo de aconselhamento, somos convencidos de que, embora o conselheiro seja um crente, seu aconselhamento é sub-cristão, porque não está fundamentado, de modo consciente e abrangente, na Bíblia.

em: Características Distintivas do Aconselhamento Cristão

Espero trazer para vocês o máximo que conseguir do evento. Aliás, se você tem alguma pergunta sobre aconselhamento bíblico, sinta-se a vontade para deixar um comentário, que tentaremos conversar com os preletores (se é muito intimo, você pode entrar em contato por e-mail conosco).

Clique para acessar

Vale lembrar que temos uma seção de aconselhamento bíblico aqui no VE para abençoá-lo, mas queremos destacar que nossa função é suplementar. A responsabilidade primária é de seu pastor e encorajamos (quando possível) que você trate do assunto primeiro com ele.

Por fim, os temas abordados na Conferência serão:

  1. O que faz o aconselhamento ser bíblico?
  2. Alvos e qualificações do conselheiro
  3. Elementos chaves do aconselhamento
  4. Como identificar e lidar com a depressão
  5. A dor da pornografia
  6. A vontade de Deus
  7. A visão bíblica da doença
  8. Aconselhando pessoas que usam medicamentos psiquiátricos
  9. Por que começar um ministério de aconselhamento?
  10. Como levar uma igreja a adotar um coração ao ministério de aconselhamento?
  11. Entendendo o coração.
  12. Entendendo e vencendo pecados sexuais.
  13. Aconselhando casos de abuso, entre outros.

Para Glória de Cristo e o Bem da Igreja,

Vinícius Musselman Pimentel