um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Mike McKinley – Alguém pode crer no evangelho sem estar arrependido?

Alguém pode crer no Evangelho sem estar arrependido? No vídeo abaixo, Mike McKinley aponta que não há como separar fé de arrependimento.

Aplicações Práticas

A bíblia parece falar de fé em duas formas, uma fé salvífica (que leva à salvação – cf. At 16:31) e uma fé que até os demônios tem (cf. Tg 2:19). Esta, é só crer que Deus existe, já a outra envolve confiar que Deus “existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hb 11:6). A fé de demônios não está acompanhada de arrependimento, já a que salva, por confiar exclusivamente em Cristo, abandona toda outra confiança, ou seja, se arrepende de confiar no pecado.

As aplicações disso são muitas e profundas. Vamos pensar só em duas:

Confissão de pecados

Quando confessamos um pecado estamos virando nossas costas para ele e nos voltando para Cristo em fé. São dois lados de uma mesma moeda. Sendo assim, quando você afirma ter confessado seu pecado, mas não se arrependeu de seu pecado e creu em Cristo, você está se enganando.

Sim, algumas vezes nosso coração estará duro feito uma pedra e qualquer “Senhor, quero confessar meu pecado” parece altamente hipócrita. Nesses casos, não tente apaziguar sua consciência religiosa com uma oração que nem passa do teto (cf. Sl 66:18). Abra sua bíblia em salmos de confissão, como o Salmo 32, 51, etc., ore para o Espírito Santo quebrantar seu coração, e permaneça aí até que o arrependimento venha. Outra boa coisa a se fazer é pedir ajuda para um irmão mais maduro. Lembre-se do aviso de Hebreus 3:13: “encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado”.

Evangelismo

Entendendo que fé e arrependimento andam juntos, fazer alguém repetir uma oração para receber a Cristo sem a pessoa estar arrependida é a mesma coisa que fazê-la exercer fé dos demônios. Ela não será salva, assim como os demônios não o são. Então, não seja precipitado em achar  (ou pior, afirmar) que alguém foi salvo simplesmente porque repetiu uma oração. Se a pessoa não despreza seu pecado e se volta para Cristo (mesmo que imperfeitamente), então ela não foi salva. Portanto, um evangelismo que não fala da necessidade de arrependimento transforma o evangelho em uma crença barata, uma decisão vazia e pode enganar a pessoa de seu estado eterno.

Transcrição

O evangelho é uma mensagem de que podemos nos desviar da morte, deixar a rebelião contra Deus e receber perdão e nova vida com Deus. De fato, imagine só como seria se voltar para Deus sem, ao mesmo tempo, virar as costas para o pecado. Nenhum de nós, que seguimos a Cristo, afirmamos que nos arrependemos perfeitamente, mas não há como aceitar o dom gratuito da salvação em Cristo que também não implique em virar as costas para todas as coisas em que buscamos salvação. As duas coisas não podem existir ao mesmo tempo. Você não pode amar o pecado, amar sua rebelião contra Deus e, ao mesmo tempo, ter a Deus como o seu Pai amoroso. A Bíblia diz que se você realmente entende sobre o que é o evangelho, o que significa confiar em Cristo, que isso envolverá se arrepender dos seus pecados e se voltar para Ele. Então, o evangelho exige que viremos as costas para o pecado e nos voltemos para Cristo em fé.

Por Mike McKinley. © 9Marks. Website: 9marks.org/blog/by-author/michael-mckinley

Vídeo original: Can somebody believe the Gospel and not be repentent?. Copyright © 2001 – 2012 Crossway. All rights reserved.

Tradução: Vinícius Musselman Pimentel – Editora Fiel © Todos os direitos reservados

6 Comentários
  1. Ieda Diz

    NÃO CONCORDO COM MIKE, POSTO QUE SALVAÇÃO É SÓ CRER EM JESUS, “Quem crer em Mim tem a vida eterna”. Arrependimento é para o resto da nossa jornada espíritual.

    1. Ray Diz

      Medite sobre o que é o arrrependimento …

  2. Sarise Kamanda Diz

    Amém! Eu sou visitante assídua desse site. Agradeço a Deus e peço a Ele que continue a abençoar vocês :) Continuem nesse trabalho maravilhoso.

  3. Lindomar William Diz

    Recebemos este método, repita essa oração, levante a mão, que quer aceitar Jesus vêm até a frente…. São métodos que não trazem em si frutos de arrependimento, pois Salvação implica em si uma transformação de mente, coração, vida; ex: Zaqueu, e outros que vemos os seus exemplos nas escrituras.

  4. EMERSON PARREIRA Diz

    O MUNDO PRECISA CONHECER ESTE VERDADEIRO EVANGELHO ,O ABANDONAR O PECADO,O NEGAR-SE A SI MESMO,´´PRA ONDE IREMOS SENHOR,SE SÓ TU TENS A PALAVRA DE VIDA ETERNA ?

  5. Rosa Cajueiro Diz

    maravilha esse video!!!!!!!!!

Comentários estão fechados.