O melhor de 2012 [retrospectiva]

Os últimos dias chegaram. Não, calma… não estamos falando do fim dos tempos. 21 de dezembro passou e nenhum meteoro destruiu a terra, nenhum maremoto assolou as costas e nenhum monstro gigante engoliu os planetas do sistema solar. Chegaram simplesmente os últimos dias do ano, e como é de costume, além do especial do Roberto Carlos (♫ Esse cara sou eeeeeuu ♫), faremos uma seleção com os melhores posts do ano. Hoje, seguem os 7 posts mais acessados do ano. Ao longo da semana (até domingo), faremos postagens com o melhor de cada bimestre. Segure-se na cadeira, aperte os cintos e mantenha seus membros dentro do veículo. Vamos viajar pelos principais post do ano.

1. Ministérios Fracassados (documentário)

Sim, é uma postagem de novembro! Mesmo assim, foi o post de 2012 mais visto do ano. Dos vídeos longos postados na blogsfera cristã brasileira este ano, provavelmente foi o mais visualizado de todos! Produzido por um colaborador do VE, Ministérios Fracassados aborda a questão do sucesso segundo o mundo contra o sucesso segundo Deus – uma mensagem tão importante nos tempos megalomaníacos de hoje. Se ainda não viu, faça um favor a si mesmo e veja!

*O post mais visualizado em 2012, na verdade, foi o “180, o filme”. Porém, ele é um post de 2011. Cremos que aparecerá todos os anos como um dos mais vistos (e glória a Deus por isto!). Como o post é sobre o melhor de 2012, fica pelo menos a menção honrosa a este ótimo documentário.

2. O Único Deus Verdadeiro (eBook)

Com grande alegria disponibilizamos a todos gratuitamente o eBook do livro “O Único Deus Verdadeiro”, de Paul Washer – o que alguns disseram ser a publicação digital mais esperada do ano. É um material fantástico para ser usado em grupos pequenos, escolas dominicais e afins. Com uma linguagem fácil e acessível e um conteúdo interativo e participativo, com perguntas e afazeres, “O Único Deus Verdadeiro” é uma ótima introdução aos atributos de Deus. Um bom número de igrejas já tem adotado este material por todo o país.

Download do “O Único Deus Verdadeiro” (eBook)

3. História da Igreja (curso)

Curso ministrado por Juliano Heyse na Igreja Batista Reformada Vida Nova em Florianópolis-SC aos domingos nos meses de setembro a novembro de 2008, o curso só terminou de ser postado aqui no blog este ano. Indo do cristianismo primitivo aos grandes nomes de hoje em dia, dois mil anos de fé são tratados em algumas horas (são várias, mas como são aulas curtas, dá pra ir acompanhando no seu ritmo). Clique na imagem para ir à lista de posts com as aulas.

4. A História de Ian e Larissa (vídeo)

O processo de tradução deste vídeo foi engraçado. O tradutor demorou por que não conseguia parar de chorar. O sincronizador de legendas não conseguia continuar o trabalho por que não parava de chorar. O revisor não conseguia revisar e teve que passar a revisão para outro, por que não conseguia mais revisar o material, de tando chorar (e o segundo revisor demorou com a revisão, e você imagina o motivo). Neste emocionante vídeo, que não precisa de apresentações, Ian e Larissa encarnam a demonstração de que o casamento é primariamente uma questão de demonstrar o amor fiel entre Cristo e Sua Igreja.

5. As Maiores Palavras das Escrituras (pregação)

Mensagem que deu origem ao livreto O Verdadeiro Evangelho, editado pela equipe do VE, é considerada por muitos o melhor sermão já registrado de Paul Washer (e segundo alguns leitores nossos, o melhor sermão que muitos já viram na vida e uma mensagem que entrará para a história). Washer fala sobre a morte e ressurreição de Cristo, justificação pela fé somente, conversão e outros assuntos, expondo textos como Romanos 3 e Salmo 24. Confira!

6. A Carta de uma Mãe com Câncer (texto)

Esta é uma carta escrita por Laura Gaultney Black para seus 3 filhos de 4, 7 e 9 anos. Aos 32 anos de idade, Laura descobriu que tinha câncer de mama quando estava grávida de sua terceira filha. Ainda grávida, ela sofreu uma mastectomia e teve sua filha via cesariana ainda com 33 semanas de gravidez, a fim de começar imediatamente a quimioterapia. O câncer de Laura foi curado. Porém, 8 meses mais tarde, ele retornou e se espalhou para outros órgãos, como o pulmão. Como uma serva boa e fiel, Laura combateu o bom combate. Com dignidade, ela completou a carreira e guardou a fé. Deus não concedeu o milagre que ela tanto pediu, mas como uma filha obediente ela foi fiel até a morte. Dois dias antes de morrer, Laura escreveu em seu blog, “chegou a hora de terminar essa corrida do câncer”, e morreu dizendo “eu terminei, mas eu não desisti”. Veja a carta que ela escreveu aos seus três filhos, também um dos melhores posts do ano.

7. Mensagem de Paul Washer para os Cristãos Brasileiros

Por fim, mas não menos importante, gravamos na 28ª Conferência Fiel uma mensagem exclusiva com Paul Washer, onde ele fala aos cristãos brasileiros sobre disciplinas espirituais como leitura e memorização bíblica e oração. Washer nos incentiva a lutar contra a apatia e preguiça espirituais para crescermos em santidade e conformidade com Jesus Cristo.