John Piper – Cristo morreu para nos dar amizades que exaltam a Cristo

No vídeo abaixo (4 min.), John Piper fala sobre a importância da amizade cristã, mostrando que a mentalidade “eu não preciso de amigos, eu tenho Jesus” não é bíblica.

Medite nisto:

“Jesus nunca pretendeu que o desfrutar de Sua presença substitui-se o desfrutar de amigos – amigos cristãos. Cristo não morreu para criar adoradores isolados – aqui tem um adorando e ali, outro. Ele morreu para criar amizades que exaltam a Cristo, isto é, Ele morreu para criar a Igreja.”

Você também sente que, tendo em vista nossa sociedade individualista, precisamos resgatar urgentemente o caráter coletivo do cristianismo?

Transcrição

Jesus nunca pretendeu que o desfrutar de Sua presença substitui-se o desfrutar da presença de amigos cristãos. Entendeu? Jesus nunca pretendeu que o nosso desfrutar de Sua presença substitui-se o desfrutar da presença de amigos cristãos.

Vou colocar de outra forma. Quando Cristo morreu para que pudéssemos desfrutá-lo supremamente, Ele não anulou o desfrutar da amizade cristã – amigos. Ele o criou quando morreu. Cristo sempre pretendeu que o seu relacionamento com Ele fosse o pulsar da sua amizade com outros. A presença de Cristo seria a alegria central da amizade cristã. E a alegria da amizade cristã magnificaria a dignidade de Cristo, porque Ele é o Tesouro que os amigos têm em comum. Essa é a maneira que Ele pretende que seja.

Agora, onde que eu vejo isso neste texto? Olhe o versículo 17 [de 2 Tm 4]. Apesar de todos terem abandonado a Paulo, ele diz: “Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças”. Então, “eu tenho um amigo! Saibam, todos que me abandonaram, eu tenho um amigo!” Isto definitivamente não é o que ele fala.

“Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças” – se isso fosse tudo o que tivéssemos você poderia dizer: “Você vê? Jesus veio. Jesus sempre vem! E se Jesus vem, deixe aqueles amigos falhos e finitos irem embora. Quem se importa? Eu tenho Jesus!”

O que Paulo diz? Verso 9: “Procura vir ter comigo depressa”. Timóteo. Verso 21: “Apressa-te a vir [caso você não tenha prestado atenção da primeira vez], apressa-te a vir antes do inverno”. “Eu quero a presença de Timóteo!” Jesus, ao estar ao lado de Paulo, não substituiu o anseio de Paulo por Timóteo. Ele dá forma, preenche, molda, enriquece e aprofunda a amizade, mas não a substitui.

Paulo falou tantas vezes desta forma. Aos romanos: “Porque muito desejo ver-vos” [Rm 1:11], “desejando há muito visitar-vos” [Rm 15:23]. Aos filipenses: “meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa” [Fp 4:1]. Aos tessalonicenses: “assim, querendo-vos muito, estávamos prontos a oferecer-vos não somente o evangelho de Deus, mas, igualmente, a própria vida; por isso que vos tornastes muito amados de nós” [1 Ts 2:8].

Então, mesmo que meros seres humanos sejam amigos inconstantes, caídos, finitos e falíveis e que Jesus nunca falhe (nunca, nunca!), Paulo prezava e ansiava por aquelas amizades imperfeitas.

Jesus nunca pretendeu que o desfrutar de Sua presença substitui-se o desfrutar de amigos – amigos cristãos. Cristo não morreu para criar adoradores isolados – aqui tem um adorando e ali, outro. Ele morreu para criar amizades que exaltam a Cristo, isto é, Ele morreu para criar a Igreja.

Por John Piper © 2012 Desiring God Foundation. Usado com permissão. Website em português: www.satisfacaoemdeus.org. Original: Christ Died to Give Us Christ-Exalting Friendships. Trecho da pregação: He Stood by Me and Strengthened Me for the Sake of the Gospel

Tradução: Vinícius Musselman Pimentel – Editora Fiel © Todos os direitos reservados