Preparando-se para o casamento (Prefácio)

Artigo adaptado do livro Preparando-se Para o Casamento, de John Piper, disponibilizado gratuitamente pela Editora Fiel.

Nesta série, teremos cinco postagens voltadas àqueles que desejam casar. Depois, um ebook será disponibilizado com todas as postagens reunidas. Esperamos que este seja um material abençoador para todos que anseiam pelo casamento.

Prefácio do Editor

Preparar-se bem para o casamento significa fazer um ao outro todas as perguntas difíceis.

Conhecer aquele alguém especial inclui aprender sobre família, amigos, educação, esportes, passatempos favoritos, livros, filmes, melhores e piores momentos de vida, os lugares mais claros em nossas origens e também os mais escuros.

Mas e quanto à teologia? Já pensou em perguntar sobre isso?

No Desiring God, uma de nossas páginas mais acessadas na internet é um conjunto de perguntas que John Piper reúne para casais que estão se preparando para o casamento (capítulo 1 neste e-book). Há algumas das coisas típicas — como amigos, entretenimento, estilo de vida, e filhos — mas muitos descobriram que a maneira de John colocar as perguntas ajuda a ajustar algumas coisas bastante profundas.

E então, há as perguntas sobre teologia, adoração e devoção, e os papeis de marido e mulher — perguntas que muitos casais (até demais) não pensam em fazer. Quando se está preparando para o casamento, ou mesmo apenas começando a considerá-lo, é de imensa ajuda ter uma perspectiva não apenas de um marido preparado por mais de 40 anos, mas também um pastor e teólogo preparado.

Este é um e-book curto. Nossa visão para ele é humilde. Nossa esperança é que alguns casais, quer estejam namorando e considerando o casamento, ou noivos e se preparando para o casamento, encontrem algum benefício aqui, passem a conhecer um ao outro melhor em algumas das questões da vida que são mais significativas, e sejam mais capazes de discernir a direção de Deus para suas vidas.

Nós adicionamos três recursos adicionais com as perguntas para o casamento na esperança de enriquecer sua preparação. O capítulo 2 é talvez a mais importante mensagem de John Piper sobre casamento. Lá ele abrange mais do que muitos de nós sequer ousamos abranger ao pensar sobre o que o casamento é, e o que Deus o projetou para ser. Este é um capítulo extremamente importante.

Relações sexuais no casamento é o tópico do capítulo 3. (Nós sabemos que alguns de vocês vão voar direto para este, agora que sabem onde ele está. Tudo bem. Apenas voltem para os capítulos 1 e 2, quando puderem.) Aqui há muito potencial para o prazer, e muito potencial para a dor. Não tenha receio de dar ao tópico do sexo uma boa consideração e uma honesta discussão durante o noivado.

Finalmente, o capítulo 4 é sobre a missão juntos. O casamento é para missão também. Em particular, o foco aqui é na hospitalidade. É um sermão da série que se tornou o livro Casamento Temporário: Uma Parábola de Permanência, que é para onde nós o enviaríamos para aprender mais sobre o casamento depois deste e-book. Para os cristãos, conversar a respeito de ministério juntos, incluindo hospitalidade (literalmente, no Novo Testamento, “amor por estrangeiros”) é uma preparação essencial.

O casamento é amplo. O que você está considerando ou se preparando para não é brincadeira. Não pense que você pode apenas adicionar o casamento como outra camada a uma vida já ocupada. O casamento exige um recomeço completo. Reavalie seus compromissos, verifique suas prioridades, repense o seu normal. Esperamos que este e-book e outros recursos com este ajudem. É de muito valor o investimento de perguntas sérias e pensamento diligente. Para sua alegria, para o bem de outros, e para a glória do Noivo da igreja.

                                                                                                              — David Mathis

                                                                                                                  Editor Executivo

                                                                                                                 desiringGod.org