Leia a Bíblia Inteira em 2013

Olá leitores do VE. Como foi sua vida espiritual em 2012? Mais especificamente, como foi sua leitura bíblia em 2012?

Fizemos uma pesquisa algum tempo atrás com vocês e as respostas foram as seguintes:

Você já leu a Bíblia inteira?

  • Sim (48%)
  • Não (51%)

Você lê a Bíblia diariamente?

  • Sim (73%)
  • Não (26%)

Aparentemente, metade de vocês jamais leu a Bíblia inteira (e isso é ruim), apesar de 3 a cada 4 leitores afirmarem ler a Bíblia diariamente. De qualquer forma, queremos ajudá-lo a ler a Bíblia inteira em 2013.

Leia corretamente

Tratamos anteriormente sobre as formas erradas de se ler a Bíblia. Uma delas, talvez a mais comum, é a A Abordagem Mina de Ouro: ler a Bíblia como uma mina vasta, cavernosa e sombria, onde ocasionalmente tropeça-se em uma pedra de inspiração. Resultado: leitura confusa. Ler a Bíblia assim provavelmente o levará ao desânimo quando chegar em Levíticos ou Números, por exemplo. Mas lembre-se: a Bíblia não é chata; avatar é chato!

Outra abordagem comum é A Abordagem Heróica: ler a Bíblia como um hall da fama moral que dá um exemplo após outro de gigantes espirituais que devem ser imitados. Resultado: leitura desesperadora. Se você lê a passagem que Davi mata Golias e tudo o que você medita sobre isso é como você irá vencer os gigantes de sua vida, você precisa parar de ler a Bíblia (especialmente o Antigo Testamento) de forma biográfica moralista.

Além dos artigos linkados acima, aconselhamos a leitura do artigo de Paul Washer: Como Interpretar a Bíblia

Qual tradução usar?

Se você está preocupado com qual tradução usar, confira a resposta de Augustus Nicodemus. Minhas sugestão pessoal é: comece com a ARA (Almeida Revista e Atualizada) e a cada ano leia em uma tradução diferente (lembrando que tem Bíblias que são paráfrases e não traduções).

Preparação para a leitura

Duas rápidas dicas: (1) planeje seu horário de devocional e, através da repetição, transforme isso em um bom hábito. Lembre-se: o diabo vence nossa devocional antes mesmo de acontecerem por não planejarmos; (2) Ore o IDDS antes de ler (não se esqueça que compreender corretamente as Escrituras é uma obra sobrenatural do Espírito Santo, então você precisa tanto se esforçar para entender corretamente o texto como orar):

  • Inclina-me o coração aos teus testemunhos (Salmos 119:36)
  • Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei. (Salmos 119:18)
  • Dispõe-me o coração para só temer o teu nome. (Salmos 86:11)
  • Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias. (Salmos 90:14)

O puritano Thomas Watson fornece mais dicas valiosas aqui.

Cronogramas de Leitura

Chegamos nos finalmentes. Aumentamos mais um Plano de Leitura Bíblica a nossa coleção.

Plano de Leitura Bíblica Convencional. Leitura sequencial de um trecho do Antigo Testamento e um do Novo, mais salmos ou provérbios. Este plano lê o Novo Testamento, os Salmos e os Provérbios duas vezes.

Plano de Leitura Bíblica Espaçado. Este plano foi elaborado por Discipleship Journal da Navpress.  A leitura é de livros inteiros da bíblia, intercalando entre o VT e NT, mais um livro poético ou Isaías. O grande destaque do plano é que ele tem somente 25 dias no mês, de forma que sempre sobra tempo para colocar a leitura em dia quando há algum atraso (o que ocorre frequentemente com a maioria das pessoas). Perder o compasso é muito frustrante e o plano leva isso em consideração.

Plano de Leitura Bíblica Diversificado. Disponível na ESV Studt Bible, este plano possui uma leitura diária de quatro agrupados literários diferentes da Bíblia: (1) Salmos e Literatura de Sabedoria, (2) Pentateuco e História de Israel, (3) Crônicas e Profetas e (4)  Evangelhos e Epístolas.

Qual usar? O que mais lhe agradar, mas se você não é muito disciplinado em sua leitura bíblica, eu recomendaria o Plano Espaçado.