O que significa nascer da água e do Espírito? – D.A. Carson [O Deus Presente 8/14]

O que significa nascer de novo? Ou a expressão nascer da água e do Espírito? Neste vídeo, D. A. Carson, palestrantes da Conferência Fiel de 2013, responde essa pergunta apontando para o Antigo Testamento.

Transcrição

João 3.5: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.

O que ele quer dizer com isso? Eu tenho que lhes dizer. Ao longo das gerações as pessoas entenderam essa expressão “nascer da água e do Espírito” de muitas maneiras. Algumas pessoas pensam que significa nascimento natural e algum tipo de nascimento espiritual. Nascer da água talvez signifique o estourar da bolsa quando você nasce, antes de você começar a forçar a saída do ventre. É natural. E o nascimento do Espírito, algo que vem de Deus, sobrenatural. Então há dois nascimentos: nascer da água e do Espírito.

Eu não acho que este seja o significado. Em parte porque não consegui encontrar em qualquer lugar do mundo antigo que as pessoas falassem do nascimento natural como ser nascido da água, é simplesmente uma expressão que ninguém usava. Além disso, se você comparar o versículo 3 muito cuidadosamente com o versículo 5, você descobrirá algo sobre isso.

Versículo 3: “Em verdade, em verdade te digo…”

Versículo 5: ” Em verdade, em verdade te digo…”

Estas duas sentenças são paralelas, certo?

Versículo 3: “…não pode ver o reino de Deus”.

Versículo 5: “…não pode entrar no reino de Deus”.

É uma mudança sutil de “ver” para “entrar”, mas ainda está no mesmo movimento.

Versículo 3: “…se alguém não nascer de novo…”

Versículo 5: “quem não nascer da água e do Espírito”.

Em outras palavras, “nascer de novo” é paralelo a “nascer da água e do Espírito”. Nascer da água e do Espírito não está apontando para dois nascimentos. Nascimento 1: Nascer da água; nascimento 2: a parte de nascer de novo. Toda a expressão “nascer da água e do Espírito” é paralela a “nascer de novo”. Então o que João quer dizer com isso? O que Jesus quer dizer com isso?

Há uma pequena pista que podemos pegar antes de concluirmos o que isso significa. Nos versículos 9 e 10, quando Jesus está dando sua resposta, Nicodemos ainda não entende direito, ele diz: “Como pode suceder isto?” Jesus responde: “Tu és mestre em Israel, tu és o mestre de Israel (provavelmente um título), o grão-mufti, o regius professor de divindade e não compreendes estas coisas?” Agora, quais coisas Nicodemos deveria; por ser o grão-mufti, o professor sênior de teologia no país; quais coisas ele deveria ter compreendido?

Ora, é claro que o que ele deveria ter entendido é qualquer coisa que venha daquilo que nós chamamos de Antigo Testamento, os primeiros dois terços da Bíblia que observamos semana passada. Então a questão se torna: Onde essa Bíblia fala sobre novo nascimento? A resposta curta é: ela não fala. Mas é interessante que em alguns lugares ela fala de água e Espírito. Em outras palavras, quando Jesus diz: “O nascimento de que estou falando, é aquele da água e do Espírito”, ele espera que Nicodemos entenda esse tipo de linguajar, afinal, ele é o tipo de pessoa que memoriza todo o Antigo Testamento. Ele conhece aquele texto muito bem. Então ele entende. Ele deveria entender o que Jesus quer dizer com “água e Espírito”.

Há diversas passagens, mas talvez uma das mais impressionantes é encontrada em um profeta do Antigo Testamento chamado Ezequiel, que escreveu por volta do século 6 a.C. No capítulo 36 de Ezequiel, Deus promete um tempo em que fará uma nova aliança com seu povo.

Você se lembra da semana passada que observamos como Deus escreve seus contratos, suas alianças? Ele tem uma, por exemplo, com Abraão. E então as leis dadas a Moisés são uma espécie de aliança também, um contrato. E então quando ele começa a usar a Davi como fundamento de toda uma dinastia, é uma aliança divina, um contrato que Deus elaborou.

Mas agora Ezequiel está prometendo uma nova aliança. E ele diz que nessa nova aliança, “aspergirei água pura sobre vós”, indicando limpar alguém moralmente, “…e porei dentro de vós espírito”, indicando vida e poder do próprio Deus. Então o que quer mais que esse nascimento seja, é a promessa de um profeta de 6 séculos antes, ligada à doação de uma nova aliança, um novo contrato de Deus, que seria caracterizada por uma transformação moral, a água aspergindo o coração, e pelo poder e vida de Deus para transformar e renovar. É isso que Jesus quer dizer com “novo nascimento”.

Por: Don Carson. Copyright The Gospel Coalition, Inc. Original: The God Who is There: Part 8. The God Who Grants New Birth

Tradução: Alan Cristie. Revisão: Vinícius Musselman Pimentel. Editora Fiel © Todos os direitos reservados. Original: O que significa nascer da água e do Espírito? – D.A. Carson [O Deus Presente 8/14]

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.